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Início:
8 de agosto | 18:00
Final:
10 de agosto | 19:00
Período:
de 8 a 10 de agosto

Com diálogos, exposição e experimentações, Homem Brasileiro chega à 4ª edição

8 de agosto | 18:00 - 10 de agosto | 19:00

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Diálogos. Exposição. Experimentações. Essas atividades agitam a 4ª edição do encontro Homem Brasileiro. Gratuito, o primeiro evento nacional sobre comportamento e mercado masculino acontece de 8 a 10 de agosto, de quarta a sexta-feira, na Unibes Cultural. A iniciativa, criada e dirigida pelo designer e doutor em Comunicação Mário Queiroz, reúne pesquisadores, empresários e jornalistas para debater os papéis do homem na sociedade – seja no trabalho, na família, nos relacionamentos amorosos, no consumo, na publicidade, entre outras áreas.

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Nelson Pinheiro (Universidade de Lisboa), Gary Barker (Promundo), Fábio Mariano Borges (ESPM), Renato Meireles (Instituto Locomotiva), Pedro Diniz (Folha de S. Paulo), Caito Maia (Chilli Beans) e o próprio Queiroz estão entre os palestrantes confirmados (veja a programação abaixo). Classificação: a partir de 18 anos.

HOMEM BRASILEIRO 2018 | PROGRAMAÇÃO

8 de agosto, quarta-feira

Abertura, às 18h
POR QUE FALAR DE MASCULINIDADES?
MÁRIO QUEIROZ – Idealizador e organizador do evento Homem Brasileiro. Designer, consultor e professor de Cultura e Criação de Moda. Participou das principais das semanas de moda nacionais e, com a marca que leva seu nome, do Salão do Prêt-à-Porter de Paris. Desenvolve pesquisa sobre comportamento e design masculino. Publicou a dissertação de mestrado “Herói Desmascarado”. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Diálogo 1, às 18h30
FAMÍLIA, PATERNIDADE E MASCULINIDADES
GARY BARKER – Cofundador do Instituto Promundo no Brasil e atual presidente e diretor executivo do Promundo-US. Cofundador da MenCare. Coordena a IMAGES (Pesquisa Internacional sobre Homens e Igualdade de Gênero). Foi indicado pela rede Apolitical como um dos 20 pessoas mais influentes em políticas de equidade de gênero no mundo. PhD em desenvolvimento de crianças e adolescentes pela Loyola University (EUA). Mestrado em Políticas Públicas pela Duke University (EUA).

JULIO CESAR DE OLIVEIRA BRAGA – Formado em Direito pela UERJ. Pós-graduado em Direito Privado (UFF), Direito Processual Civil e Tributário (UERJ). Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela UVA. Associado ao IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família). Membro do Fórum Permanente de Direito e Psicanálise da EMERJ e psicanalista Membro do Associado do Corpo Freudiano.

GISELA CASTRO – Pós-doutora em Sociologia, pela University of London. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É professora titular do Mestrado e do Doutorado em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM. Dirige o Comitê de Direitos Humanos da ESPM. Realiza pesquisas e publica artigos nas áreas de longevidade, subjetividades, comunicação e consumo.

Diálogo 2, às 19h30
QUEM É O HOMEM BRASILEIRO?
ENTREVISTA: RENATO MEIRELLES – Presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva. Foi fundador e presidente do Data Favela e do Data Popular, onde conduziu estudos sobre o comportamento do consumidor emergente brasileiro. Fez parte da comissão que estudou a Nova Classe Média Brasileira, na Secretaria de Assuntos Estratégicos, da Presidência da República. Autor dos livros “Guia para Enfrentar Situações Novas Sem Medo” e “Um País Chamado Favela”.

Diálogo 3, às 20h30
FUTURO DO HOMEM BRASILEIRO
NELSON PINHEIRO GOMES – Doutor em Cultura e Comunicação em Estudos de Tendências pela Universidade de Lisboa. Na instituição, atua como professor do Mestrado e Doutorado. Responsável científico pela plataforma internacional de investigação de tendências, a Trend Observer.

