Carregando Eventos

« Todos Eventos

Data:
7 de maio
Hora:
19:00 - 22:00

“Círculos de Mulheres”: venha ao lançamento de livro que desvenda as redes femininas de apoio mútuo

7 de maio | 19:00 - 22:00

Evento Navegação

Dos direitos da maternidade à conscientização sobre o termo feminicídio, muitas mulheres têm mobilizado grupos que se apoiam mutuamente para lutar por causas que consideram justas. As autoras Beatriz Del Picchia e Cristina Balieiro desvendam um pouco desse universo em formação no livro “Círculos de Mulheres – As Novas Irmandades”, que terá lançamento pela Editora Ágora no dia 7 de maio (terça-feira) a partir das 19h.

No dia do lançamento, haverá bate-papo com coquetel e sessão de autógrafos das autoras na sequência.

Essas comunidades ficaram mundialmente conhecidas a partir dos Estados Unidos e Europa, mas também têm força no Brasil.

Segundo as autoras, questões sociais, políticas e reivindicativas de direitos femininos; maternidade, parto, sexualidade; religiosidade e devoção; e empoderamento de mulheres negras e lésbicas são temas amplamente discutidos nesses círculos.

Para o livro, Beatriz e Cristina fizeram entrevistas com 13 pessoas de perfis diferentes, revelando histórias inspiradoras e desvendando um pouco da mágica desses ‘círculos’ e comunidades.

Além das autoras, o bate-papo terá presença das entrevistadas Ana Cecília Nasi, Dúnia la Luna, Jaqueline Conceição da Silva, Ma Devi Murti, Marisa Sanabria, Patrícia Pinna Bernardo, Patrícia Widmer e Soraya Mariane.

Perfis das autoras

Beatriz Del Picchia pesquisa, traduz, adapta, escreve e conta histórias de fadas ligadas ao feminino e explora simbologias e mitologias com o mesmo tema. É pós-graduada em Psicologia Analítica, arquiteta, especialista em comunicação visual e autora de contos e crônicas publicados em diversas antologias. Meditadora há mais de 20 anos, conduz práticas meditativas em grupos.

Cristina Balieiro é psicóloga, psicoterapeuta junguiana e coordenadora de círculos de mulheres. Dedica-se há anos ao estudo do feminino e da mitologia. Gerencia e ilustra a página Heroínas do Brasil no Facebook. É ilustradora de seus livros.

Juntas, Beatriz e Cristina escreveram “O feminino e o sagrado – Mulheres na jornada do herói” e “Mulheres na jornada do herói – Pequeno guia de viagem” (Ágora, 2010 e 2012). Também gerenciam o site Feminino Sagrado e coordenam mensalmente os círculos de mulheres “Encontros de Mitologia do Feminino” na Livraria Millenium, em São Paulo.

UNIBES CULTURAL
Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do metrô, na Linha 2-Verde) | Sumaré | São Paulo | Telefone: (11) 3065-4333

ESTACIONAMENTOS PRÓXIMOS
Rua Oscar Freire, 2.617
Rua Amália de Noronha, 127
Rua Galeno de Almeida, 148