Carregando Eventos

« Todos Eventos

Data:
14 de junho
Hora:
15:30 - 19:00
Período:
14 de junho

[EVENTO CANCELADO] Encontro debate política nacional de resíduos sólidos

14 de junho | 15:30 - 19:00

Evento Navegação

A Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) promove em 14 de junho, sexta-feira, seu oitavo encontro temático de 2019. O tema da vez é a política nacional de resíduos sólidos.

O evento é gratuito e acontece das 15h30 às 19h do dia mencionado.

Sobre os encontros

Os encontros temáticos promovidos pelos grupos de trabalho da associação ao longo do ano são alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, e promovem debates em torno de temas ligados à sustentabilidade, além de casos de sucesso na área.

Programação

15h30 – Espaço de netweaving, apresentações pessoais e recepção de futuros associados

16h às 16h30 – GT Cursos apresenta Abraps e o Programa de Palestrantes

17h às 17h30 – Palestra “A Política Nacional de Resíduos Sólidos – responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto“

Facilitadora: Patrícia Guimarães, Advogada especializada em direito ambiental. Mestre em economia e em Práticas para o desenvolvimento sustentável.

17h30 às 18h – Palestra “Ecobairro: localizando a Agenda 2030”

Facilitadora: Lara Cristina Batista Freitas é arquiteta e urbanista mestra em gestão urbana pela PUC-PR e especialista em reabilitação ambiental sustentável arquitetônica e urbanística pela UnB.

Atua no Programa Permanente Ecobairro desde 2004, atual Instituto Ecobairro Brasil, como cofundadora e coordenadora do Ecobairro em São Paulo, realizando em ações voluntárias em prol da sustentabilidade e regeneração socioambiental. Atua também como organizadora e educadora, do curso Educação Gaia em São Paulo, na UMAPAZ – SVMA .

18h às 18h30 – Palestra “Manejo de resíduos sólidos urbanos no Brasil e a situação dos catadores de papel na cidade de São Paulo”

Facilitador: João Alexandre Paschoalin Filho é pós-doutor pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e doutor em engenharia pela Universidade Estadual de Campinas.

Atualmente, é professor da Universidade Nove de Julho e membro da Rede Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade (RIMAS) e da ABRAPS. Já orientou mais de 54 trabalhos de pesquisas acadêmicas, publicou mais de 30 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e mais de 120 publicações em congressos, livros e eventos técnicos e científicos.

18h30 às 19h – Palestra “Novas Arenas e a Sustentabilidade”

Facilitador: Fabio Soares Cesar é engenheiro, professor de ensino superior no curso de engenharia civil e integrante no grupo de pesquisa Observatório das Metrópoles São Paulo. Conduz estudos acadêmicos sobre: construções sustentáveis, cidades inteligentes, mercado imobiliário e novas arenas multiuso (estádios e arenas).

Acumula experiência de mais de 15 anos no setor siderúrgico e em empresas fornecedoras de produtos e serviços para a construção civil, com atuação no gerenciamento de equipes de projeto estrutural (próprias e terceirizadas) e na introdução de novas tecnologias e produtos para o mercado da construção civil nacional.

 

Sobre a Abraps

Abraps é uma instituição sem fins lucrativos, empenhada em fortalecer a atuação de quem atua com os objetivos do desenvolvimento sustentável, os ODS, de maneira diferenciada e complementar ao que vem sendo abordado por outras instituições e profissionais que atuam no tema.

A organização foca na atuação dos profissionais e instituições que atuam pelo desenvolvimento sustentável, um grupo que congrega pessoas físicas e jurídicas com crenças, competências e valores em comum, e que atuam diariamente para que o desenvolvimento sustentável aconteça.

UNIBES CULTURAL

Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do metrô, na Linha 2-Verde) | Sumaré | São Paulo | Telefone: (11) 3065-4333

ESTACIONAMENTOS PRÓXIMOS
Rua Oscar Freire, 2.617
Rua Amália de Noronha, 127
Rua Galeno de Almeida, 148