Clube de Leitura Racial reúne Elizabete Scheibmayr, Luciana Lima e Lucilene Costa, do Grupo Mulheres do Brasil, para falarem sobre “Esse cabelo – A tragicomédia de um cabelo crespo que cruza fronteiras”. A obra é o primeiro romance da autora luandense que se mudou ainda criança para Portugal, e trata da história de um cabelo crespo e de como ele interliga esses dois países, Angola e Portugal, tendo como base a experiência pessoal da autora.
Participantes
Elizabete Scheibmayr
Matemática, advogada, co-fundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação, membro do Grupo Mulheres do Brasil Lider dos Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher, palestrante sobre os temas diversidade, liderança feminina e violência contra a mulher. Mentora do Programa Pulsar da Fundação Éveris e do Programa Nós por Elas do IVG.
Luciana Lima
Facilitadora de grupos de sessões de Action Learning, secretária e mídia social. Uma das coordenadoras do FCN – Fórum de Consciência Negra IBAB. Entusiasta, criativa, espontânea, valoriza inspiração, gosta de começar novos projetos, vê potencial nos outros, os encoraja, hábil em fazer conexões e acolher pessoas.
Lucilene Costa
Professora da rede pública municipal de Santos, Mestre em educação no Curso de Africanidades – UFABC, membro do Conselho da Comunidade Negra de Santos e consultora de beleza. Master Coach e CEO do Empreendapretas
O livro
Esse Cabelo – A tragicomédia de um cabelo crespo que cruza fronteiras
Além de contar a inusitada história de um cabelo crespo, este livro fala também de racismo, feminismo e identidade. Um romance surpreendente que mistura memória, imaginação e crítica social com humor e leveza na medida certa, mas que também discute temas atuais e fundamentais como racismo, feminismo, identidade e pertencimento. Esta é a história de uma menina que chegou em Lisboa, Portugal, aos três anos de idade, saída de Luanda, em Angola, e das suas memórias ao longo do tempo. Sua autora, Djaimilia Pereira de Almeida, está despontando como uma promessa da literatura contemporânea portuguesa. O livro é da editora Leya.
A autora
Djaimilia Pereira de Almeida
Nasceu em Luanda, Angola, em 1982. É autora de quatro livros, entre eles os romances Esse cabelo, que recebeu o prêmio Novos na categoria literatura, e Luanda, Lisboa, Paraíso, vencedor do prêmio literário Fundação Inês de Castro.
Confira nossa programação online!
Acesse nosso site e descubra shows, palestras, encontros e demais eventos online nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.