Siga-nos nas redes sociais

Grada Kilomba é a autora de junho no Clube de Leitura Racial

O Clube de Leitura Racial, que acontece no dia 24 de junho de 2023 (sábado), vai debater o livro Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano, da escritora portuguesa Grada Kilomba. A obra é uma compilação de episódios cotidianos de racismo, escritos sob forma de pequenas histórias psicanalíticas. Das políticas de espaço e exclusão às políticas do corpo e do cabelo, passando pelos insultos raciais, Grada Kilomba desmonta, de modo incisivo, a normalidade do racismo, expondo a violência e o trauma de ser colocada/o como outra/o.

 

Grada Kilomba é uma escritora, teórica e artista interdisciplinar, nascida em Lisboa, onde estudou psicologia e psicanálise, com raízes em Angola e São Tomé e Príncipe. Suas pesquisas e trabalhos refletem sobre memória, raça, gênero, pós-colonialismo, por meio da escrita, da performance, da encenação, instalação e vídeo. Grada vive em Berlim, onde se doutorou em Filosofia na Freie Universität e foi professora no Departamento de Gênero da Humboldt Universität.

 

Participantes:

Day CândidoEspecialista em projetos educacionais com foco no desenvolvimento das juventudes brasileiras para o mundo do trabalho.

Elizabete Scheibmayr – Matemática, advogada, co-fundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação, membro do Grupo Mulheres do Brasil Lider dos Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher, palestrante sobre os temas diversidade, liderança feminina e violência contra a mulher. Mentora do Programa Púlsar da Fundação everis e do Programa Nós por Elas do IVG.

Lucilene Costa – Professora da rede pública municipal de Santos, Mestre em educação no Curso de Africanidades – UFABC, membro do Conselho da Comunidade Negra de Santos e consultora de beleza. Master Coach e CEO do Empreendapretas.

Carla Caroline – Jornalista e Gerente de Comunicação em mobilidade urbana e conveniência.

 

Parceiro: Grupo Mulheres do Brasil

 

Confira nossa programação!

Acesse nosso site e redes sociais e descubra shows, palestras, exposições, encontros e diversos eventos, presenciais e on-line, nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
9 de dezembro às 12:00
Exposição Do Samba ao Funk em 100 Anos
9 de março às 15:00
4ª Edição do Clube de Leitura Racial tem início com o livro "Cartas para Minha Avó", de Djamila Ribeiro
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design