Primeiro a pergunta: o que é a boneca Abayomi? A boneca é um símbolo de resistência, ficando conhecida como “Abayomi”, termo que significa “Encontro precioso”, em Iorubá (uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim).
Dentro de um cenário de muito medo, crianças choravam assustadas dentro de pequenos navios, em uma viagem que vinha do continente africano até o Brasil. Uma viagem que morria muitas pessoas por estarem em situações precárias. Afinal, estamos falando do extenso período de escravidão. As mães usavam do que podiam para poder trazer algum tipo de acalento para seus filhos.
A pedagoga Lucia Makena ensina a fazer a boneca Abayomi, com a parceria do grupo Mulheres do Brasil, a oficina ocorre dia 11/09, às 14h nas redes sociais da Unibes Cultural.
Lucia Makena
Formada em Pedagogia pela USP, Especialização em Formação de Professores pelo IFSP, lecionei por 20 anos em escolas públicas, atualmente leciono na FEDUC – Faculdade do Educador, no curso de Pedagogia e estou Assessora de Imprensa da Mc Soffia, minha neta. Tenho uma microempresa – MEI, “Bonecas Makena”, onde faço a criação, confecção das bonecas e projetos culturais de arte educação e contação de histórias. Confeccionar as bonecas Makena me leva a muitos lugares, como ocupações, universidades, ONGs, Centros Comunitários e outros estados. Estar com crianças e adultos e juntos discutirmos sobre nossa história e ancestralidade é muito gratificante. Tenho textos publicados nos livros Perifeminas II, Inovação Ancestral de Mulheres Negras -Táticas e Políticas do Cotidiano Ed. Oralituras e Pilar: Futuro-Presente, são coletâneas só com textos de mulheres negras e periféricas. Seguimos em luta, até que o racismo e todas as formas de opressões acabem!
Confira nossa programação online!
Acesse nosso site e descubra shows, palestras, encontros e demais eventos online nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.