Carregando Eventos

« Todos Eventos

Início:
2 de julho | 19:00
Final:
30 de julho | 21:30
Período:
2, 11, 17 e 30 de julho

Painéis temáticos ‘Compartilhando Conhecimento’ debatem desafios do século XXI

2 de julho | 19:00 - 30 de julho | 21:30

Evento Navegação

Fake news, educação em crise, transtornos de saúde crescentes. Como enfrentar dilemas políticos e sociais de nossa época? Não existe uma fórmula mágica, mas uma coisa é certa: a promoção do saber constitui passo primordial para entender os desafios de nossa atualidade.

Por isso, a Unibes Cultural recebe os painéis temáticos “Compartilhando Conhecimento”, série de quatro encontros que promovem o debate qualificado sobre temas como ética e comunicação, a ‘epidemia’ da ansiedade e da depressão no mundo, rumos da educação, entre outros.

Todos os encontros são gratuitos e acontecem em 2, 11, 17 e 30 de julho, das 19h às 21h30.

O evento é realizado pelo Grupo Summus, que celebra 45 anos de atuação em 2019, e organiza-se em quatro eixos:

  • Ética e comunicação no século 21
  • Práticas integrativas para uma vida mais saudável
  • Ansiedade e depressão nas diferentes abordagens clínicas
  • Rumos da educação no Brasil

Nos dias dos encontros, haverá sorteio de livros e venda, com 45% de desconto, de obras das respectivas áreas temáticas. Confira programação e se inscreva:

PROGRAMAÇÃO


2/7 – Ética e comunicação no século 21

Palestrantes: Bianca Marder Dreyer (autora de Relações públicas na contemporaneidade) e Laurindo Lalo Leal Filho (autor de A TV sob controle, Atrás das câmeras e A melhor TV do mundo).

Mediador: Igor Müller, filósofo e apresentador da Rádio Eldorado FM.

A liberdade de expressão, assunto recorrente nas sociedades democráticas, volta ao debate na atual conjuntura brasileira. Bianca Marder Dreyer (doutora em Ciências da Comunicação e professora de Relações Públicas) e Laurindo Lalo Leal Filho (sociólogo, jornalista e colunista do site Carta Maior e da Revista do Brasil) analisam os rumos da comunicação numa época em que a velocidade da informação, por vezes, atropela aspectos éticos e expõe indevidamente indivíduos e instituições.

 

11/7Práticas integrativas para uma vida mais saudável

Palestrantes: Mário Sérgio Rossi Vieira (autor de Acupuntura e medicina integrativa), Roberto Cardoso (autor de Medicina e meditação) e Denise De Castro (autora de O método corpo intenção).

Mediadora: Lúcia Helena de Oliveira, jornalista do Blog da Lúcia Helena/UOL VivaBem.

Na atualidade, tratamentos para as mais variadas enfermidades buscam conciliar os recursos da medicina ocidental com os benefícios de práticas milenares e técnicas comprovadas que melhoram a qualidade de vida. Mário Sérgio Rossi Vieira (médico especializado em fisiatria e acupuntura), Roberto Cardoso (ginecologista e obstetra especializado em meditação) e Denise de Castro (fisioterapeuta e criadora da terapia alfacorporal) vão compartilhar experiências e esmiuçar as técnicas complementares e seus benefícios para a saúde.

 

17/7 – Ansiedade e depressão nas diferentes abordagens clínicas

Palestrantes: Heloísa Fleury (autora de Grupos – Intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático), Denise Ramos (autora de Animais e a Psique – Volumes 1 e 2, e A psique do corpo) e Ênio Brito Pinto (autor de Psicoterapia de curta duração na abordagem gestáltica, A clínica, a relação psicoterapêutica e o manejo em gestalt-terapia, Elementos para uma compreensão diagnóstica em psicoterapia e Quadros clínicos disfuncionais e gestalt-terapia).

Mediadora: Gláucia Leal, psicanalista e editora da revista Mente & Cérebro.

O chamado mal do século e seus desdobramentos são tema do debate entre Heloisa Fleury (psicóloga e psicodramatista), Denise Ramos (analista junguiana e professora universitária) e Ênio Brito Pinto (psicólogo e Gestalt-terapeuta). Os autores partirão de suas abordagens clínicas para discutir o crescimento dos transtornos mentais e os caminhos para tratá-los.

 

30/7 – Rumos da educação no Brasil: letramento, aprendizagem e inclusão

Palestrantes: Silvia Colello (autora de Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos, A escola e a produção textual, A escola que (não) ensina a escrever e Textos em contextos), Augusto Galery (autor de A escola para todos e para cada um) e Nilson José Machado (autor de Ensino de matemática: pontos e contrapontos, Jogo e projeto: pontos e contrapontos).

Mediador: Pedro Annunciato, jornalista da revista Nova Escola.

Num momento em que os índices educacionais brasileiros atingem níveis alarmantes e o ensino público se deteriora por falta de investimentos, pensar o futuro da educação democrática e inclusiva é tarefa urgente. Silvia Colello (doutora em história e filosofia da Educação e livre-docente na área de Psicologia e Linguagem), Augusto Galery (pós-doutor em psicologia social e professor universitário) e Nilson José Machado (doutor em história e filosofia da educação e livre-docente na área de epistemologia e didática) debatem o tema.

Sobre o Grupo Summus

Surgido em 1974 como Summus Editorial, o Grupo Summus é hoje um dos principais atores no mercado editorial brasileiro.

A marca reúne, além da Summus Editorial, os selos Editora Ágora, Edições GLS, Selo Negro Edições, MG Editores, Plexus Editorial e Mescla Editorial e constitui fundamental agente de difusão da ciência e da literatura.

Psicologia, educação, comunicação, direitos humanos, comportamento, fisioterapia, saúde e bem-estar, literatura e protagonismo negro são algumas das áreas temáticas do Grupo Summus.

Em 2019, o grupo celebra 45 anos de existência oferecendo ao público o evento, que traz palestras representativas do catálogo e oferece a todos os interessados uma oportunidade para expandir o próprio conhecimento em uma era constituída de imensos desafios.

Para ficar por dentro das novidades, curta a página do Grupo Summus no Facebook (facebook.com/gruposummus), no Instragram (instagram.com/gruposummus) e no Twitter (twitter.com/gruposummus).

UNIBES CULTURAL

Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do metrô, na Linha 2-Verde) | Sumaré | São Paulo | Telefone: (11) 3065-4333

ESTACIONAMENTOS PRÓXIMOS
Rua Oscar Freire, 2.617
Rua Amália de Noronha, 127
Rua Galeno de Almeida, 148