Siga-nos nas redes sociais

Encontros Literários de setembro lança livro sobre idadismo

Idadismo é uma palavra pouco usada, pouco conhecida, mas que indica uma prática condenável. Enquanto racismo e sexismo conotam, respectivamente, preconceito relacionado à raça ou ao gênero, principalmente o feminino, o idadismo é o preconceito em relação à idade, que afeta mais diretamente às pessoas idosas, mas atinge também pessoas que nem chegaram a esse estágio da vida.

O livro Idadismo, um mal universal pouco percebido, publicado Dr. Egídio Dorea, trata das manifestações, muitas vezes imperceptíveis para os circunstantes, dos maus-tratos ou das desconsiderações sofridas por idosos. Questões como idadismo, ageísmo, preconceito etário, inclusão etária, intergeracionalidade estão contempladas na obra, e são importantes para leitores de todas as idades. O autor analisa a importância cada vez maior do idadismo e da necessidade de debater sobre o envelhecimento populacional no Brasil e no mundo, considerando seus impactos na vida, na cultura e na economia.

 

Autor:

Egídio Lima Dorea é médico e professor de medicina da USCS, coordenador da USP 60+, membro da Comissão de Direitos da Universidade de São Paulo. É diretor do Aging 2.0 São Paulo, membro do ILC Brasil e embaixador Inspirali Saúde do Idoso.

 

Encontros Literários é uma série mensal de nossa programação criada para incentivar e inspirar a prática artística, a troca criativa, o intercâmbio cultural, a diversidade de olhares e vivências e a busca compartilhada de novos caminhos e formatos para a escrita e o gesto poético.

 

Confira nossa programação!

Acesse nosso site e redes sociais e descubra shows, palestras, exposições, cursos e demais eventos, presenciais e on-line, nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade, inovação, entre outros.

 

Este evento foi finalizado!

Programação

Local

R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré São Paulo, SP 05409-012

Telefone

11 3065-4333
9 de dezembro às 12:00
Exposição Do Samba ao Funk em 100 Anos
9 de março às 15:00
4ª Edição do Clube de Leitura Racial tem início com o livro "Cartas para Minha Avó", de Djamila Ribeiro
Shopping Basket

Design by VENONE Agência de design