O Coletivo Arte Analógica convida para a terceira edição do FAASP (Festival de Arte Analógica SP), que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de Maio de 2023, na UNIBES Cultural, em São Paulo. E este ano o tema é “Analógico Aonde?”
Nós sabemos que o analógico acontece em diferentes lugares, como no processo de captura e revelação das imagens na película, na mente criativa do fotógrafo e até mesmo na mensagem transmitida pela imagem. Mas, neste ano, queremos saber onde mais o analógico está acontecendo pelo Brasil afora.
Estamos falando de vilas e cidades, estúdios fotográficos, espaços públicos como ruas, praças e parques. Queremos descobrir as diferentes formas e locais em que a arte analógica está sendo praticada.
Então, se você é um entusiasta da fotografia analógica ou da arte analógica em geral, não pode perder o Festival de Arte Analógica 2023. Teremos exposições, palestras, gincanas e feira, com entrada gratuita para todos os públicos, gostos e níveis de experiência!
E para aqueles que desejam aprimorar seu conhecimento na fotografia analógica e alternativa, teremos diversas oficinas pagas sobre cianotipia, fitotipia, manipulação de negativos, dupla exposição, filmagens em super 8, revelação e ampliação, produção de documentário e muito mais.
Para ficar por dentro das atrações pagas, acesse www.instagram.com/arteanalogica.
Para as programações gratuitas, retire seu ingresso neste LINK do Sympla
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Dia 5 de Maio de 2023, sexta-feira
12h às 18h, Lounge: Feira FAASP 2023 – Feira de equipamentos, acessórios e outros artigos para fotografia analógica
A feira é um dos principais atrativos do Festival, reunindo dezenas de expositores, como marcas, laboratórios e artistas independentes de diversas regiões do país.
A entrada para a feira é gratuita, tendo apenas que retirar o ingresso pelo Sympla.
12h às 18h: Exposição Virtual
A exposição de até 60 artistas inscritos no festival poderá ser apreciada nos dias 5, 6 e 7 de maio, de forma virtual e gratuita, com retirada de ingresso pelo Sympla. A cada dia será possível conhecer o trabalho de até 20 artistas.
16:30h, Auditório: Mesa Redonda: Bate Papo com Artistas das Artes Analógicas – Gustavo Paixão + Bruna Valença + Patricia Lens + Mário Castello + Felipe Lofrano
Nessa conversa, os artistas contam pra gente de onde vem e para onde vão suas artes analógicas para além de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Santa Catarina.
A entrada é gratuita, com retirada de ingresso pelo Sympla.
18:30h, Auditório: Palestra Grupo LUMEN + Abertura da exposição “Imagens em Expansão”
Intitulada “Imagens em expansão, LUMEN/UFRGS, uma experiência na academia”, a palestra contará com a participação das artistas Andréa Bracher, Sandra Gonçalves e demais integrantes do grupo Lumen.
Participantes da palestra: Andréa Bracher, Sandra Gonçalves e membros do grupo Lumen. Curadoria: Letícia Lau
A palestra acontecerá dia 05/05/2023 às 18:30, e a abertura da exposição será na sequência com uma simbólica festa de inauguração, com coquetel, música de vinil e participação gratuita, tendo apenas que retirar o ingresso pelo Sympla.
Dia 6 de Maio de 2023, sábado:
10h às 18h30, Lounge: Feira FAASP 2023 Feira de equipamentos, acessórios e outros artigos para fotografia analógica, com 18 expositores como marcas, laboratórios e artistas independentes de diversas regiões do país.Entrada gratuita, com retirada de ingresso pelo Sympla.
10h às 13h, Lounge e Área Externa: Programação para crianças com Roger Sassaki + Monitor FAASP – Tenda Escura
No interior de uma tenda escura é projetada a imagem externa através de uma lente ótica. A tenda é destinada ao público infantil em atividade monitorada por educadores. Tragam suas crianças para conhecer a magia da fotografia! Participação gratuita, com retirada de ingresso pelo Sympla.
10h às 14h, Sala 3: Retrato com Pinhole no Tubinho com Ateliê/Lab PinRolê
Duração: 2h
Faixa Etária: 5 a 12 anos, acompanhadas por 1 pessoa responsável na sala
Número de inscrições: 15 pequenos, até 12 adultos (acompanhantes)
Participação gratuita com retirada de ingresso no Sympla.