FABIO MARIANO BORGES – Doutor e mestre em Sociologia do Consumo (Ciências Sociais) pela PUC-SP. MBA em Marketing pela ESPM, Graduado em Propaganda pela mesma instituição. Cursou Ciências Sociais na USP. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM-SP.

ANDREA BISKER – Fundadora da Mindset. Trabalhou com o grupo WGSN e, hoje, atua na STYLUS.


9 de agosto, quinta-feira

Diálogo 4, às 17h
BELEZA DO HOMEM
CACÁ MALUF – As barbearias tornaram-se um fenômeno e, hoje, estão presentes em diversos formatos em todos os cantos do país. Além de receber os muitos adeptos da barba, algumas se tornaram centros de convivência e de novas
experimentações. É o caso da Casa Murdock que é também Hamburgueria, Charutaria e oferece um espaço para o “dia do noivo”.

IKE LEVY – Além de ser uma referência para os barbudos, este fotógrafo e colunista chama atenção por reunir características até então muito diferentes: motoqueiro, viajante e pai dedicado de duas crianças. Seus textos, fotos e posts misturam estes universos.

RENATA ABELIN – Ponte entre a internacional Drom casa de fragrâncias, perfumistas, marcas de perfumes e a mídia. O especialista vem proporcionando experiências olfativas surpreendentes.

DÊNIS PAGANI – Pesquisador de perfumes. Pelo o site “1 Nariz”, torna o universo mais dos perfumes próximo dos leigos. Também ministra cursos.

CLEBER BOZZI – Ingressou na perfumaria aos 13 anos como assistente de laboratório e, aos 19 anos, entrou para a escola de perfumaria. Sua maior inspiração é a natureza. Cleber já trabalhou nas maiores casas de fragrâncias do mundo e, hoje, integra ao time da drom fragrances, casa de fragrâncias alemã.

Diálogo 5, às 18h
DONOS DE CASA
MEDIADOR: GUILHERME AMOROZO – Editor da revista Casa Vogue (Condé Nast). Destaca-se pela cobertura do melhor da arquitetura e design de interiores nacional e internacional.

MARCELO ALVARENGA – Arquiteto mineiro, criador do escritório Play Arquitetura.

GUTO REQUENA – Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP, onde realizou o mestrado. Seu estúdio já recebeu diversos prêmios, palestrou e expôs em mais de 20 países. Entre 2012 e 2015, Guto foi colunista de design, arquitetura e urbanismo no jornal Folha de S. Paulo. Colabora com diversas revistas.

MICHEL SAFATLE – Arquiteto marcado pelo design contemporâneo com elementos da história da arquitetura. Michel tem seu escritório incrustrado em uma bela casa no bairro da Vila Nova Conceição. Uma das principais características do seu trabalho é a proximidade com seus clientes.

Diálogo 6, às 19h
MACROTENDÊNCIAS 2019 PARA MERCADOS MASCULINOS
Com NELSON PINHEIRO GOMES, da Universidade de Lisboa. O especialista apresenta quais os caminhos que as macrotendências apontam para novos comportamentos dos homens em relação ao mercado nos próximos anos.

Diálogo 7, às 20h
QUAIS HOMENS PARA A SOCIEDADE DE MULHERES EMPODERADAS?
Neste diálogo, mulheres debatem o que homens e mulheres esperam para uma nova sociedade marcada pela igualdade.

MARIA RITA ALONSO – Editora da revista L’Officiel Brasil e colunista de moda do jornal O Estado de São Paulo.

ANA RAIA – Coach de Vida e Carreira, é cocriadora do programa de expansão e desenvolvimento para mulheres You in Action. Escreve sobre comportamento, saúde e bem-estar.

PAULA MARTINS – Curadora de conteúdo de Moda e Estilo. Formada em Jornalismo em São Paulo e Estilismo pela Esmod Paris. Dedica-se à Moda desde 1996. É idealizadora do blog que leva o seu nome, colunista do site e apresentadora do canal virtual do grupo Iguatemi.

