O curso, totalmente digital, tem o papel de atualizar e produzir conhecimentos na área da gestão cultural. É organizado em módulos autônomos acerca do tema. Com seu público-alvo voltado a estudantes, gestores culturais, pesquisadores, artistas e profissionais das artes, programadores culturais, curadores e demais interessados.
Nos últimos anos, cursos de produção cultural têm ganhado destaque porque atualmente a cultura não é vista apenas como uma área isolada, mas sim como uma dimensão da vida.
Para os interessados em ingressar na área de produção de projetos culturais, gerenciamento de processos e serviços, essa é a escolha certa!
Com as novas formas de financiamento e microfinanciamento, as pessoas estão buscando sobreviver através do setor. Esses formatos fizeram com que muitos indivíduos entrassem no mundo cultural e utilizassem desse meio, não apenas como uma atividade primária, mas como algo para se fazer, independentemente do seu trabalho.
Programação
- Aula 1 – Instrumentos da política cultural: os desafios, Introdução e bibliografia;
- Aula 2 – Carnaval de Rua;
- Aula 3 – Programação e Curadoria de Música;
- Aula 4 – Fronteiras do Audiovisual;
- Aula 5 – Virada Cultural e Circuitos;
- Aula 6 – Mobilização de Recursos e Pitching;
- Aula 7 – Workshows.
Informações
O curso é online e acontece nos dias 8, 15, 22 e 29 de março e também, nos dias 05, 12 e 19 de abril, sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30.
Sobre o professor
A trajetória de Fábio Maleronka começa no Sesc Rio de Janeiro, onde trabalhou com projetos culturais por cinco anos, com destaque para a criação do projeto Geringonça – Redemoinho Artístico.
Já foi consultor do Ministério da Cultura (MinC) em Brasília pelo Centro de Gestão e Assuntos Estratégicos durante a gestão do ministro Gilberto Gil. Também coordenou o projeto Produção Cultural no Brasil, que entrevistou 100 produtores, artistas e gestores de diferentes áreas, em 2011.
Foi coordenador de Programação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Também atuou na elaboração e na implantação do Circuito Municipal de Cultura de São Paulo e foi curador da Virada Cultural em 2014 e 2015. Integrou o Conselho Gestor do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer (2013-2016) e o Conselho de Administração da Spcine (2015-2017).
Atualmente é pesquisador de doutorado na USP e organiza o livro “Cinema na Cidade”, que aborda a criação da Spcine. Recentemente, realizou a série de lives #seriemaleronka, na Unibes Cultural.
Entre os convidados, estiveram, Jards Macalé (músico), Pedro Alexandre Sanches (jornalista), Eduardo Moreira (Grupo Galpão), Thiane Lavrador Julia Mariano (Cia 2mi), Fernando Yamamotto (Clowns de Shakespeare), Ivan Vilela (músico), Elifas Andreato (artista gráfico), Marisa Orth (atriz), Karina Buhr (cantora), Jotabê Medeiros (jornalista), Marcelo Rubens Paiva (escritor), Chacal (poeta) e Max B.O. (rapper), Elisa Ventura (editora), Ana Paula Sousa (jornalista).
Confira todos cursos da Base Inovar
Acesse nosso site e descubra outros cursos da Base Inovar, a plataforma para você que quer aprender na prática com informações nas áreas de arte e cultura, habilidades contemporâneas, economia criativa e empreendedorismo.
Invista em seu potencial, impulsione sua criatividade e amplie o repertório.