A Abertura da MOSTRA XIII Brazilian Film Festival, com filmes de “Consciência Social”, começou na quarta-feira (2/11), em Chicago (EUA), ano em que comemoramos o bicentenário da independência do Brasil. São 21 longas e curtas-metragens nacionais – de ficção e documentários. No Brasil, com o patrocínio da Phytoterápica, a MOSTRA XIII foi realizada, gratuitamente, em São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta, de 24 a 30 de novembro, e em Bragança Paulista, de 1º a 4 de dezembro. Em Porto Alegre, o evento acontece de 9 a 11 de dezembro. Também por aqui, teremos apresentações online da MOSTRA, no período de 12 a 18 de dezembro, pela plataforma da SPcine Play, e também bate-papos com diretores, pela plataforma da Unibes Cultural, de 13 a 17 de dezembro, às 20h.
A estreia, em Chicago, ocorreu com o longa-metragem de ficção “Doutor Gama”, de Jeferson De. Trata-se de uma significativa história da luta contra a escravidão, liderada por um ex-escravo que se torna advogado pela causa e liberta mais de 500 prisioneiros em pleno período escravagista no País. Ao longo da MOSTRA XIII, nos EUA, outro importante relato é o de “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky. A ficção nos revela a história real de um atormentado imperador, que após proclamar nossa independência decide deixar secretamente o Brasil para levar sua filha ao trono de Portugal.
Responsável por nos brindar anualmente com essas e outras histórias, Ariani Friedl, fundadora e diretora-geral da MOSTRA Brazilian Film Festival, além de comandar as exibições em Chicago e nas cidades do meio-oeste estadunidenses, participará também da MOSTRA XIII em São Paulo, Bragança Paulista e Porto Alegre.
De acordo com Friedl, esta MOSTRA é especial por ser realizada no ano em que comemoramos o bicentenário da independência, “quando nossa curadoria pautou-se pela escolha de filmes que contribuíssem por mostrar nosso País, sob o olhar ficcional e documental dos cineastas, ávidos também por compreender melhor nossa história, fortalecendo-nos como nação”, disse.
Além dos filmes acima, a MOSTRA XIII apresenta com exclusividade nos EUA, os documentários: “Jair Rodrigues – Deixa Que Digam”, de Rubens Rewald, e “Transversais”, de Emerson Maranhão. Constam ainda “Os Arrependidos”, de Ricardo Calil, Armando Antenore (também no Brasil), “A Última Floresta” (também no Brasil), de Luiz Bolognesi, e “Rolê – a História dos Rolezinhos”, de Vladimir Seixas (também no Brasil).
Entre os longas de ficção estão “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, de Cesar Cabral, “Pixinguinha – Um Homem Carinhoso”, de Denise Saraceni e Allan Fiterman (também no Brasil), e “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos (também no Brasil).
A MOSTRA Brazilian Film Festival é realizada pela organização sem fins lucrativos Partners of the Americas, a partir dos seus Capítulos de Illinois, São Paulo e Porto Alegre. A ONG foi criada na década de 1960 pelo governo Kennedy e busca como objetivo servir, conectar e mudar vidas através do voluntariado entre os países das Américas.
Confira nossa programação online!
Acesse nosso site e descubra shows, palestras, encontros e demais eventos online nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.