Siga-nos nas redes sociais

4ª Edição do Clube de Leitura Racial tem início com o livro “Cartas para Minha Avó”, de Djamila Ribeiro

O Clube de Leitura Racial do Grupo Mulheres do Brasil surgiu em 2020, com o objetivo de levar consciência racial por meio da leitura de autoras negras, quebrando a lógica de uma literatura branca e afrocentrada.

A literatura oferece a todos que se abrem para o livro e a leitura a oportunidade de criar conexões com personagens que remetem às suas próprias vivências e experiências, ampliando a bagagem cultural, política e o autoconhecimento.

O primeiro encontro de 2024 convida à leitura do livro Cartas para Minha Avó, de Djamila Ribeiro. No mais pessoal e delicado de seus livros, a filósofa revisita sua infância e adolescência para discutir temas como ancestralidade negra e os desafios de criar filhos numa sociedade racista. O relato se dá na forma de cartas a sua saudosa avó Antônia ― carinhosa e amorosa, conhecedora de ervas curativas e benzedeira muito requisitada.

A cumplicidade que sempre houve entre avó e neta é o que permite que a autora rememore episódios difíceis, como a perda do pai e da mãe, as agressões que sofreu como mulher negra no Brasil e os desafios para integrar a vida acadêmica. Djamila também fala de relacionamentos amorosos e experiências profissionais, das músicas, das leituras e das amizades que a acompanharam em sua construção pessoal ― e da percepção paulatina de que a memória das lutas e das conquistas das pessoas negras que vieram antes é a força necessária para seguir adiante.

Os encontros são gratuitos, presenciais e abertos a todos os interessados em literatura e conversas literárias.

Classificação indicativa: Livre

*Não disponibilizamos os livros para esta atividade.

 

Participantes:

Elizabete Scheibmayr – Matemática, advogada e cofundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação. É membro do Grupo Mulheres do Brasil, líder dos Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher, e palestrante sobre os temas diversidade, liderança feminina e violência contra a mulher. Mentora do Programa Púlsar, da Fundação everis, e do Programa Nós por Elas do IVG.

Carla Caroline – Jornalista, graduada em Comunicação Social (Jornalismo), desde 2009, pela Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), com pós-graduação em marketing digital pela Digital House. Canceriana, mamãe da Nina e cheia de amores, sonhos, defeitos e desilusões. É apaixonada por livros e luxo, mas o simples sempre a atrai!

Day Cândido – Especialista em história, sociedade e cultura pela PUC/SP, atuando na criação de soluções educacionais e gestão de projetos. Ariana raiz, adora podcasts, uma boa fofoca e um bom sambinha. Descobriu no descanso um grande potencial!

Eliana Dias – Contadora de formação, líder de compras, estudante de filosofia, uma mineirinha determinada, curiosa, que gosta muito de ler, viajar, ouvir música, dançar e ama aprender coisas novas. Atualmente é voluntária do projeto de mentoria do Instituto FESA CROMA. Considera-se um ser humano em construção, que acredita no poder da educação como ferramenta de transformação.

Luciana Lima – Estudante de Gestão Pública. Assessora pessoal e secretária. Membro do FCN-Fórum de Consciência Negra da IBAB e do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.

Lucilene Costa – Mestre em Educação, com especialização em Africanidades na UFABC. Professora da rede pública municipal de Santos –  Infantil e Fundamental, e CEO do Empreendapretas. É líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Santos.

Sandra Rocha – aventureira, apaixonada por leitura e aprendizado, tem formação em Tecnologia em Edificações, Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, Pós-graduada em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pelo Instituto Mauá e cursando Gestão de Projetos e Processos na Fatec-SP.

 

O Clube de Leitura Racial integra a programação anual do pilar Cultura e Diversidade, criado para difundir, refletir e promover os direitos humanos e culturais, destacando os desafios e conquistas das pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+, das questões de gênero, de etnicidade e de longevidade.

 

O Grupo Mulheres do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, fundada pela empresária Luiza Trajano em 2013 para estimular a participação feminina na construção de um país melhor para todos os cidadãos. O grupo, que começou com a união de 40 mulheres, hoje conta com mais de 122 mil integrantes distribuídas por todo o Brasil.

 

 

 

Programação

09/03/2024
das 15:00
às 16:00

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
25 de abril às 19:00
LANÇAMENTO DO LIVRO "CELIA VAINZOF: NASCI PARA CUIDAR"
27 de abril às 10:30
SUMMIT DA PERIFERIA PARA O MUNDO
27 de abril às 12:00
FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO
10 de maio às 20:00
CONCERTO O ALAÚDE BARROCO ITALIANO
11 de maio às 15:00
CLUBE DE LEITURA RACIAL
11 de maio às 19:30
O QUE VOCÊ VÊ - UM SHOW NO ESCURO
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design