Carregando Eventos

« Todos Eventos

Data:
16 de julho
Hora:
10:00 - 13:00
Período:
16 de julho

Encontro discute desafios de galerias de médio porte

16 de julho | 10:00 - 13:00

Evento Navegação

O projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad promove na Unibes Cultural seu quinto encontro temático, intitulado “Especificidades e desafios das galerias de médio porte”. O evento acontece em 16 de julho, terça-feira, das 10h às 13h.

https://www.sympla.com.br/qualidade-e-curso-de-vida---usp-aberta-a-terceira-idade__519946

A iniciativa destina-se a atores do sistema brasileiro das artes, como artistas, galeristas, profissionais de feiras de arte, produtores e gestores culturais, entre outros.

Participam do evento representantes de galerias associadas à ABACT, a saber:

  •  Yannick Carvalho, diretora da Galeria Raquel Arnaud, mestre em “História da Arte” pela Université Paris-Sorbonne (Paris IV), com pós-graduação em “Gestão de Organizações do Terceiro Setor” pela Fundação Getúlio Vargas;
  • Akio Aoki, diretor de assuntos internacionais da Galeria Vermelho, formado pela London Business School, com experiências profissionais em marketing na MTV Brasil, Toyota do Brasil e na PSA Peugeot Citroën;
  • Christiano Lima Braga, atual coordenador da Unidade de Difusão, Bibliotecas e Leitura (UDBL) da Secretaria de Cultura  e Economia Criativa do Estado de São Paulo e ex-Gerente de Exportações da Apex-Brasil.

O encontro conta com mediação de Ana Letícia Fialho e de Mônica Novaes Esmanhotto, sócias da Além Consultoria. Na ocasião, elas estabelecem dois eixos de discussão:

  • as internalidades, questões ligadas à realidade das galerias como gestão de recursos humanos (profissionalização e atualização do quadro de funcionários e colaboradores, contratação de serviços terceirizados etc.), gestão de recursos financeiros (acompanhamento empresarial, ferramentas de controle etc), infraestrutura das galerias e internacionalização (acesso às principais feiras, construção de redes de relacionamento abrangentes);
  • e as externalidades, circunstâncias alheias à realidade das galerias que, contudo, impactam a condução dos negócios como, por exemplo, formação de público, pertencimento a um circuito mais amplo da arte e o contexto econômico onde a galeria se insere.

 

 Sobre o Latitude

O Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad é um programa desenvolvido para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea.

Criado em 2007, ele conta hoje com 48 galerias de arte do mercado primário localizadas em sete estados brasileiros, representando mais de 1000 artistas contemporâneos.

Desde 2011, Latitude é uma parceria firmada entre a ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Seu objetivo é criar oportunidades de negócio para o setor no exterior, fundamentalmente por meio de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

Siga a ABACT e o projeto Latitude nas redes sociais (Instagram: @_abact e @latitude_brasil; Facebook: facebook.com/abact e facebook.com/latitudebrazil).

UNIBES CULTURAL

Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do metrô, na Linha 2-Verde) | Sumaré | São Paulo | Telefone: (11) 3065-4333

ESTACIONAMENTOS PRÓXIMOS
Rua Oscar Freire, 2.617
Rua Amália de Noronha, 127
Rua Galeno de Almeida, 148