Siga-nos nas redes sociais

Cabaret das Polacas Musical reúne música e história

O musical Cabaret das Polacas apresenta a história de mulheres de origem judaica, vítimas de uma rede de prostituição criada organização criminosa Zwi Migdal, que atuou no Leste Europeu desde o fim do século XIX.

Seduzidas pela promessa de uma vida melhor, muitas jovens foram levadas de suas vilas – Shtetls – para países como Argentina, Estados Unidos e Brasil. Aqui, foram repudiadas, tanto pela sociedade local como pela própria comunidade judaica, o que as levou a, corajosamente, criar associações de ajuda mútua, cemitérios e sinagogas próprias, contribuindo, da melhor forma, para uma vida mais digna para elas e para a comunidade onde viviam.

O espetáculo é fruto de uma intensa pesquisa de repertório feita em Buenos Aires, Nova York e São Paulo, pela cantora e compositora Nicole Borger, e conta com as encenações e vocais da própria Nicole, além de Ahuva B. Flit e Rafael Zolko, e dos músicos Daniel Szafran (piano/teclado), Vicente Falek (acordeon) e Andre Fajerstajn de Almeida (clarinete).

O Cabaret das Polacas busca prestar uma homenagem divertida e carinhosa a essas mulheres, tirando suas histórias do canto obscuro e esquecido onde foram colocadas por muitos anos.

 

Ahuva B. Flit – Nascida em Israel, é pedagoga, formada pela PUC/SP. Trabalha com teatro e produção teatral desde os 15 anos de idade, tendo iniciado no Grupo Teatral da Assoc. Bras. “A Hebraica” de SP, sob a direção de Ricardo Gouveia, onde participou de diversas peças, entre as quais destaca-se O Diário de Anne Frank. Durante 25 anos integrou o grupo de humor judaico Os Raposas e A Uva, ganhando grande notoriedade tanto junto à comunidade como fora desta, e trabalhou junto ao núcleo judaico de novelas da TV Globo, como consultora de cultura e tradições judaicas e professora de Yiddish e Hebraico. É diretora e responsável pela Creche Betty Lafer da Unibes.

 

Nicole Borger – Nascida em São Paulo, é cantora, compositora e produtora cultural, referência na música judaica no Brasil. Lançou seis CDs autorais, e participou em outras compilações, apresentando-se regularmente no país e no Exterior. Transita livremente por diversos gêneros e estilos musicais, do erudito ao popular, do Jazz à MPB, e outros. Foi diretora cultural da Assoc. Bras. “A Hebraica” de São Paulo, onde fez a curadoria do projeto musical semanal Hebraica Meio Dia. Também criou e dirige o Instituto da Música Judaica – Brasil, que produz projetos como Música Pela Paz, Klezmer Days, Kleztival – Festival Internacional de Música Judaica, que em 2022 realizou sua 13ª edição, e Bubbe Awards, o maior prêmio internacional de música judaica, com participação de mais de cem artistas de cerca de 23 países. Integra a comissão organizadora do Festival Yiddish New York, realizado anualmente nos EUA.

 

Rafael Zolko – Desde os dez anos de idade, apaixonou-se pelo universo da música judaica usando sua voz para encantar em cerimônias e celebrações da comunidade. Aos 17 anos, foi selecionado pelo renomado diretor teatral Yaacov Hilel, para protagonizar a produção do musical José e seu Manto Technicolor, no qual teve imenso sucesso. Logo a seguir, foi convidado para participar do musical infantil A casa de Ruth, como ator e cantor, ao lado da cantora Fortuna. Desde então, Rafael se apresenta em ocasiões especiais, em eventos onde exibe seu talento musical e teatral, sua voz incomparável, e seu repertório predileto: a música judaica.

 

Ficha Técnica:

Concepção, produção executiva e roteiro: Nicole Borger

Direção cênica: Leslie Marko

Vocais: Ahuva Flit, Rafael Zolko e Nicole Borger

Músicos: Daniel Szafran (piano/teclado), Vicente Falek (acordeon) e Andre Fajerstajn de Almeida (clarinete)

Montagem de cenário, iluminação e produção: Yara Leite e Adriana Amorim

Fotos e filmagem: Edy Borger

Assessoria de Imprensa: Tambores Comunicação

Realização e apoio: IMJ – Brasil

 

 

Confira nossa programação!

Acesse nosso site e redes sociais e descubra shows, palestras, exposições, cursos e demais eventos, presenciais e on-line, nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade, inovação, entre outros.

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - EXPOSIÇÕES
24 de maio às 19:45
SHOW “PRIMEIRO CÉU” POR YAMAN TRIO
26 de maio às 11:00
LANÇAMENTO DO LIVRO “INGRID, A FLHA DO COMANDANTE”
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design