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Data:
7 de junho
Hora:
08:00 - 17:00

Como impulsionar uma marca no universo digital? Josie Moraes, vencedora do Prêmio ABRADI, explica em entrevista

7 de junho | 08:00 - 17:00

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Vencedora do Prêmio ABRADI Profissional Digital 2019 na categoria Planejamento Digital, a especialista em marketing e planejamento Josie Moraes ministra o curso “Estratégia digital para o seu negócio”, da Base Inovar, que acontece no dia 7 de junho (sexta-feira).

Atualização: o curso foi cancelado

Josie Moraes trabalha na área digital desde 2003 e atendeu diversos clientes, como Bosch, Lojas Marisa, Leroy Merlin, Claro, e muitos outros em agências renomadas, como Ogilvy e Enken.

Atualmente, Josie é empreendedora e desenvolve estratégias profundas e imersivas para diversas marcas que pretendem melhorar sua presença na internet – entre elas, Gafisa, Correios nas Olimpíadas, Eleven Financial Research e muitas outras.

Para Josie, o profissional de marketing de hoje precisa conhecer de tecnologia, dados e diversas ferramentas, para obter melhor performance. Para isso, o planejamento é essencial. “É importante ter claro um propósito e uma formatação de modelo de negócios na empresa antes de sair aplicando táticas de marketing digital”, disse, em entrevista à Unibes Cultural.

Saiba como se inscrever no curso “Estratégia digital para o seu negócio” no link abaixo e confira a entrevista completa com Josie Moraes.

https://www.sympla.com.br/qualidade-e-curso-de-vida---usp-aberta-a-terceira-idade__519946

Sabe-se que ser digital é uma exigência do mercado na atualidade. Somente em 2016, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou em pesquisa que 64,7% dos brasileiros estão conectados à internet. Porém, estar online não quer dizer que terá sucesso na internet. O que, inicialmente, uma pessoa que não tem experiência em marketing digital precisa saber antes de buscar estratégias para alcançar mais destaque em seu empreendimento? Ou melhor, quais são os primeiros passos?

O digital realmente vem tomando espaço na vida das pessoas e as marcas precisam aproveitar disso. Costumo dizer que o marketing digital é visto como um bicho de sete cabeças porque exige um conhecimento novo que envolve tecnologia, dados e ferramentas.

Mas a essência de ter sucesso é entender que estratégia de marketing precisa levar em consideração a marca ou empresa dentro de um contexto de comportamento de pessoas e de consumo, que agora tem o digital como parte forte do processo de tomada de decisão de compra e relacionamento com as marcas.

O primeiro passo é justamente elaborar uma estratégia de marca, posicionamento e conhecer muito bem seu consumidor, utilizando meios e ferramentas digitais para propor algo que realmente saia do ‘umbiguismo’ da empresa e passe a ser relevante para a vida do público-alvo.

É importante ter claro um propósito e uma formatação de modelo de negócios na empresa antes de sair aplicando táticas de marketing digital. É possível que seja necessário validar e mudar de rotas e estar aberto a agir com base em análises, sem achismos de marketing. Para mim, estratégia digital (que envolve marketing, comunicação, propósito e modelo de negócio) é o primeiro passo.

Qual a importância de investir em campanhas digitais?

Quando leio campanhas digitais penso no modelo de mídia, ou seja, quando se investe dinheiro para chegar até a audiência. Não existe mais nada de graça no digital. E digo isso desde patrocinar uma palavra no Google até escrever um conteúdo orgânico para um blog.

Sempre vai envolver horas de pessoas traduzindo marcas, escrevendo, criando peças de comunicação para chegar à audiência. Tudo tem custo e isso precisa ser contemplado.

Campanhas digitais de mídia e estratégias de conteúdo são essenciais para que realmente o digital seja usado com eficiência. Não adianta apenas lançar algo sem investir em como encontrar o público que realmente se interesse nesse mar de gente que já acessa a internet. Os benefícios de investir são: foco em público, leitura de dados dessas campanhas para aprendizados e oportunidade de conversar com as pessoas de fato.

Você poderia indicar algumas ferramentas básicas de auxílio para aumentar a força da marca?

Uma coisa que o mercado precisa entender é que não existe fórmula mágica ou receita de bolo para todos de forma padronizada. O mercado digital é novo e nesses anos aprendi que não dá para escolher canais, ferramentas e estratégias sem saber mesmo o que uma marca precisa, qual seu público. É como um médico receitar um remédio sem ter feito exames e ter entendido o perfil de uma pessoa.

Investir em redes sociais é fundamental para ter mais destaque no meio digital. Mas, como ter sucesso em diferentes mídias que são constituídas por diferentes públicos, com diferentes necessidades?

Cada canal tem particularidades de características e comportamentos. Perceba que muitas vezes um influenciador que faz muito sucesso no YouTube, por exemplo, não decola em Instagram. Isso acontece porque ele sabe produzir conteúdo mais para um canal do que para outro. Do mesmo jeito que o rádio é diferente da televisão.

O importante é entender realmente a pertinência para cada canal e, consequentemente, o público que frequenta aquele canal. Digo que mais vale um canal bem feito do que cinco largados. Ninguém tem a obrigação de ter uma presença forte em todos (e nem todo mundo tem o dinheiro suficiente). Estude, faça uma estratégia e escolha um para fazer bem feito: conteúdo relevante, resultados, público-alvo em potencial.

Neste ano, aconteceu a 4ª edição do Prêmio ABRADI Profissional Digital 2019. Como foi para você ser a vencedora do prêmio na categoria Planejamento Digital?

Eu não esperava, porque fui inscrita pela (empresária) Dani Simões. Quando saiu o shortlist, foi uma surpresa, já estava feliz por isso. Ganhar o prêmio me relembrou toda a minha carreira.

Recebi feedbacks carinhosos de clientes, alunos e pessoas com quem trabalhei nessa jornada. É gratificante, mas o que fico mais feliz é de ver o digital crescendo no mercado, de ter tido a oportunidade de ter começado cedo, enfim, essas coisas motivam a continuar.

Em maio, você promoverá o workshop de estratégia digital voltado a diferentes empreendedores, na Unibes Cultural. O que as pessoas podem esperar da iniciativa?

Estou muito feliz porque respeito e admiro muito o trabalho da Unibes Cultural. Participei com aulas de um workshop com o pessoal da Na.idade ano passado e fiquei apaixonada pela estrutura e pela proposta desse espaço incrível em São Paulo.

Minha aula é reflexiva. Eu passo conceitos de planejamento e estratégia no digital, falo de canais, conto casos reais e proponho exercícios práticos. Mas, pretendo ter bastante troca com empreendedores que sei que estão no dia a dia, sempre lidando com tantas coisas. Sou uma empreendedora também, então sei como é encantador e desafiador traçar estratégias.

Não tem receita de bolo, mas posso passar muito do que errei e aprendi nesses anos.