Siga-nos nas redes sociais

Fotroca – A Fotografia e a Inteligência Artificial de mãos dadas

O Fotroca é um encontro criado para os amantes e praticantes da fotografia, sejam amadores ou profissionais. Em setembro, o tema em debate é a chegada da IA às artes e seus muitos caminhos criativos. Para essa conversa, recebe as artistas visuais Tina Gomes, retratista de excelente nível, e Daniela Lucheta, uma artista multifacetada, que juntas desenvolvem um trabalho excepcional, misturando talento e sensibilidade para trazer novas e belas imagens ao nosso olhar. Elas vão ajudar a entender e conhecer esse novíssimo trabalho e descobrir um mundo de possibilidades nas ferramentas de Inteligência Artificial.

Os interessados em participar do encontro devem trazer uma fotografia autoral (impressa em papel fotográfico, no tamanho de 20×30 cm), para fazer parte dos sorteios que ocorrem após a palestra e o bate-papo. Também há sorteio de livros de fotografia (quando disponíveis).

 

Tina Gomes é fotógrafa autodidata. Já foi lavadora de rodas de ônibus, é parceira da Canon no Brasil, além de outras marcas importantes da fotografia como a Mako Store e a Wentz Fundos Fotográficos. Como palestrante e professora, ministrou workshops e palestras em festivais de fotografia, comunidades carentes, bem como em instituições culturais como o Museu da Imagem e do Som e o Memorial da América Latina, em São Paulo. Em 2019, foi convidada por Claudio Edinger para fazer parte da publicação História da Fotografia Autoral, da Editora Ipsis. Desde 2014, tem participado de diversas exposições, como a individual Sonho de Sophia, no Conjunto Nacional, e da Feira SP/Arte, ambas em São Paulo. Seu processo criativo é permeado pela busca da expressão e transcendência de vivências pessoais e sociais desafiadoras, como a esquizofrenia, o transtorno de humor, a pobreza, a falta de aceitação familiar, entre outras experiências que fizeram parte de sua história de vida. Porém, apesar de expressar questões pessoais, Tina visa transcender a pessoalidade e despertar a sensibilidade, a força e a originalidade advindas da própria experiência sensível do espectador.

 

Daniela Lucheta é artista visual e fotógrafa formada em Design Gráfico pela FAAP-SP. Já desenvolveu trabalhos autorais em diversas técnicas de gravura, aquarela e pintura em tela. Costuma registrar as ruas da cidade de forma aleatória em diversas andanças, sempre com foco nos sentimentos que observa. Esses registros são feitos por meio de desenhos em diários gráficos ou de fotografias tiradas com o celular. Também tem descoberto uma nova forma de expressar a imaginação e os devaneios em imagens geradas por Inteligência Artificial.

 

Curadoria:

Ricardo Biserra, do Coletivo Olhar Plural, é fotógrafo, professor, criador do Fotroca, Foto Sarau, Foto Circuito, Foto Na Rua e Mirar – Festival Itinerante de Fotografia.

 

Confira nossa programação!

Acesse nosso site e redes sociais e descubra shows, palestras, exposições, cursos e demais eventos, presenciais e on-line, nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade, inovação, entre outros.

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
9 de dezembro às 12:00
Exposição Do Samba ao Funk em 100 Anos
9 de março às 15:00
4ª Edição do Clube de Leitura Racial tem início com o livro "Cartas para Minha Avó", de Djamila Ribeiro
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design