Siga-nos nas redes sociais

CLUBE DE LEITURA RACIAL

 

No dia 13 de abril de 2024, acontece o segundo encontro do Clube de Leitura Racial sobre o livro Os condenados da terra (1961), de Frantz Fanon. A obra é resultado da experiência do autor como integrante da Frente de Libertação da Argélia, da qual participou como combatente e porta-voz contra a colonização francesa, e na chefia de um hospital psiquiátrico no país, onde tratou torturadores e torturados com transtornos mentais provocados pela violência colonial.

O livro ganhou novas edições no Brasil e tem influenciado autores e estudiosos sobre colonialismo e racismo.

A literatura oferece a todos que se abrem para o livro e a leitura a oportunidade de criar conexões com personagens e acontecimentos que remetem às suas próprias vivências e experiências, ampliando a bagagem cultural, política e o autoconhecimento.

 

Frantz Fanon (1925-1961) nasceu na Martinica, ilha caribenha sob ocupação francesa desde 1634, que somente em 2015, deixou de ser um departamento ultramarino da França para se converter em uma coletividade territorial única. Médico psiquiatra, intelectual e ativista do antirracismo, Fanon é precursor dos estudos pós-coloniais, decoloniais e anticoloniais, e inspirou autores como Paulo Freire, Lélia Gonzalez, Neuza Santos Souza e Beatriz Nascimento.

Todos os encontros presenciais e abertos a todos os interessados em literatura e conversas literárias.

 

Convidado especial:

Guilherme Gobato – Economista formado pela FEA/USP, especializou-se em Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I). É sócio-diretor e fundador da “Diálogos Entre Nós – Diversidade e Inclusão”, consultoria focada na interseccionalidade estratégica das pautas Étnico-raciais, LGBTQIA+, Pessoas com Deficiência, Gênero e Geracional. É coautor do livro Diversidade e Inclusão em todas as suas dimensões – Volume I (Literare Books, 2022). Atua como mentor de carreiras de mulheres negras no Programa Aceleradora de Carreiras do Grupo Mulheres do Brasil – Comitê de Igualdade Racial, desde 2021.

 

Participantes:

Elizabete Scheibmayr – Matemática, advogada e cofundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação. É membro do Grupo Mulheres do Brasil, líder dos Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher, e palestrante sobre os temas diversidade, liderança feminina e violência contra a mulher. Mentora do Programa Púlsar, da Fundação everis, e do Programa Nós por Elas do IVG.

Carla Caroline – Jornalista, graduada em Comunicação Social (Jornalismo), desde 2009, pela Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), com pós-graduação em marketing digital pela Digital House. Canceriana, mamãe da Nina e cheia de amores, sonhos, defeitos e desilusões. É apaixonada por livros e luxo, mas o simples sempre a atrai!

Day Cândido – Especialista em história, sociedade e cultura pela PUC/SP, atuando na criação de soluções educacionais e gestão de projetos. Ariana raiz, adora podcasts, uma boa fofoca e um bom sambinha. Descobriu no descanso um grande potencial!

Eliana Dias – Contadora de formação, líder de compras, estudante de filosofia, uma mineirinha determinada, curiosa, que gosta muito de ler, viajar, ouvir música, dançar e ama aprender coisas novas. Atualmente é voluntária do projeto de mentoria do Instituto FESA CROMA. Considera-se um ser humano em construção, que acredita no poder da educação como ferramenta de transformação.

Luciana Lima – Estudante de Gestão Pública. Assessora pessoal e secretária. Membro do FCN-Fórum de Consciência Negra da IBAB e do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.

Lucilene Costa – Mestre em Educação, com especialização em Africanidades na UFABC. Professora da rede pública municipal de Santos –  Infantil e Fundamental, e CEO do Empreendapretas. É líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Santos.

Sandra Rocha – aventureira, apaixonada por leitura e aprendizado, tem formação em Tecnologia em Edificações, Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, Pós-graduada em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pelo Instituto Mauá e cursando Gestão de Projetos e Processos na Fatec-SP.

 

Classificação indicativa: 14

Gratuito

*Não disponibilizamos os livros para esta atividade.

 

O Grupo Mulheres do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, fundada pela empresária Luiza Trajano em 2013 para estimular a participação feminina na construção de um país melhor para todos os cidadãos. O grupo, que começou com a união de 40 mulheres, hoje conta com mais de 122 mil integrantes distribuídas por todo o Brasil.

 

Aprender a conhecer, aprender a conviver

O pilar Cultura e Diversidade reúne uma programação dedicada a difundir, refletir e promover os direitos humanos e culturais por meio de atividades focadas nos desafios e conquistas das pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+, das questões de gênero, de etnicidade e de longevidade, ampliando ainda o debate para os direitos dos animais.

Programação

13/04/2024
das 15:00
às 16:00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - EXPOSIÇÕES
24 de maio às 19:45
SHOW “PRIMEIRO CÉU” POR YAMAN TRIO
26 de maio às 11:00
LANÇAMENTO DO LIVRO “INGRID, A FLHA DO COMANDANTE”
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design