O jovem violonista Eduardo Gutteres faz live recital para Unibes Cultural e ressalta importância das bolsas de estudos para jovens músicos.
Por Marianne Perfetto
A música sempre esteve presente na vida do violonista Eduardo Gutteres, de 23 anos. Ainda na infância, o músico teve sua primeira e grande oportunidade, quando sua mãe o inscreveu para um projeto de ensino musical, ‘Prelúdio’, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul.
Na época, Eduardo foi sorteado para participar do projeto. Um grande incentivo na vida do jovem músico, que sempre teve o apoio incondicional dos pais para ingressar profissionalmente na música.
“Meus pais não são músicos, mas sempre escutaram de tudo. Cresci em um ambiente totalmente musical e eclético, sem preconceitos. Hoje como músico profissional, vejo o quanto isso foi importante para mim”, afirma.
Além de sua família, o violonista ressalta a grande influência de seus professores em sua trajetória.
“Sempre gostei de vê-los como um espelho para mim. Desde o projeto ‘Prelúdio’, tive professores maravilhosos. Entre eles, o Ricardo Mitidieri, que foi meu professor até a começar a faculdade. Depois, no Instituto de Artes da UFRGS, tive aula com a Flávia Domingues Alves e Paulo Inda, outras grandes referências.”

Vencedor de uma das bolsas de estudos mais importantes da música no Brasil, Eduardo conquistou influências determinantes para sua carreira, atualmente, ele está estudando com Paulo Martelli e Fábio Zanon, dois gigantes da música clássica no país.
A bolsa de estudos faz parte do Programa Magda Tagliaferro, promovida pela Sociedade Cultura Artística, uma instituição cultural privada sem fins lucrativos, de São Paulo.
“Ganhar essa bolsa mudou minha vida como músico. Além do privilégio de ter aula com dois dos maiores violonistas do país, Fábio Zanon e Paulo Martelli, o Cultura Artística me proporcionou um curso de inglês e inscrições em universidades americanas e passagens aéreas para que eu pudesse realizar as audições para Mestrado em Música, nos EUA. Seria quase impossível para mim realizar tudo isso sem um patrocínio. É algo fundamental na trajetória de qualquer músico profissional. Ainda há uma grande dificuldade em ganhar dinheiro com música no país. Essas bolsas podem incentivar outros músicos, além de fortalecer a música clássica por aqui.”
Seja no Brasil ou pelo mundo, o violonista pretende seguir seu caminho no mundo da música.
“Estou aproveitando bem as oportunidades que estão surgindo, são muitas horas de estudo por dia. Quem é músico sabe a dedicação que é, precisa ter foco, saber se valorizar e correr atrás”, explica.
Os admiradores de música clássica e curiosos do gênero, poderão conferir o trabalho de Eduardo Gutterres em uma live recital, na página da Unibes Cultural no Facebook.
O espetáculo online acontece no sábado (02/05), às 17h, e integra a série ‘Movimento Violão: Novos Rumos’, realizado mensalmente na UCult com a curadoria do violonista Paulo Martelli.
Descubra a Unibes Cultural
Acesse nossa programação, confira nossos eventos e aproveite o melhor da cultura e do empreendedorismo criativo. A Unibes Cultural tem palestras, encontros, talks, além de shows, exposições e debates para você se antenar cada vez mais no que importa.