A Unibes Cultural recebe a exposição “Mulheres do Xingu”, mostra produzida pela fotógrafa Sitah e que reúne fotografias de pajés, caciques e parteiras que lutam para preservar conhecimentos e tradições.
A visitação é gratuita, condicionada à inscrição prévia.
Xingu: quem fala em nome de quem?
As mulheres do Xingu desde sempre lutaram pela natureza e pela manutenção de seus costumes.
São figuras que constroem sua própria representação social e política e não querem mais que maridos e filhos falem em seu lugar.
Por isso, enfrentam, claro, a resistência masculina. Dentro e fora das comunidades.
São também jovens lideranças que estudam para entrar em novos cargos e profissões e já assumem o lugar de articuladoras em movimentos e atos políticos.
Sobre a fotógrafa
A fotógrafa paulistana Sitah é especialista no estudo das imagens e seus símbolos.
Formada em jornalismo e mestrado em Antropologia Visual pela Universidade de Barcelona, publicou ensaios em revistas e agências do país, tendo como pano de fundo as artes, a natureza e a relação do ser humano com seu entorno.
Seu trabalho autoral revela a maturidade de sua trajetória profissional e pessoal e lança um olhar sensível na busca pelo resgate de valores e da ancestralidade de povos e culturas.
A Amazônia, a floresta, os rios tem sido a principal matéria prima para seus processos artísticos e de autoinvestigação.
Suas fotografias são um convite para nos conectarmos com nossos próprios sentidos e enxergar o que, de fato, cada fotografia transmite, para além do que está superfícies. Um mergulho nas profundezas da Terra e na busca de seus segredos.
Confira nossa programação!
Acesse nosso site e descubra shows, palestras, exposições, encontros e demais eventos nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.