Uma das grandes riquezas do Brasil é a diversidade étnica de seu povo. Dentre as diversas origens que compõem o povo brasileiro, a Africana é uma das que mais se destacam. Seja pela riqueza cultural ou religiosa. No entanto, nem sempre esta riqueza é vista e respeitada pela população. Daí surgem os preconceitos, racismos e bullying, que não só impedem o crescimento cultural do nosso país, mas também segrega pessoas simplesmente pelo fato de terem cores de pele diferentes, sem levar em conta que é a diversidade que nos torna capazes de respeitar, nos enriquecer culturalmente e, acima de tudo, valorizar o outro. ´Visando reduzir cada vez mais este tipo de atitude, algumas áreas, principalmente a literatura e educação, podem ter o poder de fazer refletir e transformar condutas.
No próximo encontro do Mulheres na Literatura, a organizadora Helena Andrade receberá a escritora e educadora Janine Rodrigues, eleita pela Forbes uma das 12 pessoas negras inovadoras que estão elevando a qualidade da educação no Brasil e a escritora Meg Mendes que está à frente do projeto de publicação da Antologia Lendas Africanas.
Convidadas:
Janine Rodrigues
Escritora e educadora, fundadora da Piraporiando – Educação para a diversidade, que cria experiências e conteúdos antirracistas, antibullying, antipreconceito e de promoção da equidade de gênero, considerada uma das 10 Edtechs mais importantes da América Latina. Formada em Gestão Socioambiental com especialização na mesma área pela UFRJ. Eleita pela Forbes uma das 12 pessoas negras inovadoras que estão elevando a qualidade da educação no Brasil. Considerada pela Forbes uma das 13 mulheres brasileiras que estão trabalhando em prol da equidade na educação. Cursou “Racismo na Infância: uma forma de maus tratos”, no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade. Atuou por 12 anos junto à comunidades tradicionais, principalmente população ribeirinha, quilombolas, indígenas e pequenos agricultores.Conselheira na Bett Educar – Maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Head do Hub de Educação do Civi-co. Premiada pela Sociedade Europeia de Belas Artes, Áustria, e pela Academia de Letras de Rosário, Argentina. Prêmio Heloneida Stuart 2018. Prêmio Tarsila do Amaral – 2020. Seus livros estão presentes em 12 países. Consultora e palestrante em nas temáticas da educação, diversidade, sustentabilidade e equidade social.
A Piraporiando recebeu o Prêmio Criança 2018 da Fundação Abrinq e o Selo Retratos da Leitura do Instituto IPL. Prêmio Arte-Escola pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro 2016. Chancelada em 2018 pela Fundação Cultural Palmares, em reconhecimento por seu trabalho para uma educação antirracista.
Meg Mendes
Editora, escritora, antologista e contista. Autora dos livros “Novos Contos, Nada de Fadas!” e “Devaneios Literários”, formada em Engenharia Civil e estudante de Letras, escreveu seu primeiro romance aos 15 anos. A antologia “Por baixo d’água” é sua primeira seleção, onde possui dois contos; além de sua participação e organização em diversas antologias. Faz parte do Clube dos Cinco e é membro da ABERST (Associação Brasileira de Escritores de Romance policial, Suspense e Terror) desde julho de 2018. Atualmente, é diretora literária da Arkanus Editorial e curadora de obras de Romance/Young Adult (YA) da Cartola Editora.
Mediadora
Helena Andrade
Autora de 7 livros, dentre eles Simplesmente Amor que concorreu aos prêmios Jabuti e Oceanos no ano de 2017, e Por um Novo Olhar que concorreu ao Oceanos em 2021. Organizadora do projeto Mulheres na Literatura, em parceria com a Unibes Cultural, realiza encontros com autoras em bate papo abordando diferentes temas do universo feminino. Por seu engajamento no meio literário, no ano de 2015 recebeu o Troféu Cecília Meirelles.
Confira nossa programação online!
Acesse nosso site e descubra shows, palestras, encontros e demais eventos online nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.