Voando Alto – Perspective Hub

Parceria entre a Unibes Cultural e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai promover uma série de iniciativas educacionais com o objetivo de introduzir e estimular a leitura e o cinema documental, assim como promover entre os alunos das escolas da rede pública estadual a produção literária e cinematográfica.

O impacto desta parceria atinge toda rede pública de ensino do Estado de São Paulo, isto é, seis milhões de jovens estudantes, além de 400 mil professores.

Dia 25 de julho, às 16h, acontece a assinatura que formaliza a parceria e estabelece os eventos que fazem parte do programa chamado Perspective Hub.

Agosto


Cinema de Animação – Animação, Técnicas e Princípios
 

 

Apresentação: Através do estudo dos princípios da animação e da mecânica do movimento, o aluno irá compreender e experimentar como se desenvolve uma animação, realizando pequenos exercícios de animação em diversas técnicas.

 

Objetivos Gerais: Compreender os princípios básicos da animação e aplicação dos princípios em atividades práticas. Desenvolver habilidades e competências para criar pequenas animações com objetos, recortes, areia, luz e bonecos articulados. Desenvolver habilidades para a utilização de softwares disponíveis para tablets e celulares.

 

Público Alvo: Alunos do Ensino Médio - de 14 a 16 anos

 

Workshop Auto publicação


Apresentação: Buscar o aprimoramento de técnicas da escrita e apresentar todos os obstáculos, caminhos alternativos, estrutura e as práticas do mercado onde atua com ações voltadas para jovens no universo da literatura.

 

Objetivos Gerais: Aprender as estruturas e referências do conto. Os alunos deverão escrever seu próprio conto para ser editado e salvo como book virtual.


Público Alvo: Alunos do Ensino Médio - de 14 a 16 anos

 

Setembro

Curso de Trilha Sonora: Cinema e TV 


Apresentação: Curso fundamentado em análise de exemplos da produção audiovisual, cinematográfica / televisiva com objetivo de levantar as ferramentas e artifícios utilizados na elaboração da trilha sonora e na transmissão de sensações desses materiais. 

Objetivos Gerais: Identificar e estudar como aspectos sonoros e musicais colaboram na criação de uma obra audiovisual para cinema ou televisão.


Público Alvo: Alunos do Ensino Médio - de 14 a 16 anos

 

Projeto Curta Metragem: descubra seu bairro

 Apresentação: Consolidar um programa articulado de formação dos alunos no gênero de curta metragem e sua inserção no mundo do cinema, como produtor e espectador crítico. Criar uma ponte sistematizada entre profissionais de cinema no Brasil, indicados pela instituição parceira, e professores e alunos das escolas da rede publica de São Paulo.


Objetivos Gerais: Os alunos deverão pesquisar aspectos interessantes do bairro em que vivem e produzir um Documentário Curta Metragem com até 7 (sete) minutos de duração, em equipamento de celular, destacando pontos de interesse pré-definidos pelo grupo de participantes. Para isso, será elaborada indicação de bibliografia especializada e duas oficinas virtuais sobre curtas metragens e cinema.

 

A ação contará ainda, como desfecho, a realização de um Festival de Curtas Metragens que exibirá as produções selecionadas no teatro da Unibes Cultural dia 16/10, das 19h30 às 21h (aberta ao público). Obs. O lançamento e as inscrições deste concurso serão virtuais, dentro da intranet da secretaria do Estado de SP.  A votação dos 10 melhores curtas será on-line.

 

Público Alvo: Alunos do Ensino Médio - de 14 a 16 anos