Siga-nos nas redes sociais

CLUBE DE LEITURA RACIAL

 

No dia 8 de junho de 2024, acontece o quarto encontro do Clube de Leitura Racial, com um bate-papo sobre o livro Ubuntu todos os dias: eu sou porque nós somos (Ed. BestSeller), da escritora Mungi Ngomane. A obra foi publicada no Brasil em 2022 e representa um guia essencial para entender o conceito ancestral de ubuntu, palavra da língua xhosa, que é um dos idiomas oficiais da África do Sul e traz em seu significado todas as aspirações da humanidade sobre como desfrutar a vida em comunidade de maneira satisfatória. Em 14 lições, Mungi Ngomane compartilha ferramentas e conhecimentos essenciais para viver melhor, dar sentido ao mundo e compreender o seu próprio lugar nele.

A literatura oferece a todos que se abrem para o livro e a leitura a oportunidade de criar conexões com personagens e acontecimentos que remetem às suas próprias vivências e experiências, ampliando a bagagem cultural, política e o autoconhecimento. E o Clube de Leitura Racial é um convite para compartilhar essa experiência com outros(as) leitores(as) e tomar contato com outras visões de mundo e interpretações.

 

Autora:

Mungi Ngomane é escritora e ativista dos direitos humanos, neta do arcebisbo Desmond Tutu, vencedor do Prêmio Nobel da Paz e ativista pelo fim do apartheid na África do Sul.

 

 

Classificação indicativa: 14 anos

Gratuito

*Livro de julho: Construa a vida que você quer, de Arthur C. Brooks e Oprah Winfrey

**Não disponibilizamos os livros para esta atividade.

 

Participantes:

Elizabete Scheibmayr – Matemática, advogada e cofundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação. É membro do Grupo Mulheres do Brasil, líder dos Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher, e palestrante sobre os temas diversidade, liderança feminina e violência contra a mulher. Mentora do Programa Púlsar, da Fundação everis, e do Programa Nós por Elas do IVG.

Carla Caroline – Jornalista, graduada em Comunicação Social (Jornalismo), desde 2009, pela Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), com pós-graduação em marketing digital pela Digital House. Canceriana, mamãe da Nina e cheia de amores, sonhos, defeitos e desilusões. É apaixonada por livros e luxo, mas o simples sempre a atrai!

Day Cândido – Especialista em história, sociedade e cultura pela PUC/SP, atuando na criação de soluções educacionais e gestão de projetos. Ariana raiz, adora podcasts, uma boa fofoca e um bom sambinha. Descobriu no descanso um grande potencial!

Eliana Dias – Contadora de formação, líder de compras, estudante de filosofia, uma mineirinha determinada, curiosa, que gosta muito de ler, viajar, ouvir música, dançar e ama aprender coisas novas. Atualmente é voluntária do projeto de mentoria do Instituto FESA CROMA. Considera-se um ser humano em construção, que acredita no poder da educação como ferramenta de transformação.

Luciana Lima – Estudante de Gestão Pública. Assessora pessoal e secretária. Membro do FCN-Fórum de Consciência Negra da IBAB e do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.

Lucilene Costa – Mestre em Educação, com especialização em Africanidades na UFABC. Professora da rede pública municipal de Santos –  Infantil e Fundamental, e CEO do Empreendapretas. É líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Santos.

Sandra Rocha – aventureira, apaixonada por leitura e aprendizado, tem formação em Tecnologia em Edificações, Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, Pós-graduada em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pelo Instituto Mauá e cursando Gestão de Projetos e Processos na Fatec-SP.

 

O Grupo Mulheres do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, fundada pela empresária Luiza Trajano em 2013 para estimular a participação feminina na construção de um país melhor para todos os cidadãos. O grupo, que começou com a união de 40 mulheres, hoje conta com mais de 122 mil integrantes distribuídas por todo o Brasil.

 

 

Para aproveitar e aprender

O pilar Expressões Culturais foi criado para fomentar e divulgar artistas de todos os segmentos, apoiando a economia criativa e promovendo a pluralidade de linguagens, de culturas e o intercâmbio de ideias.

Programação

08/06/2024
das 15:00
às 16:00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
14 de junho às 12:00
EXPOSIÇÃO “ANJOS DO HOLOCAUSTO”
14 de junho às 18:30
Pré-Estreia Documentário Vitória Trans
14 de junho às 19:00
CANDLELIGHT: COLDPLAY X IMAGINE DRAGONS
15 de junho às 10:00
OFICINA DE VOGUE
15 de junho às 18:00
CANDLELIGHT: TRIBUTO A BRUNO MARS
16 de junho às 10:00
ENCONTRO PARA TECER JUNTO EM PÚBLICO COM COLETIVO MEIOFIO
20 de junho às 14:00
OFICINA DE CROCHÊ COM COLETIVO MEIOFIO
22 de junho às 11:00
Oficina Livros Esquisitos - ENCADERNAÇÃO CRIATIVA E HISTÓRIAS
22 de junho às 16:00
BRINCANDO E APRENDENDO - GINCANA AFRICANA
22 de junho às 19:30
O QUE VOCÊ VÊ - UM SHOW NO ESCURO
23 de junho às 11:00
A HISTÓRIA ABERTA COM KIARA TERRA E CONVIDADOS
26 de junho às 09:00
VELHICES DE PESSOAS IMIGRANTES: COMO AS COMUNIDADES ESTÃO ORGANIZADAS?
29 de junho às 12:00
FEIRA MENTE EMPREENDA - CELEBRANDO A DIVERSIDADE, UNINDO CULTURAS
29 de junho às 13:00
OFICINA DE PRÁTICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design