Carregando Eventos

« Todos Eventos

Data:
5 de abril
Hora:
18:30 - 21:30

“Café & Conversa” discute formas de criar moradias mais inclusivas para idosos

5 de abril | 18:30 - 21:30

Evento Navegação

O que pessoas mais velhas precisam para ter um ambiente mais seguro em casa? Existem muitas soluções e discussões e, nesse sentido, o “Café & Conversa” vai apresentar modelos de moradias que atendam às necessidades dos idosos, encarando a acessibilidade como um processo de inclusão, participação social e direito à moradia.

O evento é realizado pelo Coletivo Envelhecer, que desde 2016 tem como fundamento o respeito aos Direitos Humanos e os Direitos Civis, Sociais e Políticos da Pessoa Idosa. O encontro acontece no dia 5 de abril (sexta-feira), a partir das 18h30, com entrada gratuita.

Palestrantes

Olga Luiza León de Quiroga
Chilena, cidadã paulistana há mais de 50 anos no Brasil. Coordena o GARMIC (Grupo de Articulação para a Conquista da Moradia do Idoso da Capital) e tem um rico histórico de participação social.

Olga trabalhou nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB), foi Conselheira da Criança e do Adolescente, atuou no Grande Conselho Municipal do Idoso e muitos outros espaços de participação. Militante, atua junto aos movimentos sociais, em especial os de moradia e em defesa dos direitos da pessoa idosa.

Francisco de Assis Comaru
Engenheiro civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia, mestre pela Escola Politécnica da Universidade São Paulo (USP) e doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Pós-doutor em parceria com a OMS-ONU, OIT-ONU e o University College de Londres. Professor na Universidade Federal do ABC.

Possui ampla experiência acadêmica e profissional de assessoria aos movimentos sociais, planejamento e gestão urbana e ambiental, além de políticas habitacionais. Atualmente, coordena o Laboratório de Justiça Territorial (LabJuta) e o núcleo do ABC do Observatório de Remoções.

Lílian A. Lubochinski
Arquiteta urbanista formada pelo Technion, onde iniciou os estudos de gerontologia. Introduziu o tema das soluções espaciais para o envelhecimento no Brasil durante o 8º Congresso Nacional de Geriatria e Gerontologia, em 1988.

Sua trajetória inclui o projeto do campus da ENFF do MST, passando por ações em albergues para pessoas em situação de rua e o desenho de novos assentamentos da reforma agrária, com participação ativa da comunidade e dos territórios implicados. Lilian é facilitadora certificada de Cohousing para Idosos por Charles Durret, da Cohousing Company e, desde 2014, dedica-se a consultorias e facilitação de grupos que desejam dar início a um cohousing.

UNIBES CULTURAL
Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do metrô, na Linha 2-Verde) | Sumaré | São Paulo | Telefone: (11) 3065-4333

ESTACIONAMENTOS PRÓXIMOS
Rua Oscar Freire, 2.617
Rua Amália de Noronha, 127
Rua Galeno de Almeida, 148