Nunca Mais

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é observado em 27 de janeiro. Essa data marca a libertação do campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau pelas forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. Todos os anos ele é lembrado com a mensagem clara que devemos dar ao mundo: nunca mais!

1º de Outubro – Dia das Pessoas Idosas

O direito à moradia digna faz parte dos direitos sociais do cidadão, consolidados na Constituição Federal de 1988. Mas para além de ter um teto, é preciso ter qualidade de vida. No caso das pessoas idosas, é preciso ter acesso e garantia a uma rede de cuidados que passam por serviços públicos e a inclusão social. A abordagem do Cuidado Centrado na Pessoa Idosa (Icope) da OMS (2017) é guiada por quatro princípios. Leia o artigo completo para saber quais.

História Judaica II

Partindo da Idade Moderna e chegando aos tempos atuais, o Prof. Dr. Gabriel Steinberg se propõe a analisar o caminho histórico percorrido pelo povo judeu entre os séculos XVIII e XX.

Hebraico Bíblico

No curso de Hebraico Bíblico, ministrado pela Morá Graziella Fruma, a Unibes Cultural traz conteúdos que mostram a você a evolução do idioma ao longo de 5.000 anos de história e te preparam para ler e escrever em nível básico de Hebraico

Bom Retiro

1938 – 1953: Meretrício confinado no bairro e imigrantes à procura de um lugar seguro
Essa imersão tem como objetivo discutir a questão do bairro como polo de atração e da sua importância na adaptação desses imigrantes. Também os estigmas decorrentes em função do confinamento: antissemitismo e estigma.

Cultura Judaica

Ministrado pela Morá Cecília David, essa imersão engloba diversos assuntos, como história, costumes, tradições, festas, rituais e curiosidades sobre a cultura judaica.