Rio 40 graus, Baixada Fluminense 45 graus. No coração de Duque de Caxias, nasce um dos cineclubes mais incríveis do país, o Mate com Angu.
Os cineclubes foram responsáveis pela formação cinematográfica de grandes cineastas e também um espaço de produção coletiva de audiovisual.
- Facebook: facebook.com/UnibesCultural
- Instagram: instagram.com/unibescultural/
- YouTube: youtube.com/channel/UnibesCulturalSP
A linguagem cinematográfica sempre foi marcada por uma ligação com a elite, por ser muito cara. Os cineclubes representaram uma forma de quem não tem recursos produzir, é como se fossem ‘nossa primeira live’.
Irreverente, insubordinado, marginal e premiado, o Mate com Angu representa muito essa produção estética, em um momento de colapso do setor e de pandemia global.
São os cineclubes que nos ensinam a produzir com pouco e continuar ousando. Esse encontro da série Maleronka representa o velho normal: os cineclubes de carona nas lives.
A mediação da live fica por conta de Fábio Maleronka, Professor de produção cultural contemporânea, programação e curadoria da Unibes Cultural.
A história do Mate com Angu

O Mate Com Angu é um coletivo audiovisual nascido em 2002, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Nasceu do desejo de provocar a produção e a exibição de imagens e suas implicações sociais e estéticas na realidade e no modo de vida da região.
O grupo atua em três frentes distintas e interligadas no terreno do audiovisual: exibição, produção e formação.
Quem fará a live?
Sabrina Bitencourt -Formada em Cinema, trabalha há 10 anos em produções audiovisuais para Cinema e TV. Entre os seus principais trabalhos estão a direção de produção dos longas: “Breve Miragem de Sol”, de Eryk Rocha, “Sem seu Sangue”, de Alice Furtado, selecionado para a Quinzena dos Realizadores de Cannes e “O Prisioneiro da Liberdade”, de Jefferson De. Faz parte do Cineclube Mate Com Angu desde 2005, onde produziu exibições, festivais e diversos filmes do coletivo.
Heraldo HB – Animador cultural, escritor, produtor audiovisual, educador popular e cineclubista. Há dezoito anos, atua com cineclubismo e produção audiovisual através do Cineclube Mate Com Angu, na baixada e no norte fluminense. É editor do site lurdinha.org, integrante do Gomeia Galpão Criativo, com experiência em diversos projetos culturais nas áreas de cinema, literatura e comunicação.
Josinaldo Medeiros – Favelado, cineasta popular e mídialivrista. Formado na primeira turma das oficinas de audiovisual do projeto ‘Cinemaneiro’, é um dos fundadores do Cineclube Beco do Rato. É facilitador em diversos projetos socioculturais e ambientais no estado do Rio de Janeiro, dentre eles os projetos de exibição itinerante Cinema na Roça e Cine-Pesca e o projeto de educação ambiental audiovisual Humano Mar.
Maria José Gouvea – Arte educadora, pedagoga, pós-graduada em Educação para a infância e mestre em História Contemporânea [CPDOC2007MariaJoseMottaGouvea.pdf (3.260Mb)]. Atua na gestão e curadoria de projetos culturais com ênfase na integração das linguagens artísticas. Possui experiência docente na área de educação em cursos de formação e especialização. No Sesc Rio de Janeiro, atuou como coordenadora técnica na gerência socioeducativa, coordenadora de literatura e gerente de cultura. Parecerista em diversos editais de cultura nas esferas pública e privada.
Confira nossa programação online!
Acesse nosso site e descubra shows, palestras, encontros e demais eventos online nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.