Carregando Eventos

« Todos Eventos

Data:
27 de agosto
Hora:
19:00 - 22:00
Período:
27 de agosto

Com palestra, Ubu Editora lança livro sobre mitologia maia na Unibes Cultural

27 de agosto | 19:00 - 22:00

Evento Navegação

Em 27 de agosto, terça-feira, a Ubu Editora lança na Unibes Cultural o livro Popol Vuh – a mitologia heroica dos Maias da Guatemala (R$ 99).

O evento é gratuito e acontece das 19h às 22h e contará com palestra de Eduardo Natalino, professor de história mesoamericana da Universidade de São Paulo (USP).

Sobre a obra

O Popol Vuh é o grande livro da mitologia Maia e, na edição da Ubu Editora, conta com notas e uma introdução da tradutora Josely Vianna Batista, poeta e tradutora do espanhol e do guarani.

O livro é resultado de um esforço de interpretação, por Batista, do original maia-quiché a partir do confronto entre sete traduções feitas diretamente dele para o espanhol e o inglês.

Além disso, a obra conta com notas que acompanham a versão do manuscrito de Ximénez, traduzida para o espanhol pelo erudito guatemalteco Adrián Recinos. Grande conhecedor das culturas mesoamericanas, Recinos traz, em sua introdução, informações detalhadas sobre o Popol Vuh e seu entorno histórico e cultural.

A obra contempla ainda um texto do arqueólogo Daniel Grecco Pacheco sobre o papel e a importância do livro.

Sobre o palestrante

Eduardo Natalino é formado em História pela USP, onde também realizou seu mestrado e doutorado. Foi pesquisador na Universidad Nacional Autónoma de México e na Stanford University.

Desde 2006, é professor doutor no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde leciona principalmente as disciplinas História da América Pré-hispânica e História da América Colonial e se dedica a pesquisas sobre as concepções de história e de cosmogonia dos povos mesoamericanos e andinos, de tempos pré-hispânicos e coloniais.

UNIBES CULTURAL

Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do metrô, na Linha 2-Verde) | Sumaré | São Paulo | Telefone: (11) 3065-4333

ESTACIONAMENTOS PRÓXIMOS
Rua Oscar Freire, 2.617
Rua Amália de Noronha, 127
Rua Galeno de Almeida, 148