Siga-nos nas redes sociais

CURSO (IN)TOLERÂNCIA EM TEMPOS SOMBRIOS: AVANÇOS E RETROCESSOS

No dia 13 de março de 2024, tem início um ciclo de quatro palestras (In)Tolerância em Tempos Sombrios: Avanços e Retrocessos, organizado em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER-FFLCH/USP), e ministrado pela historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro. Consideramos que a educação e o diálogo devem ser valorizados como estratégia enriquecedora para a preservação dos valores democráticos e o respeito aos direitos humanos.

Sob o viés da História das Mentalidades, o ciclo vai analisar os avanços e recuos das conquistas que marcaram o século 20 como a “Era das Catástrofes” e, ao mesmo tempo, como a “Era dos Direitos”. A abordagem sobre genocídio e crimes contra a humanidade instiga a refletir sobre a responsabilidade do Estado pela preservação dos direitos e da vida dos cidadãos.

Os quatro encontros pretendem analisar como o processo de construção do discurso racista, e mais especificamente o discurso antissemita nos séculos 20 e 21, continuam a ser parte viva da memória coletiva e a seduzir países por seus paradigmas. Tanto o negacionismo como a banalização da memória histórica aprofundam ainda mais os sintomas da intolerância e da repressão aos grupos mais vulneráveis.

 

Programação

13 de março: Construção, (des)construção e a veiculação dos discursos de ódio nos séculos 20 e 21: metáforas, antíteses e estigmas.

21 de março: O século dos genocídios: Holocausto, expressão máxima de um projeto étnico-político em prol do extermínio das raças degeneradas.

27 de março: Do antissemitismo tradicional ao antissemitismo moderno.

3 de abril: A persistência de um pensamento racista no Brasil: história, memória e negacionismo.

 

Classificação indicativa: 16+

Gratuito

Certificado emitido pela Unibes em parceria com o LEER-USP
(Emitido com 75% de presença)

 

Professora

Maria Luiza Tucci Carneiro, natural de Santa Adélia (SP), é historiadora, romancista e Professora Sênior do Departamento de História da FFLCH/USP. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em História Social, FFLCH/USP, e coordenadora do LEER – Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação/USP, onde mantém a Base de Dados Arqshoah – Arquivo Virtual sobre Holocausto e Antissemitismo. Dentre seus livros: Os Diabos de Ourém (2023); Impressos Subversivos: Arte, Cultura e Política no Brasil (2020); Mitos sobre os Judeus (2020); Cidadão do Mundo: O Brasil diante do Holocausto e dos Judeus Refugiados do Nazifascismo (2010).

 

O LEER – Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação dedica-se às pesquisas sobre identidades étnicas e as suas interfaces no âmbito das políticas culturais e dos direitos humanos. Criado em 2005, seu objetivo é ser um centro de referências sobre a história e a memória desses grupos, presentes na sociedade brasileira, com ênfase no direito que todo ser humano tem de ser diferente.

 

Nós nos conectamos com a nossa cultura, e você?

Esta atividade integra o pilar Raízes Judaicas, criado para prestigiar, refletir e compartilhar as raízes da comunidade e sua cultura, com todos que se interessam por artes, empreendedorismo, tecnologia e desenvolvimento humano.

 

Programação

21/03/2024
das 19:30
às 21:00
27/03/2024
das 19:30
às 21:00
03/04/2024
das 19:30
às 21:00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
25 de abril às 19:00
LANÇAMENTO DO LIVRO "CELIA VAINZOF: NASCI PARA CUIDAR"
27 de abril às 10:30
SUMMIT DA PERIFERIA PARA O MUNDO
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO
10 de maio às 20:00
CONCERTO O ALAÚDE BARROCO ITALIANO
11 de maio às 15:00
CLUBE DE LEITURA RACIAL
11 de maio às 19:30
O QUE VOCÊ VÊ - UM SHOW NO ESCURO
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design