Diálogo 8 ,às 21h
CONSUMIDORES LGBT E NOVOS MERCADOS
ANNA CASTANHA – Sócia da Iden Consultoria de Marketing LGBT. É finalista do Prêmio Veja-se 2018, na categoria Diversidade. Formada em Publicidade e Propaganda, é graduanda em Sociologia e Política, na FESPSP. É pesquisadora. Ministra cursos e workshops. Presta consultoria em Marketing LGBT e Diversidade. Criou o curso “Marketing Fora do Armário”.

ANDRÉ FISCHER – Gerente no Brasil da Hornet Gay Social Networks. É um dos nomes mais importantes na construção da cultura GLBTI. É um dos fundadores do Festival Mix de Cinema.


10 de agosto, sexta-feira

Diálogo 9, às 15h
HOMENS, TATOOS, PIERCINGS E ÓCULOS
CAITO MAIA – Fundador e CEO da Chilli Beans. Com a primeira loja na Galeria Ouro Fino, a marca foi lançada em 1998. Atualmente, a empresa contabiliza mais de 800 pontos de venda no Brasil e no mundo. A Chilli Beans sempre apoiou a diversidade, e os seus colaboradores representam uma nova geração de estilo e força de trabalho.

Diálogo 10, às 16h
ESTILO E CONSUMO MASCULINO
LUCIO PEREIRA – Gerente de Marketing Direto e Desenvolvimento de novos negócios da Sony. Especialista em negócios no Mercado do Luxo.

RICARDO HIDA – Head of Creative Content na Promonde, agência de marketing especializada em turismo e gastronomia. Formado em Administração e pós-graduado em Comunicação. Foi diretor executivo de vendas na Air France-KLM, gerente de marketing na AccorHotels e diretor-adjunto do Escritório de Turismo da França no Brasil. Pelo Panrotas, foi eleito um dos dez mais criativos executivos no Turismo do Brasil.

GUTO CAPPIO – Fundador e CCO da Sunset Comunicação, agência de Marketing Digital, Data, BI e Performance, do Grupo ABC/Omnicom. Interação, análise de dados, construção de marca e posicionamento são o seu foco.

JARVES ROCKENBACH – Gerente Geral do Pullman São Paulo Ibirapuera desde outubro de 2017. Na ocasião, foi designado para reposicionar o hotel como uma referência de hotelaria upscale. Com mais de 20 anos de experiência na hotelaria de luxo, já passou por hotéis emblemáticos e de grande porte.

Diálogo 11, às 17h
QUAIS IMAGENS DE HOMENS QUE VENDEM?
TULIO CUSTÓDIO – Sociólogo, curador de conhecimento na Inesplorato e fundador do site Pitacodemia. Transita entre academia, mercado, jazz, hip hop e arrocha, Brasil e mundo.

IZA DEZON – Gerente da Peclers Paris no Brasil. Especialista em Análise de Tendências. Pós-Graduada em Gestão de Moda, Beleza e Design pelo IFM (Institute Français de La Mode).

SERGIO MATTOS – Principal nome das agências de modelos no Brasil. Booker desde 1988 e dono da 40 Graus Models.

Diálogo 12, às 18h
MODA DE HOMENS
PEDRO DINIZ – Recifense radicado em São Paulo. É colunista da Folha de S. Paulo. No jornal, é responsável pela cobertura de moda nacional e internacional, nos cadernos Ilustrada e Serafina.

ANDRÉ DO VAL – Jornalista de moda e consultor de estilo masculino. Formado em Publicidade e Propaganda. Participou do lançamento do primeiro site de moda brasileiro, o Chic, da consultora Gloria Kalil, em 2000.

MÁRIO QUEIROZ – Designer, professor e consultor de Moda. Doutor em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP.

UNIBES CULTURAL
Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do Metrô, na Linha 2-Verde) | Sumaré | São Paulo | Telefone: (11) 3065-4333

ESTACIONAMENTOS PRÓXIMOS
Rua Oscar Freire, 2.617
Rua Amália de Noronha, 127
Rua Galeno de Almeida, 148