Nesta oficina os participantes utilizarão a técnica de fotografia pinhole* com uma câmera artesanal de tubinho plástico e o papel fotográfico para fazer um retrato P&B, criando uma nova forma de compreensão do fazer fotográfico. Para esta oficina, vamos utilizar uma câmera construída no tubinho de filme 35mm e papel fotográfico PB. Os participantes irão revelar suas imagens em um laboratório de dentista portátil, podendo assim compreender um pouco os processos químicos de produção e revelação da fotografia analógica. Com Ateliê/Lab PinRolê, Daniel Marques e Louise Geller.
*Pinhole é uma técnica fotográfica que utiliza, predominantemente, câmeras artesanais com um buraco feito por agulha, sem o uso de lentes objetivas
15h-16h30, Sala 3 – Revelando Imagens Mágicas – entendendo a fotografia analógica a partir da natureza
Duração: 1h30
Faixa Etária: 6 a 9 anos, acompanhadas por 1 pessoa responsável na sala
Número de inscrições: 10 pequenos, até 12 adultos (acompanhantes)
Participação gratuita com retirada de ingresso no Sympla.
A oficina pretende abordar junto às crianças o que significa fotografar, proporcionando uma experiência que facilita o entendimento da fotografia analógica e as artes de registro com a luz a partir da natureza. Vamos conectar as imagens que fotografamos e vemos ao nosso redor com a química do processo fotográfico, demonstrando de forma tátil e lúdica como uma revelação fotográfica pode acontecer com essas plantas.
Prática da revelação dos resultados das Pinholes
As crianças não entrarão em contato com os químicos (Samanta fará as revelações), mesmo que sejam seguros para manuseio. No momento da revelação, elas poderão tanto observar o processo, quanto se ocupar com uma disponibilidade de ervas, pedaços de filme, folhas e lanternas para brincarem. Como a revelação leva um tempinho e pode ser entediante, incentivamos elas a mexer nesses objetos, para que não fique muito expositivo.
11h às 13:30min, Auditório: Mesa Redonda Laboratórios: Jacob Bosch (Mediador) + Laboratórios Kodak Mafia SP + Clube do Analógico SP + Nanni Lab SP + Undergroundfilmlab Montevideu
Nessa conversa, convidamos três laboratórios de São Paulo, e um da cidade de Montevidéu, Uruguai, para bater um papo sobre fotografia analógica e sobre como ela resiste nos dias de hoje, compartilhando um pouco sobre o trabalho de cada um! Participação gratuita, com retirada de ingresso pelo Sympla.
12h às 18h, Lounge: Exposição Virtual
A exposição de até 60 artistas inscritos acontecerá nos três dias do Festival (5, 6 e 7 de Maio), sendo 20 artistas selecionados por dia. As imagens serão apresentadas em um telão instalado no lounge da Unibes Cultural. Entrada gratuita, com retirada de ingresso pelo Sympla.
14h, Auditório – Palestra Fotografia Analógica como Terapia com Thays Bittar e João Salgado (Laboratorista)
Convidamos a artista Thays Carriao Bittar e o laboratorista João Salgado para nos contar um pouco sobre suas trajetórias e vivências terapêuticas fotográficas.
Participação gratuita, com retirada de ingresso pelo Sympla.
15h, Auditório – Palestra Grãos de Afeto com Bixa Analógica
Intitulada Grãos de Afeto: A afetividade no processo de criação da fotografia analógica, a palestra pretende explorar a conexão de nossas emoções, memórias e sentimentos para capturar o mundo analogicamente. Tragam fotos que te dão um quentinho no coração e vamos conversar sobre! Participação gratuita, com retirada de ingresso pelo Sympla.
16:30h, Auditório – Roda de Conversa “Analógico no digital”, com Maju Trindade e Diolinha
A roda de conversa será dividida em blocos, sendo eles:
Bloco 1) introdução: relação com a analógica
Bloco 2) apresentação de fotos e vídeos no telão com comentários sobre cada processo
Bloco 3) porque a escolha do analógico e porque transpor para o digital?
