Carregando Eventos

« Todos Eventos

Data:
5 de dezembro
Hora:
10:30 - 12:30
Período:
até 5 de dezembro

De Bach aos Beatles, vamos estudar a história da música sem preconceitos, conta João Marcos Coelho

5 de dezembro | 10:30 - 12:30

Evento Navegação

Em entrevista exclusiva à Unibes Cultural, o crítico do jornal “O Estado de S. Paulo” João Marcos Coelho explica e fala da aplicação prática do seu curso, Uma História da Música, de Bach aos Beatles. As aulas se iniciam em 7 de novembro, quarta-feira, às 10h30. As inscrições seguem abertas.

*

Unibes Cultural – O sucesso do funk “Bum bum tam tam”, de MC Fioti – o primeiro clipe brasileiro a alcançar 1 bilhão de views no YouTube –, mostra que o seu curso tem muito sentido e é extremamente atual. Poderia falar mais sobre a importância da mistura entre as músicas clássica e popular?
João Marcos Coelho – Este funk é a maior prova de que a música é uma só. Ou melhor, gêneros, como erudito, clássico, popular, entre outros, não fazem mais sentido hoje. Quando um funkeiro pega o tema inicial da partitura em lá menor BWV 1013, de Bach, e o transforma em um funk, tudo se mistura, já não dá mais para se falar apenas em música clássica, jazz, MPB ou pop. Mas sim, em música, sem adjetivos.

Uma mistureba dessas só poderia acontecer agora, no século 21, onde qualquer um tem à sua disposição todas as músicas do mundo, do passado e do presente. E de qualquer lugar, do Afeganistão à Tailândia, do Paraguai ao Zimbabwe, da Sibéria ao Alasca.

Unibes Cultural – Poderia falar mais sobre como serão as aulas?
João Marcos Coelho – Vamos estudar a história da música de Bach aos Beatles. Viajaremos por estes quatro séculos sem nenhum preconceito. Quando toparmos com algum criador mais popular, vamos curti-lo. Mas também vamos conhecer obras-primas de um jeito mais friendly, amigável.

Unibes Cultural – Qual é a utilidade prática do seu curso?
João Marcos Coelho – Vamos educar um pouco os nossos ouvidos, a fim de que os alunos saibam perceber o que há de bom por trás da tanta música desconhecida, do passado e do presente.

LEIA TAMBÉM
De Bach aos Beatles: em curso, João Marcos Coelho conta história da música

Com músicas inéditas, Roberta Campos realiza show em prol da causa dos refugiados
Música e Meditação no Escuro: Maria Eugenia Anjos conduz práticas de yoga e respiração
Muita dedicação e participação valorosa de convidados, diz André Abujamra sobre shows na Unibes Cultural
Ministério da Cultura e Bradesco Seguros presenteiam cidade de São Paulo com entrada gratuita para “Diálogo com o Tempo”
49ª Convenção Nacional CONIB: filósofo Bernard-Henri Lévy ministra palestra sobre Judaísmo
Mostra “50 anos de mídia no Brasil – 1968 – 2018” permanece aberta até 3 de fevereiro

Unibes Cultural – O que os participantes podem esperar da atividade?
João Marcos Coelho – Muitas descobertas, e a sensação de que viajar pela música sem lenço nem documento é algo que nos torna melhores, porque nos enriquece e nos torna seres humanos mais tolerantes, sensíveis.

Mas atenção: é uma viagem que não acaba nunca. Ainda mais quando temos à disposição ferramentas como o YouTube. Ninguém precisa mais pagar para ouvir o que quiser. Ou melhor, descobrir o que quiser. (Por Debora de Lucas/comunicacao@unibescultural.org.br)

*

UMA HISTÓRIA DA MÚSICA, DE BACH AOS BEATLES – O curso Uma História da Música, de Bach aos Beatles, do jornalista João Marcos Coelho, acontece em 7, 21, 28 de novembro e 5 de dezembro, às quartas-feiras, das 10h30 ao meio-dia e meia, na Unibes Cultural. Valor: R$ 260, em até três vezes. Classificação: Livre. A iniciativa integra o programa Janelas para o Conhecimento – Cursos Livres com os Protagonistas da Cidade.

PREENCHA A FICHA

Inscrições e mais informações pelo e-mail educacao@unibescultural.org.br ou pelos telefones (11) 3065-4337 e (11) 3065-4347.

UNIBES CULTURAL
Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do Metrô, na Linha 2-Verde) | Sumaré | São Paulo | Telefone: (11) 3065-4333

ESTACIONAMENTOS PRÓXIMOS
Rua Oscar Freire, 2.617
Rua Amália de Noronha, 127
Rua Galeno de Almeida, 148

Crédito da foto: Jan Střecha/Unsplash.com