O mundo digital diminuiu as distâncias e nos aproximou, fato. Ainda assim, há um abismo que nos separa e, por isso, temas como a situação dos refugiados são cada vez mais colocados em pauta.
Conflitos, economia e clima são alguns dos fatores que levam pessoas a cruzarem as fronteiras do mundo à procura de novos espaços que propiciem a elas uma vida digna.
A busca por igualdade e inclusão, aliás, atuam para que a humanidade possa caminhar na direção de um futuro justo para todos.
‘As fronteiras e os direitos humanos’ é tema do encontro de outubro do Fronteiras Educação. Trata-se de encontro sobre o mundo contemporâneo, em especial a questão geográfica e a legislação dos refugiados e a necessidade de valorização de seus direitos.
Sobre a iniciativa
O Fronteiras Educação busca contribuir para a formação do público jovem. Em muitos casos, o projeto é o principal espaço para ideias que não são debatidas usualmente nos programas pedagógicos escolares, ou que podem ser uma ampliação do conteúdo já visto em sala de aula. A tarefa é complexa, mas recompensadora: temas importantes como arte contemporânea, inovação, tecnologia, sustentabilidade, mobilidade urbana, ética, justiça e literatura, dentre muitos outros, são apresentados em fascículos especialmente elaborados pelo projeto, com visual moderno e linguagem objetiva e acessível.