O festival GEM – Global Electronic Music realiza a sua última edição de 2021 na Unibes Cultural para promover ainda mais os lives acts (shows de música eletrônica ao vivo exclusivamente com hardwares). Essa é uma iniciativa dos artistas Eric Marke e Nuta Cookier, numa parceria que começou dentro deste formato na Unibes em 2019.
Nesta edição de novembro chegou uma novidade já lançada na festa do mês passado: A identidade visual dos flyers. “Resolvemos adotar uma identidade visual na nossa comunicação aonde o universo da música eletrônica vai se fundir com os objetos que nos rodeia diariamente, em casa, trabalho ou espaços públicos / privados. Esta sobreposição de imagens vão render várias artes, como essa segunda em que um VU Meter (Medidor de Unidade de Volume) está em vaso de planta comandando seu áudio”, comenta Eric.
Ainda com restrições de festas com bastantes pessoas juntas por causa da pandemia, os dois pensaram em continuar nesta nova edição um evento fechado somente para 10 convidados seguindo todos os protocolos da pandemia. Esta edição chamada ‘GEM World Edit 2021 – Live Act’ foi realizada desta vez pelo Eric e Nuta, sem ter outros convidados como de costume.
A proposta para fechar o ano mudou: Ambos vão realizar um live act concentrado em baixos BPMs para um clima mais intimista, como nos exemplos dos estilos downbeat, lounge, chillout e downtempo. A tradição continua somente com instrumentos musicais eletrônicos e sem a presença de computador / laptop.
“Agradecemos a toda equipe da Unibes Cultural, no qual sempre nos ajuda e realizar este evento. Também não poderíamos esquecer a Novation-BR por estar sempre com a gente”, finalizam Eric e Nuta.
Sobre o GEM
O GEM, Global Electronic Music é um programa de atividades culturais dentro do universo da música eletrônica dividido em conferência (dia) e festival (dia / noite). A base fundadora do GEM já conquistou mais de 10 mil artistas em sua totalidade. Os profissionais envolvidos já trabalham com música eletrônica há mais de 30 anos. Há duas frentes de atuação:
O GEM Festival é formado como uma demonstração com alguns milhares de seguidores em live act. Aberto para todo o mundo, em nome da música eletrônica, o festival apoia uma iniciativa global de apresentações eletrônicas / semi-eletrônicas.
No GEM Conference temos em seu programa: Meeting com artistas e empresas de instrumentos musicais eletrônicos, sessões abertas de estúdios (masterclass), filmes-documentários, demonstrações de instrumentos musicais eletrônicos e equipamentos, oficinas temáticas (arduino, experimentos, circuit bending, protótipos e arte-eletrônica sonora), exposições do acervo do Museu MEB e muito mais. Mais especificamente, alinhar o público com grandes marcas como a Roland, Yamaha, Novation, Korg e Behringer, apoiar iniciativas inovadoras de tecnologias musicais eletrônicas (startups e projetos) ou apenas as últimas tendências musicais. Internacionalmente somos parceiros do MOMEM – Museum of Electronic Music (Frankfurt, Alemanha), SMEM – Swiss Museum & Center for Electronic Music Instruments (Friburgo, Suíça) e Museu MEB – Museu da Música Eletrônica Brasileira e Mundial (São Paulo, Brasil).
Confira nossa programação online!
Acesse nosso site e descubra shows, palestras, encontros e demais eventos online nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.