Siga-nos nas redes sociais

Ciclo de Formação em Música oferece dois dias de aulas gratuitas

O Ciclo de Formação em Música, organizado pelo Movimento Violão, vai ocorrer ao longo de dois dias, numa verdadeira imersão no universo musical, por meio de palestras, workshops e oficinas sobre diferentes e práticas neste campo artístico. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas para cada atividade separadamente, com direito a certificado de participação.

Na palestra Introdução ao Universo Musical, os participantes serão apresentados aos vários períodos musicais desde a renascença até os dias atuais.

A oficina Apresentação de Instrumentos Étnicos, trará a perspectiva de instrumentos de percussão utilizados na antiguidade.

O workshop Apresentação de Sintetizadores vai apresentar aos participantes a síntese sonora e como se trabalhar com os teclados.

A palestra Composição Musical oferece uma introdução ao tema, de forma didática, abordando a harmonia, intervalos e formas musicais.

A palestra Softwares e Apresentação das Ferramentas de Produção Musical abordará a perspectiva da gravação para instrumentos e instrumentistas.

O workshop Técnicas básicas de edição, mixagem e masterização abordará as ferramentas básicas para o início de trabalho de áudio.

A oficina Criação e Finalização de uma Peça Sonora Inédita em Conjunto propõe um exercício de criação coletiva com instrumentos de percussão e percussão corporal.

 

Programação Completa

08/09

10h às 13h – Apresentação de instrumentos étnicos, com Rodrigo “Digão” Braz

13h às 14h – Introdução ao universo musical, com Prof Paulo Martelli e Juliana Oliveira

14h às 17h – Apresentação de sintetizadores, como ele trabalha e como funciona a síntese sonora, com Fábio Leandro

17h às 19h – Composição Musical: harmonia, formas e processos, com Rodrigo “Digão” Braz

 

09/09

10 às 12h – Criação e finalização de uma peça sonora inédita em conjunto com os participantes, com Rodrigo “Digão” Braz

12h às 13h – Introdução ao universo musical, com Paulo Martelli e Juliana Oliveira

13h às 16h – Sofwares livres e apresentação das ferramentas básicas de produção musical, com Ricardo Maruí

16h às 19h – Técnicas básicas de edição, mixagem e masterização, com Neil Yonamine

 

Professores

Paulo Martelli é um violonista premiado, produtor e professor, com Mestrado e Professional Studies na Julliard School (EUA) e na Manhattan School of Music. Apresentou-se, pela primeira vez em Nova York em 1995, no Weill Hall – Carneggie Hall, como prêmio do concurso Young Concertists Presentation. Como produtor, idealizou a importantíssima série Movimento Violão, formada por recitais em salas importantes da capital e do interior paulista, que são gravados em alta definição, e os melhores momentos apresentados em CDs e DVDs, além de serem transmitidos anualmente pela Sesc TV.

Juliana Oliveira é violonista e professora, formada em Violão Erudito pelo Conservatório de Tatuí – SP, onde leciona, e pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Gravou dois CDs com a Camerata de Violões Octopus: Vê se te agrada (2000) e Convida (2006). É integrante do Quarteto Abayomi, com o qual lançou os CDs Delicado e Abre Alas, este, ainda em fase de finalização. Tem se apresentado em recitais e festivais de música, dentro e fora do Brasil. Participou do Projeto Movimento Violão, com gravação do DVD ao vivo, lançado pelo Selo Sesc.

Fábio Leandro é pianista, compositor, produtor e arranjador. Iniciou seus estudos em piano, harmonia, arranjo e orquestração na Universidade Livre de Música Tom Jobim, atual EMESP. De 2004 a 2006, integrou a Orquestra Jovem Tom Jobim. Desenvolveu trabalhos com alguns artistas e grupos da cena instrumental de São Paulo, como Projeto Coisa Fina, Filó Machado, Rogério Botter Maio, Kinteto do Nenê, Airto Moreira e Flora Purim, grupo Aláfia, Xênia França, Liniker. Compôs para os espetáculos Gaia, da companhia de dança canadense Dance Migration, e Arquivo Negro, da Cia Pé no Mundo.

Ricardo Maruí é violonista clássico e engenheiro de som especializado em gravação de música erudita e violão, coordenador geral da plataforma de conteúdo digital multimídia para violão – GuitarCoop. Já realizou gravações com os maiores violonistas do mundo.

Neil Yonamine é Mestre em Análise Musical (2021) e Bacharel em Violão (2017) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Seu trabalho abrange as atividades de produção e edição musical, como foco na produção de fonogramas físicos e conteúdo digital para plataformas e redes sociais. Entre seus trabalhos mais recentes, colaborou na produção dos últimos projetos do renomado artista Paulo Martelli, além da produção para jovens talentos em ascensão no meio clássico.

Rodrigo “Digão” Braz é baterista, compositor, professor e arranjador, formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e pelo Conservatório de Tatuí – SP. Há 20 anos atua como professor de bateria, percussão complementar e como regente do grupo Escola de Samba do Conservatório de Tatuí. Gravou dois discos solos, Carvão e Isolamento Musicado, e dois discos com seu grupo Mente Clara. Desde 2002, excursiona em turnês por Cuba, Suécia, Alemanha, Suíça, Lituânia, Rússia, Portugal, França, Uruguai e Argentina.

 

Confira nossa programação!

Acesse nosso site e redes sociais e descubra shows, palestras, exposições, cursos e demais eventos, presenciais e on-line, nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade, inovação, entre outros.

 

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - EXPOSIÇÕES
24 de maio às 19:45
SHOW “PRIMEIRO CÉU” POR YAMAN TRIO
26 de maio às 11:00
LANÇAMENTO DO LIVRO “INGRID, A FLHA DO COMANDANTE”
6 de junho às 20:00
LANÇAMENTO “OS DIÁRIOS DE VIAGEM DE ALBERT EINSTEIN: AMÉRICA DO SUL, 1925
8 de junho às 10:00
OFICINA DE VOGUE
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design