“Nós vamos começar a entrar em uma postura, para tornar você e seu corpo uma unidade”. Enquanto ensinava youtubers e creators no YOUPIX Summit 2019, quarta-feira (11), Monja Coen transmitia calma e plenitude. Duas características que antenados no universo digital dificilmente carregam.
Foi uma aula rápida de meditação, como um stories que passa voando no Instagram. Coen, a monja mais conectada que existe, segundo uma organizadora do evento disse, ilustrava passo a passo como o que é a meditação e como a geração Z pode usá-la a seu favor.
Meditar: é como guiar um carro
A voz de Coen reinava. Não se ouvia nada além de seu tom calmo, que tranquilizava os presentes, em um dia agitado no maior evento de influenciadores digitais do Brasil, na Unibes Cultural.
“A meditação é como guiar um carro”, iniciou Coen. “Quando você guia um carro, você não tem em um foco de atenção; se todo seu sistema não estiver conectado, não dá certo”.
Sentados no meio da cadeira, pés paralelos ao chão, colunas eretas, os participantes começaram a prática meditativa. Inspiram e expiram lentamente, aos comandos da mestra, que, ao explicar detalhes das posições meditativas, conduz todos a seus pensamentos.
Dedos de férias do smartphones
Os dedos dos content creators e participantes tiram férias dos smartphones, entram na posição do mudra cósmico e pousam em seus colos. Todos, sentem, enfim, que seus polegares e indicadores com os quais geram seus conteúdos existem de fato, em carne e osso. Até então, eles eram apenas meros suportes.
“A aparelhagem moderna nos exige pouca sensibilidade. Antigamente, escrevíamos na máquina, e tinha de ser com força. Se não fizéssemos força, a tecla não batia”, analisa. “Hoje em dia, se fizermos força nos celulares, eles desandam, não é”, compara.
E mais: “esta geração [geração Z] nasceu com a capacidade de sensibilidade na ponta dos dedos. É lindo isso. Nós éramos mais grosseiros, mais rudes. E hoje sentimos tudo na ponta dos dedos”.
“É como se o universo estivesse em nossas mãos; somos corresponsáveis pela realidade que vivemos.” Eis o que simboliza gesto com as mãos.
Enquanto praticam o exercício respiratório, o silêncio domina. Um momento de plenitude. Nada de PowerPoint. Respirar é perceber. É viver o mundo exterior. É viver o momento presente.
Setembro amarelo
Mas Coen esteve presente no YOUPIX Summit 2019 não apenas para mais uma das miniaulas que ela costuma oferecer. Não. Sua mensagem principal era passar a conscientização sobre suicídios e suas causas e como podemos evitá-los.
Setembro é o mês da prevenção da doença. E, por isso, Coen queria mostrar também como a meditação pode ajudar a enfrentar essa que é um dos principais males psicológicos de nossa geração.
“Meditar é conhecer em profundidade sua própria mente, respirar conscientemente e entender como funciona a mente humana, em você e com você. O que sou eu ser humano, o que são pensamentos, o que são minhas emoções e como eu respondo ao mundo em vez de apenas reagir”.
Descubra a Unibes Cultural
Acesse nossa programação, confira nossos eventos e aproveite o melhor da cultura e do empreendedorismo criativo. A Unibes Cultural tem palestras, encontros, talks, além de shows, exposições e debates para você se antenar cada vez mais no que importa.