Este mês teremos o lançamento da Exposição “Relevo da Palavra”, um breve histórico de vida e obra da educadora Dorina Nowill (1919 – 2010). Ela ficou cega aos 17 anos, quando se tornou uma figura histórica, tanto no cenário nacional como internacional, por viabilizar a inclusão social e educacional de milhares de pessoas cegas e com baixa visão.
A Fundação Dorina, que hoje leva seu nome, é um dos seus grandes legados. Além da construção simbólica de sua luta como mulher, cega e grande liderança para construção de uma identidade nacional das pessoas que lutam por inclusão em nosso país.
A abertura ao público acontece no dia 26 de maio.
Observação: De acordo com o decreto Nº 61.149, de 17 de março de 2022, o uso de máscaras ou cobertura facial deixa de ser obrigatório em ambientes abertos e fechados. A medida não descarta a apresentação do comprovante de vacinação com no mínimo duas doses, que segue indispensável para a retirada de ingressos e acesso as salas de espetáculos.
Fundação Dorina Nowill para Cegos
Há mais de 76 anos tem se dedicado à inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão. Uma das formas como é feito isso é por meio da produção e distribuição gratuita de livros em braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para o público e também para cerca de 3.000 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
Também é oferecido, gratuitamente, serviços especializados para pessoas cegas e com baixa visão e suas famílias, nas áreas de educação inclusiva, reabilitação, clínica de baixa visão e empregabilidade.
Com muita dedicação à causa, ao longo das últimas sete décadas, foram produzidos mais de 6 mil títulos, impressos 2 milhões de volumes em braille e mais de mil títulos neste sistema. Também foram produzidas mais de 2,7 mil obras em áudio e cerca de outros 900 títulos digitais acessíveis. Nos serviços de clínica de baixa visão, reabilitação e educação inclusiva, já são mais de 38 mil pessoas atendidas.
É oferecida, também, uma gama de serviços, como cursos, capacitações e consultorias. Por fim há o departamento de Soluções em Acessibilidade, uma área da Fundação Dorina focada na produção para o mercado editorial livros em braille, falados e digitais acessíveis.
Para que o trabalho da Fundação Dorina Nowill para Cegos seja viável, ela conta com doações, o apoio de voluntários, amigos e patrocinadores que acreditam na missão da instituição e ajudam a fazer deste trabalho uma referência para a inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão.
Confira nossa programação online!
Acesse nosso site e descubra shows, palestras, encontros e demais eventos online nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.