A Unibes Cultural recebe novamente o curso “Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria”. O programa de formação, realizado de modo digital, tem o objetivo de atualizar e produzir conhecimentos na área da gestão cultural. É organizado em aulas complementares, mas não no formato linear.
JUSTIFICATIVA
O curso objetiva a formação de redes e a mobilização de recursos criativos. Também apresenta módulos sobre as linguagens artísticas específicas. Nessa versão, o curso vai debater abordar a produção cultural em diferentes perspectivas e diante das vertiginosas alterações no setor.
CONTEÚDO E ESTRATÉGIAS
O curso é muito demandado e já teve várias edições em diversas instituições e apresenta um painel inicial sobre a produção cultural atual.
PÚBLICO-ALVO:
O programa é voltado a estudantes, gestores culturais, pesquisadores, artistas e profissionais das artes, programadores culturais, curadores e demais interessados.
CARGA HORÁRIA: 24 horas (sendo 14h de prática e 10h de preparação e leituras)
DIAS E HORÁRIO:
17, 18, 19, 20, 24, 26 e 27 de janeiro de 2023, das 16h às 18h.
DOCENTE RESPONSÁVEL: FABIO MALERONKA FERRON
Mestre em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (2017). Foi Diretor Geral de Programação e Eventos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2013-2016), com destaque para a implantação do Circuito Municipal de Cultura. Foi curador da Virada Cultural em 2014 e 2015.
Integrou o Conselho Gestor do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer (2013 2016) e membro do Conselho de Administração da Spcine-Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo (2015-2017). Em 2010 coordenou a série Produção Cultural no Brasil. Foi Consultor do Ministério da Cultura pelo Centro de Gestão e Assuntos Estratégicos em Brasília durante a gestão Gilberto Gil.
Fabio Maleronka é um dos organizadores do livro “Depois da Última Sessão de Cinema — Spcine, Audiovisual e Democracia” (2021), a publicação reúne 40 entrevistas inéditas, que roteirizam um panorama do setor com conversas e histórias de produtores, cineastas, empresários, associações e gestores. Seus depoimentos ajudam a explicar como paixão, criatividade e resistência política se unem na atividade audiovisual realizada na cidade de São Paulo.
Programa
Aula 1 – Instrumentos da política cultural: os desafios – Introdução e bibliografia;
Aula 2 – Leis de Incentivo;
Aula 3 – Circuitos;
Aula 4 – Virada Cultural;
Aula 5 – Programação e Curadoria;
Aula 6 – Produção musical;
Aula 7- Projetos;
Aula 8 – Programação de Cinema e Streaming;
Aula 9 – Livreiros e Livrarias;
Aula 10 – Patrimônio e Restauro;
Aula 11 – Editais;
Aula 12 – Artes Cênicas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1 – FERRON, Fabio Maleronka, MANEVY, Alfredo – Depois da Última Sessão de Cinema — Spcine, Audiovisual e Democracia” (2021)
2 – FERRON, Fabio Maleronka – O primeiro fim do MinC -com os 5 livros da série Produção Cultural no Brasil https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-27112017-103623/pt-br.php
3 – FERRON, Fabio Maleronka e ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento- Artigo Cultura e política: a criação do Ministério da Cultura na redemocratização do Brasil (scielo.br)