Bloco 4) participação do público com perguntas e interações com as câmeras
Participação gratuita, com retirada de ingresso pelo Sympla.
18h, Auditório: Palestra “Feito Formiguinhas: Projeto Pirlimpinlata + Transbordar”, com Elis Pedroso, Mari Freitas e Rosangela Andrade
Analógico onde? Nas comunidades invisíveis de São Paulo.
O Feito Formiguinhas é um grupo de 51 amigos com diversas profissões, que se encontraram com o propósito de fazer o bem, sem nenhum fim político ou religioso.
Um movimento que começou lá atrás em 2019 com o rompimento da barragem de Brumadinho/MG e que retomou de vez no início da Pandemia da Covid-19. Essencialmente, como propósito, o projeto trabalha para levar mais dignidade para pessoas que vivem em situação de risco, criando pontes, diminuindo distâncias e aumentando o senso de comunidade. A palestra acontecerá no dia 06 de Maio às 18h no Auditório da Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2500.
Com Elis Pedroso, Mari Freitas e Rosangela Andrade.
Dia 7 de Maio de 2023, domingo:
10h às 18h30, Lounge: Feira FAASP 2023
Feira de equipamentos, acessórios e outros artigos para fotografia analógica, com dezenas de expositores como marcas, laboratórios e artistas independentes de diversas regiões do país. Entrada gratuita, com retirada de ingresso pelo Sympla.
11h às 16h, Lounge e Área Externa: “Retratos Cintilantes”, com Patrícia Lens.
Faixa Etária: Até 13 anos acompanhadas de um responsável.
Participação gratuita, com vagas limitadas e retirada de ingresso pelo Sympla.
Não perca esta oportunidade única de ter uma experiência fotográfica memorável com as crianças no Festival de Arte Analógico de SP!
As vagas serão divididas por horário e por ordem de inscrição.
Para melhor aproveitamento do tempo do ensaio, sugerimos que as pessoas que inscreverem seus(suas) filhos(as) utilizem apenas um look em tons claros, com formas e texturas, sendo opcional trazer algum complemento prático para diferenciar as fotos durante o ensaio. Alguns artigos de complemento como brilho, purpurina e bolhas de sabão serão oferecidos na hora.
O filme a ser usado pelos profissionais será o Filme Cinematográfico PB, Eastman Double X 5222, utilizado em películas de grandes produções cinematográficas, como A Lista de Schindler, O Farol e O Bandido da Luz Vermelha.
A fotógrafa responsável por essa sessão será a @patricialens.artphotography.
As fotos serão encaminhadas por arquivo via e-mail em até 10 dias úteis após o evento.
11h, Auditório: Palestra Bete Savioli + Jacob Bosch (Mediador FAASP)
Bate-papo informal com um momento descontraído de perguntas e respostas a laboratorista paulistana Bete Savioli vai nos contar da sua trajetória como laboratorista (aquela artista “invisível”) e do que se trata fazer ampliações de tamanho gigante no laboratório PB.
Inscrições gratuitas, tendo apenas que retirar ingresso pelo Sympla.
12h às 18h, Lounge: Exposição Virtual
A exposição de até 60 artistas inscritos acontecerá nos três dias do Festival (5, 6 e 7 de Maio), sendo 20 artistas selecionados por dia. As imagens serão apresentadas em um telão instalado no lounge da Unibes Cultural.
Entrada gratuita, com retirada de ingresso pelo Sympla.
12:30h, Auditório: Palestra O Erro como Mistério e Narrativa com Paulo Marcos Ateliê Oriente RJ e Daniela Balestrin
“A criança tapa os olhos com as mãos e declara “não estou”. Abre depois as mãos e os olhos dizendo “estou aqui”. Ver é estar. Existir.
Nesse bate papo, conheceremos um pouco mais sobre o trabalho potente de Daniela Balestrin e Ateliê Oriente. Participação gratuita, com retirada de ingresso pelo Sympla.
14h, Auditório: Mesa Redonda Coletivos Festival Carioca RJ e Coletivo PinRole – Mediador: FAASP
Dando sequência às nossas trocas de experiências, convidamos coletivos independentes, misturamos um pouco de São Paulo e Rio de Janeiro para entender mais sobre como a fotografia analógica acontece através do pensamento coletivo nesses lugares. Participação gratuita, com retirada de ingresso pelo Sympla.
