Siga-nos nas redes sociais

Clube de leitura racial debate o amor na visão de bell hooks

O livro Tudo sobre o amor: novas perspectivas, da escritora estadunidense bell hooks dá continuidade à série de encontros literários promovidos pelo Grupo de Mulheres do Brasil, aqui na Unibes Cultural. O encontro acontece no dia 20 de maio (sábado), às 14h, com a participação da líder do Comitê de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher, Elizabete Scheibmayr, a facilitadora, Luciana Lima, a professora, Lucilene Costa, e a convidada especial, Day Cândido.

O que é o amor, afinal? Será esta uma pergunta tão subjetiva, tão opaca? Para bell hooks, quando pulverizamos seu significado, ficamos cada vez mais distantes de entendê-lo. Neste livro, primeiro volume de sua Trilogia do Amor, a autora procura elucidar o que é, de fato, o amor, seja nas relações familiares, românticas e de amizade ou na vivência religiosa. Na contramão do pensamento corrente, que tantas vezes entende o amor como sinal de fraqueza e irracionalidade, bell hooks defende que o amor é mais do que um sentimento – é uma ação capaz de transformar o niilismo, a ganância e a obsessão pelo poder que dominam nossa cultura. É por meio da construção de uma ética amorosa que seremos capazes de edificar uma sociedade verdadeiramente igualitária, fundamentada na justiça e no compromisso com o bem-estar coletivo.

bell hooks foi o nome escolhido por Gloria Jean Watkins (1951-2021), escritora e teórica do feminismo, professora e ativista antirracismo, para assinar sua produção literária, da qual faz parte esse 1º volume de sua “trilogia do amor”.

Tudo sobre o amor: novas perspectivas

Publicado no Brasil em 2021, pela editora Elefante, o livro traz capítulos sobre o amor na infância, na maturidade, o amor romântico e espiritual, o amor próprio e o amor ético, a perda do amor e o amor como cura. Segundo Silvane Silva, doutora em história social, que assina o prefácio do livro, “a autora nos apresenta suas teses sobre o amor e, mais do que isso, nos oferece lições práticas de como agir”.

Participantes:

Day Cândido

Especialista em projetos educacionais com foco no desenvolvimento das juventudes brasileiras para o mundo do trabalho. Atualmente atua na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como consultora especialista. Adora conectar pessoas, escutar, ler e dialogar sobre assuntos diversos.

Elizabete Scheibmayr

Matemática, advogada, cofundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação, membro do Grupo Mulheres do Brasil, lider do Comitê de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher, palestrante sobre os temas diversidade, liderança feminina e violência contra a mulher. Mentora do Programa Pulsar da Fundação Éveris e do Programa Nós por Elas do IVG.

Luciana Lima

Apoio Administrativo e Estudante de Gestão Pública. Participa do FCN – Fórum de Consciência Negra na IBAB. Entusiasta, criativa, espontânea, valoriza inspiração, gosta de começar novos projetos, vê potencial nos outros, os encoraja, hábil em fazer conexões e acolher pessoas.

Lucilene Costa

Professora da rede pública municipal de Santos, Mestre em educação no Curso de Africanidades – UFABC, membro do Conselho da Comunidade Negra de Santos e consultora de beleza. Master Coach e CEO do Empreendapretas.

O Clube de Leitura Racial

Tem a proposta de jogar luz sobre a literatura produzida por autores e autoras pretos e pretas, e também sobre histórias com foco central no tema racial. O programa é uma parceria com o Grupo Mulheres do Brasil e conta sempre com a presença de Elizabete Scheibmayr, além das convidadas Luciana Lima e Lucilene Costa.

O evento é presencial, com transmissão pelo Youtube @UnibesCultural.

Confira nossa programação!

Acesse nosso site e descubra shows, palestras, exposições, encontros e demais eventos nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
14 de junho às 12:00
EXPOSIÇÃO “ANJOS DO HOLOCAUSTO”
14 de junho às 18:30
Pré-Estreia Documentário Vitória Trans
14 de junho às 19:00
CANDLELIGHT: COLDPLAY X IMAGINE DRAGONS
15 de junho às 10:00
OFICINA DE VOGUE
15 de junho às 18:00
CANDLELIGHT: TRIBUTO A BRUNO MARS
16 de junho às 10:00
ENCONTRO PARA TECER JUNTO EM PÚBLICO COM COLETIVO MEIOFIO
20 de junho às 14:00
OFICINA DE CROCHÊ COM COLETIVO MEIOFIO
22 de junho às 11:00
Oficina Livros Esquisitos - ENCADERNAÇÃO CRIATIVA E HISTÓRIAS
22 de junho às 16:00
BRINCANDO E APRENDENDO - GINCANA AFRICANA
22 de junho às 19:30
O QUE VOCÊ VÊ - UM SHOW NO ESCURO
23 de junho às 11:00
A HISTÓRIA ABERTA COM KIARA TERRA E CONVIDADOS
26 de junho às 09:00
VELHICES DE PESSOAS IMIGRANTES: COMO AS COMUNIDADES ESTÃO ORGANIZADAS?
29 de junho às 12:00
FEIRA MENTE EMPREENDA - CELEBRANDO A DIVERSIDADE, UNINDO CULTURAS
29 de junho às 13:00
OFICINA DE PRÁTICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design