Com a escassez da água cada vez mais presente na agenda pública, o que organizações públicas e privadas podem e devem fazer para garantir a gestão sustentável dos recursos hídricos?
Para debater essa questão e antecipar caminhos, a Rede Brasil Pacto Global oferece o webinar ‘Água e mudanças climáticas: desafios para um futuro sustentável’.
Ele alavanca o conhecimento sobre recursos hídricos para fortalecer a governança da água por um futuro justo, próspero e sustentável.
O debate tem como foco a busca por maneiras mais inovadoras e diversas de apoiar e impulsionar a colaboração, o trabalho em rede, a educação, a liderança e a inovação relacionados ao tema da água.
Na ocasião, serão debatidos os desafios e soluções para a gestão sustentável da água Brasil, focalizando nos seguintes temas:
- Conflitos relacionados ao uso da água no país.
- Oportunidades para soluções em desafios hídricos, com foco em setores específicos como agricultura e indústria.
- Desafios relacionados ao acesso à água e saneamento, com ênfase no objetivo de universalização do saneamento até 2030.
- Resiliência climática e segurança hídrica.
Palestrantes
Neste webinar teremos a presença de Glauco Kimura (Oficial de meio ambiente e água do escritório da UNESCO no Brasil), que fará o Lançamento do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2020, cujo tema é água e mudança do clima.
Também contará com a participação de Marlos de Souza (Oficial Superior da Divisão para a Terra e Água da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO). Marlos participou da criação do capítulo sobre “Agricultura e Segurança Alimentar” do relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2020. Sua palestra será nesta temática.
Gestão sustentável da água nas empresas
O quadro atual global sobre a gestão da água nas empresas revela que muitas organizações ainda não colocam a questão hídrica no centro de suas estratégias e políticas.
É o que revela pesquisa do Pacto Global realizada realizada em 2017 com mais de 1,9 mil companhias.
Segundo o levantamento, a gestão sustentável da água e o ODS número 14 – que trata da proteção da vida nos oceanos – estavam entre os objetivos menos priorizados.
E claro: esse cenário se reflete também no contexto brasileiro.
“Se olharmos as empresas do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa, na percepção das 30 empresas que estão ali, o ODS 6 fica como um dos últimos (em termos de prioridade para as companhias)”, pontuou Pereira.
Sobre o Pacto Global
Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção e desenvolverem ações correspondentes.
É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, em 160 países.
A Rede Brasil do Pacto Global, criada em 2003, é hoje a terceira maior do mundo, com mais de 800 membros.
Os mais de 30 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os seguintes temas: água e saneamento, alimentos e agricultura, energia e clima, direitos humanos e trabalho, anticorrupção e ODS.
Confira nossa programação!
Acesse nosso site e descubra shows, palestras, exposições, encontros e demais eventos nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.