Quais são as novas lutas das mulheres no século XXI, no Brasil e no mundo? O que conquistamos até aqui e o que falta alcançar? Quais são os caminhos dos feminismos na atualidade?
Para debater essas e outras questões ligadas ao tema, a Unibes Cultural recebe o seminário ‘Encontros Mega Brasil: Caminhos do Feminismo’. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral.
O encontro, realizado pela Mega Brasil, reúne mulheres de diferentes setores para refletir sobre avanços e dilemas dos feminismos na contemporaneidade.
Na ocasião, plateia e convidadas discutirão temas como mercado de trabalho, violência doméstica, empreendedorismo, saúde, gravidez na adolescência, maternidade após os 50, relacionamentos, entre outros assuntos.
Programa Feminismos: um ano de entrevistas
O evento também comemora o aniversário de um ano do programa ‘Feminismos – os direitos e desafios da mulher’, apresentado desde 2018 pela jornalista Lídice Leão na Rádio/TV Mega Brasil Online (saiba mais abaixo).
“Foram muitos os assuntos debatidos no programa nesses 365 dias de vida, sempre com entrevistas e depoimentos de mulheres inspiradoras, que servem de referência não só para outras mulheres, mas também – e por que não? – para os homens e toda a sociedade”, avalia Leão.
Todas as mesas do seminário serão, por isso, compostas por mulheres que foram entrevistadas no programa, ao longo de seu primeiro ano, e por personagens que viveram histórias relacionadas aos temas discutidos. Confira a programação e inscreva-se.
Programação
10h – 10h30
Credenciamento
10h30 – 11h00
Feminismo e Governo
Tema: Os desafios do estado na implementação de Políticas Públicas para Mulher
Convidada: Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo
11h10 – 12h20
Feminismo e Engajamento
Tema: As ações corporativas que constroem um ambiente de trabalho e de negócios adequado à realidade feminina
Convidadas: Margareth Goldenberg, Gestora Executiva do Movimento Mulher 360; Letícia Galvão Bueno,Diretora Geral na The Aubergine Panda que é signatária do More Grls (a confirmar); Lia Castro, CEO do grupo M.Ã.E. Corporate; Silaine Stüpp, fundadora da HerForce
13h20 – 13h50
Feminismo no Cotidiano
Tema: Quem se beneficia com o Feminismo?
Convidada: Marli Gonçalves, jornalista, escritora, autora do livro “Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres e para homens também”
13h50 – 15h
Feminismo e Empreendedorismo
Tema: Mulheres no comando dos próprios negócios
Convidadas: Nany Martins, empreendedora impactada pelos programas sociais da Fundação Volkswagen, fundadora da Charlotte Arte em Costura, Presidente da Unisol – Central de Cooperativas de Empreendimentos Solidários, e Conselheira da Economia Solidária do município de Mauá; Fernanda Macedo, Gestora do Grupo Bridge, Psicóloga, Mestre em Psicologia, Pós-Graduada em Administração com especialização em Gestão de Pessoas; e Regina Acher, Cofundadora da Laboratória Brasil
15h05 – 16h15
Feminismo e Carreira
Tema: Os caminhos e desafios para ocupar a alta gestão
Convidadas: Viviane Mansi, Diretora Regional de Relações Públicas e Comunicação da Toyota para a América Latina; Cristiana Xavier de Brito, Diretora de Sustentabilidade, Relações Corporativas e Membro do Comitê Executivo da BASF América do Sul, e autora do livro “Mulher Alfa – liderança que inspira”; Claudia Leite, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Nespresso Brasil.
Mais sobre o programa Feminismos
O programa Feminismos nasceu no início do segundo semestre de 2018, na Rádio/TV Mega Brasil Online, canal da Mega Brasil com foco corporativo.
No programa, a jornalista Lídice Leão recebe convidados para uma conversa franca e direta sobre temas polêmicos em torno do protagonismo da mulher na sociedade.
“Todos os rostos do feminismo, todas as vozes, todos os significados, o empreendedorismo feminino e mulheres que inspiram, serão os focos do programa”, detalha Leão.
Lídice Leão iniciou sua carreira no Grupo Estado, inicialmente no Jornal da Tarde, depois no Estadão e na Rádio Eldorado, onde exerceu as funções de redatora, coordenadora de jornal, chefe de reportagem e chefe de redação.
Leão também foi gerente de sucursal, editora-chefe, chefe de redação, chefe de conteúdo, diretora de programa e editora de texto, com passagens pela Rede Record, Band e RedeTV.
O programa Feminismos é apresentado às segundas feiras, às 11h, com reapresentações às quintas, às 20h, e às sextas, às 13h.