No Clube de Leitura Igualdade Racial teremos o romance “Úrsula e outras palavras”, escrito por Maria Firmina dos Reis. Lançado em 1859, é considerado o primeiro romance publicado por uma mulher no Brasil. É também o primeiro romance abolicionista da literatura brasileira, e também, o primeiro romance da literatura afro-brasileira. A história de amor ultrarromântico entre Úrsula e Tancredo tem como pano de fundo a temática do negro a partir de uma perspectiva comprometida em recuperar e narrar a condição do ser negro em nosso país. A edição lançada em 2018 pelas Edições Câmara inclui o romance Úrsula, o conto abolicionista.
A escrava, o indianista Gupeva e a antologia de poesias Cantos à beira-mar, reunida pela sua inequívoca qualidade literária. A edição digital pode ser baixada gratuitamente no site da Livraria da Câmara. Edições Câmara.
Para o importante bate-papo, teremos Elizabete Scheibmayr e Nadja Brandão, mulheres negras engajadas no assunto diversidade.
Onde: YouTube da Unibes Cultural e no Facebook do Grupo Mulheres do Brasil.
Participantes:
Elizabete Scheibmayr, Matemática, advogada, co-fundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação, membro do Grupo Mulheres do Brasil Lider dos Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher, palestrante sobre os temas diversidade, liderança feminina e violência contra a mulher. Mentora do Programa Pulsar da Fundação Éveris e do Programa Nós por Elas do IVG.
Nadja Brandão, é advogada, com título de Master of Law LL.M em Direito voltado aos Negócios, Especialista em Compliance pela LEC – Legal, Ethics & Compliance e Coaching and Mentoring pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), membro do Grupo Mulheres do Brasil e Líder do Comitê de Igualdade Racial
Confira nossa programação online!
Acesse nosso site e descubra shows, palestras, encontros e demais eventos online nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.