A elaboração de um projeto de vida é um processo que visa uma eterna construção e recomeço a partir das fases que a vida nos apresenta. O profissional de teatro busca auxiliar orientando as pessoas a perceberem quais são seus sonhos, desejos, ideias, expectativas, tudo isso em consonância com uma realidade possível para o momento e com as perspectivas de vida. Assim, provocando que a passagem inevitável do tempo e cada momento da vida sejam vivenciados com Alto astral e alegria.
Diante do exposto acima, é relevante que se perceba que a etapa de vida tem um olhar diferente, para isso a rede de atenção a este público deve ter propostas que estimulem o protagonismo e a criatividade, para que este processo seja vivenciado com vitalidade, mantendo a curiosidade, a descoberta e a aprendizagem de novas coisas, e de si mesmo. cuidado consigo e com o outro, além de ser um diferencial na sua qualidade de vida. Deixando assim, o participante mais ativo-vivo e feliz, com aulas de expressão cênica, relaxamento, consciência corporal e improvisações.
OFICINA
Aulas de Dicção – Memória emotiva + Leitura dramática + Compreensão de texto
Aulas de Improvisação – Compreensão de texto
Encenação das leituras dramáticas no final do processo
METODOLOGIA
Aulas de Expressão cênica: Relaxamento + Consciência corporal + Improvisações
Aulas de Dicção: Memória emotiva – Leitura dramática – Compreensão de texto
Aulas de Improvisação: Compreensão de texto
Encenação das leituras dramáticas.
Oficina de teatro na maturidade
(Corpo e interpretação)
OBJETIVOS
A Oficina de teatro terá caráter de especialização corporal-interpretativo-compreensão de texto.
A Expressão, sensibilidade e relaxamento será nosso destaque. A “União de corpo e interpretação grande dilema dos participantes”, será trabalhada intensamente durante todos os encontros.
Será uma oficina de Livre criação, com intenso treinamento corporal e gestual, visando à formação do intérprete e suas ferramentas para poder ter um desempenho intenso e verdadeiro na sua vida.
DINÂMICA
Introdução ao gesto orgânico
Mímica- pantomima
Equilíbrio- desequilíbrio
Relaxamento
Técnica vocal- Idiomas lúdicos
Teatro instantâneo
Introdução à interpretação
Jogos de expressão
Exercícios de interpretação
Dicção – Interpretação de texto
Leitura dramática
O Ator – Gesto interpretação
Dicção compreensão de obras- Leitura
Partitura corporal-interpretação de textos
Dias: 1 ou 2 vezes por semana a combinar
Numero de participantes: até 20 pessoas
Pamela Duncan
Diretora do Grupo de Teatro Físico A Peste, Cia Urbana de Teatro. Diretora figurinista e cenógrafa. Nasceu em Recife, (PE) – Brasil. Diretora de teatro, cenógrafa, figurinista, professora de teatro, educadora. Formou-se em Artes Cênicas em Buenos Aires, completando seus estudos no exterior e no Brasil.
Parte da sua vida morou em diferentes países de América. Seus principais professores foram: Antoinete de São Martin, Nola Rae (Inglaterra), Florent Pelayo (França) e o mestre Augusto Fernandez, fez dança no Stagium e mímica com o mímico Angel Elizondo. Curadora e produtora de eventos importantes na cidade de São Paulo como “Art Futura”, evento internacional. Realizado no Itaú Cultural, “30 anos do Colégio Pentágono” no estádio do Ibirapuera “Vitória da Paz” no Espírito Santo. Fez cenário e figurinos para Operas do Coralusp e para o Coral Paulistano do Teatro Municipal. Dirigiu shows e performances teatrais, como Moises Santana, Claudio Goldman, Maria Alcina e Ney Matogrosso. Mantém uma forte ligação com a pesquisa teatral na linha do teatro físico-visual. Atualmente dirige a companhia “A Peste, Cia Urbana de Teatro” com destaque nos espetáculos, “A Menina que descobriu a noite”, “Sonhei com Charles Chaplin”, “Eternos Vagabundos”, “Nelson Visceral”, sobre Nelson Rodrigues. “As Incríveis histórias de Mariazinha e seu amigo Sol”, “O Processo” de Kafka, “Nossa História é Assim” Raul Bopp Sesc Santos, “A Fantástica Trupe em… A Princesa Engasgada”. “A famylia Monstro” (2017) no teatro Vivo, empresa Bauducco. “Pinocchio” no teatro Eva Herz, empresa Bauducco “Pour Elise”, empresa Vivo “2018O tambor Africano” no teatro Unibes Cultural. 2019 “Frankenstein”, ano 2021 “Teatro de rua”. “Inventor de Sonhos” 2021, sobre Leonardo da Vinci em montagem. “Os três mosqueteiros” na Unibes Cultural. 2021 “Os três mosqueteiros”, 2022 teatro Uol – atualmente ensaia o espetáculo “A ultima gravação de K”.
Participou como júri de teatro em festivais nacionais e Internacionais, o último “Otoño Azul” na Argentina 2017. Trabalha no sistema coorporativo com Espetáculos montados para empresas Klabin e Serasa Experian. Ministrou workshop para executivos na FGV em São Paulo, Brasil. Ministra oficinas e cursos de teatro físico e interpretação no Brasil e em diferentes países de América Latina. Dirigiu o grupo da terceira idade no Sesc Santos onde montou a peça “Nossa História e assim”, baseado em Raul Bopp em comemoração dos 500 anos do Brasil. Algumas publicações fazem parte da história desta artista como o livro infantil “A menina que descobriu a noite” e “Roteiro para o professor de Teatro Educação”, publicado pela Secretaria Estadual de Ensino de São Paulo, quando ocupou o cargo de assessoria de arte educação.
Confira nossa programação online! Acesse nosso site e descubra shows, palestras, encontros e demais eventos online nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.