Por Marianne Perfetto
Inseridos em uma sociedade complexa e vivendo uma rotina bastante agitada, buscar o próprio bem estar nos dias de hoje é um desafio.
No século das doenças psicossomáticas, muito se fala sobre como podemos cuidar da nossa sanidade mental e equilíbrio. Certamente, você já deve ter escutado muito sobre as técnicas de yoga ou meditação.
Não é novidade que a meditação tornou-se algo comum nos últimos anos. No passado, era praticamente um tabu, havia uma falsa crença de que o yoga era algo direcionado apenas para mestres budistas, místicos ou pessoas muito disciplinadas.
Mesmo sabendo que hoje a meditação é bastante democrática, os iniciantes precisam entender que a prática deve ser constante. É necessário ter disciplina para praticar regularmente, os benefícios são extremamente compensatórios.
“Com o tempo, os estudos científicos comprovaram que a saúde das pessoas que meditam é muito melhor. Elas apresentam qualidades físicas importantes, como a preservação do código genético, melhores condições cardíacas, hormônios mais equilibrados, entre tantos outros benefícios”, afirma Yogacharya Céu, que começou seus estudos sobre meditação na década de 80.
Mas, afinal, você sabe o que é a meditação? Para muitos, pode parecer que é uma simples técnica de relaxamento, algo que buscamos para alcançar a felicidade. No entanto, Céu explica que não é bem assim.
“Não se trata apenas de algo para relaxar, vai muito além disso. Muitas técnicas de relaxamento são apresentadas como se fossem meditação, mas há uma grande diferença entre relaxar e entrar em um estado profundo de consciência, definitivamente não é a mesma coisa.”

Um alívio em tempos difíceis
Meditar é mais do que simplesmente pensar, é tratar do nosso equilíbrio físico e espiritual. É enxergar, dentro da nossa mente conturbada, o aprendizado em tudo que acontece.
Se em tempos ‘normais’ já precisamos tanto dos benefícios da meditação, a crise atual exige uma verdadeira busca por nossos propósitos mais verdadeiros.
“Em uma sociedade naturalmente dispersiva, a meditação é a maneira de lidarmos com o nosso interior, é a arte que faz você desenvolver mais paciência e calma. As pessoas estão sendo obrigadas a terem esse contato com elas próprias, então, este é o momento para desenvolvermos a inteligência introspectiva. É uma atenção para nós mesmos. Faz com que lidemos melhor com este momento”, afirma.
O princípio básico para praticar a meditação é querer muito! Você deve começar com sessões diárias curtas. Outra dica é buscar a orientação correta de como preparar o corpo para equilibrar o magnetismo do sistema nervoso central.
Quer um bom incentivo para começar? Neste sábado (9/05), a partir das 10h, você poderá conferir uma aula online de meditação com Yogacharya Céu! Para participar, basta acessar nossa página no Facebook no dia e horário do evento.
Descubra a Unibes Cultural
Acesse nossa programação, confira nossos eventos e aproveite o melhor da cultura e do empreendedorismo criativo. A Unibes Cultural tem palestras, encontros, talks, além de shows, exposições e debates para você se antenar cada vez mais no que importa.