14h às 16h, Área Externa: Fotocolagem Analógica, com Mariana Meloni
Duração: 3h
Faixa etária: A partir de 8 anos (com 1 acompanhante por criança)
Vagas: 15
Participação gratuita, com retirada de ingresso pelo Sympla.
Uma imagem recortada e colada junto a outra: temos então uma nova imagem! A partir de recortes de revistas, livros, jornais e fotos antigas do acervo pessoal, vamos trabalhar a fotocolagem manual, técnica bastante simples que possibilita o exercício da composição e a formação de imagens que escapam muitas vezes da realidade. Os participantes realizarão experimentos com essa técnica, utilizando como inspiração as imagens criadas pelos movimentos Dadá e Surrealista.
Programa:
O que é uma colagem?
Apresentação de referências visuais em fotocolagem (Dadaísmo e Surrealismo)
Prática de colagem utilizando recortes de revistas e jornais
Apreciação e discussão dos trabalhos realizados
15h30 às 17h, Sala 3: Revelando Imagens Mágicas – entendendo a fotografia analógica a partir da natureza com Samanta Ortega e Lana Maciel
Duração: 1h30 Faixa Etária: 10 a 13 anos, sem necessidade de acompanhantes na sala
Número de inscrições: 10 pequenos, até 10 adultos (acompanhantes)
Participação gratuita com retirada de ingresso pelo Sympla
A oficina pretende abordar junto às crianças o que significa fotografar, proporcionando uma experiência que facilita o entendimento da fotografia analógica e as artes de registro com a luz a partir da natureza. Vamos conectar as imagens que fotografamos e vemos ao nosso redor com a química do processo fotográfico, demonstrando de forma tátil e lúdica como uma revelação fotográfica pode acontecer com essas plantas.
Prática da revelação dos resultados das Pinholes
As crianças não entrarão em contato com os químicos (Samanta fará as revelações), mesmo que sejam seguros para manuseio. No momento da revelação, elas poderão tanto observar o processo, quanto se ocupar com uma disponibilidade de ervas, pedaços de filme, folhas e lanternas para brincarem. Como a revelação leva um tempinho e pode ser entediante, incentivamos elas a mexer nesses objetos, para que não fique muito expositivo.
15:30h, Auditório: Mesa Redonda “Analógico no Skate”, com Pipa Souza, Gabriela Fagundes e Carol Pisenti
Com cliques mais desafiadores e imprevisíveis, nesse bate-papo conheceremos o trabalho de Pipa Souza, Gabriela Fagundes e Carolina Pisenti, artistas que atuam na cena do skate promovendo a inclusão em espaços historicamente dominados por homens, através de seus meios visuais de expressão que capturam a essência do movimento e da energia que caracterizam seus estilos de vida. Se você ama skate e fotografia, não perca! Participação gratuita, tendo apenas que retirar o ingresso para o acesso ao evento pelo Sympla.
17h, Auditório: Palestra “Imagens Proibidas”, com Nilo Biazzetto (Mediador) e Jorge Villalobos
Nessa conversa, entraremos no universo do Fotojornalismo como história e expressão artística, conhecendo o trabalho de Jorge Villalobos com seu livro Imagens Proibidas. Participação gratuita, tendo apenas que retirar o ingresso para o acesso ao evento pelo Sympla.
Rua Oscar Freire, 2500
São Paulo - SP | CEP: 05409-012
Ao lado da Estação Sumaré do metrô (Linha 2 – Verde)
Quarta a sábado - 12h às 20h
Domingo - 12h às 19h
11 3065-4333
De acordo com o decreto Nº 61.149, de 17 de março de 2022, o uso de máscaras ou cobertura facial deixa de ser obrigatório em ambientes abertos e fechados. A medida não descarta a apresentação do comprovante de vacinação com no mínimo duas doses, que segue indispensável para a retirada de ingressos e acesso as salas de espetáculos.
UNIBES Cultural – Todos os direitos reservados.
Casa de Cultura de Israel CNPJ: 51.582.658/0001-90
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all of the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside of it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers), both for Windows and for MAC users.
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs, there may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to