Siga-nos nas redes sociais

Bate-Papo Exposição Do Chão Para o Chão, com Helena Lopes e Renata Azambuja

A artista Helena Lopes conversa com a curadora Renata Azambuja sobre como é concretizar uma emoção em uma obra de arte e a experiência multidisciplinar do projeto que deu origem à exposição “Do chão para o chão”. Haverá uma visita comentada à exposição e projeção de imagens durante o bate-papo com o público.

A emoção do lugar, de estar no que foi um campo de concentração foi registrada pela câmera de um celular e num processo interdisciplinar se transformou em um livro, uma videoarte, uma coleção de imagens impressas em fine art e, até o momento, em três exposições.

A exposição individual da artista Helena Lopes, que fica em cartaz até 29 de outubro, tem curadoria de Renata Azambuja e expografia de Gero Tavares.

 

Helena Lopes é pintora, gravadora e professora. Formada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, dedicava-se à gravura em metal. Sua primeira exposição ocorreu em 1980. Em 1986 recebeu uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para desenvolver o projeto Cerrado: Fonte Geradora de Imagens em Gravura em Metal.  Em 2020, em seu ateliê inicia o Projeto de Desenvolvimento Poético – PDP para artistas visuais onde acontecem mentorias, imersões poéticas, lives e rodas de conversa sobre assuntos relacionados ao universo da arte contemporânea.

Renata Azambuja é pesquisadora em história e teoria da arte, curadora e arte educadora. É funcionária da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1991. Atualmente, integra equipe da pasta de Arte-Educação na Gerência de Arte Ambiental, Patrimonial, Língua Estrangeira e Arte – GEAPLA/SUBIN, co-coordenando o projeto Territórios Culturais. Na área editorial, tem textos publicados em livros e catálogos de exposições. O trabalho como curadora iniciou-se com a exposição Arquivo Brasília: cidade imaginário, realizada em maio de 2010, no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, em Brasília. Desde então realizou a curadoria de diversas exposição em Galerias de Arte, Centros Culturais e Museus Públicos.

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
25 de abril às 19:00
LANÇAMENTO DO LIVRO "CELIA VAINZOF: NASCI PARA CUIDAR"
27 de abril às 10:30
SUMMIT DA PERIFERIA PARA O MUNDO
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO
10 de maio às 20:00
CONCERTO O ALAÚDE BARROCO ITALIANO
11 de maio às 15:00
CLUBE DE LEITURA RACIAL
11 de maio às 19:30
O QUE VOCÊ VÊ - UM SHOW NO ESCURO
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design