Carregando Eventos

« Todos Eventos

Início:
3 de abril | 10:00
Final:
5 de maio | 19:00

Movimentos de Pelé e Bruce Lee são temas da exposição “Chutes Inesquecíveis”

3 de abril | 10:00 - 5 de maio | 19:00

Evento Navegação

Qual o significado de um chute de Pelé? Ou de um golpe de Bruce Lee? A pesquisadora corporal Analívia Cordeiro e o cientista da computação Nilton Lobo desenvolveram esculturas, desenhos e vídeos baseados em três performances desses artistas. O resultado desse trabalho multidisciplinar, que engloba a arte do movimento, pedagogia e estudos teóricos, estão na exposição “Chutes Inesquecíveis”, que fica em cartaz na Unibes Cultural a partir de 3 de abril.

Todas as obras da exposição são resultados da decodificação do software Nota-Anna, desenvolvido por Analívia e Nilton pela primeira vez em 1983 e aprimorado com soluções modernas de linguagem de programação. Por conta do pioneirismo, o software passou a ser utilizado amplamente nas indústrias de cinema, animação e de games.

A bicicleta e o voleio de Pelé, em 1968, e o golpe yokogueri kekome, executado por Bruce Lee nos anos 1960, foram analisados minuciosamente pelo Nota-Anna, capturando suas texturas, detalhes e até poesia dos movimentos. “O significado desta busca é visualizar as sutilezas e detalhes das ações humanas que revelam beleza e intenções nada óbvias”, explica Analívia.

Na exposição, o espectador terá a oportunidade de ver como o software faz a ‘leitura’ dos movimentos de Pelé e Bruce Lee, além de conferir as esculturas de Analívia, feitas a partir de materiais como resina transparente, poliamida (de cores como branco, preto, vermelho, amarelo e azul), acrílico preto e branco, além de latão e ouro.

Trabalho multidisciplinar

Analívia observa que o principal motivo para a criação do Nota-Anna foi a ausência de um sistema que registrasse a complexidade do movimento: “Inexiste para o movimento do nosso corpo um sistema de registro que capte sua riqueza e transmita sua textura e poesia”.

Para isso, ela contou com a ajuda de Nilton Lobo para desenvolver o software, envolvendo áreas multidisciplinares, como videoarte, anatomia, fisiologia, neurologia e análise do movimento.

“No início deste trabalho era difícil imaginar onde queríamos chegar, devido às limitações tecnológicas de cada época”, explica Nilton Lobo. “Mas, com esta evolução, a pesquisa foi tomando um rumo que mostra que o resultado tem uma preocupação artística e tecnológica e, acima de tudo, social e humana”.

Além dos registros dos movimentos de Pelé e Bruce Lee, “Chutes Inesquecíveis” também mostra um conjunto de desenhos e os vídeos históricos “Ar” (1985), “Micron virtudes” (1992), “Trajetórias” (1985) e “M3x3” (1973), considerada a primeira obra de videoarte brasileira.

UNIBES CULTURAL
Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do Metrô, na Linha 2-Verde) | Sumaré | São Paulo | Telefone: (11) 3065-4333

ESTACIONAMENTOS PRÓXIMOS
Rua Oscar Freire, 2.617
Rua Amália de Noronha, 127
Rua Galeno de Almeida, 148