Unibes Lab

A Unibes Cultural realiza no dia 16 de maio o evento de abertura do Programa Unibes Lab 2017, o programa da Unibes Cultural de empreendedorismo na economia criativa, voltado ao jovem universitário e recém-formado que, em parceria com o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) e Miriam Schuartz, apoia o jovem empreendedor, da ideia ao negócio consolidado. 

Na ocasião, será realizada uma roda de bate-papo com o tema “Velhos e Novos Paradigmas - o mercado de trabalho no século 21”, com a presença de Fernando A. Simões Filho, da Bemtevi Investimento Social, David Faiguenboim, CEO e fundador da SmartDrive, Thiago Vinicius, do Banco Comunitário União Sampaio, e de Rafaela Cappai, artista e empreendedora no Espaçonave, e com mediação de Sandra Boccia, diretora da marca Pequenas Empresas & Grandes Negócios. 

Apresentação de Case de Sucesso do Programa Unibes Lab – 2015: Denise Guilherme, do A Taba

Denise Guilherme, nosso case de sucesso, participou do programa Unibes Lab em 2015 é idealizadora e diretora da Taba.
A Taba é uma empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis. Nossa equipe é formada por um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

Com um conjunto de aulas, atividades e cursos, o Unibes Lab possibilita que os jovens transformem em negócio seus talentos e ideias, em consonância com as transformações que o mercado de trabalho vem passando e nos diferentes modelos de negócios que estão surgindo. A diminuição das contratações no regime CLT e a tendência de cada vez maior de querer empreender.  

A partir do evento de lançamento, os interessados poderão se inscrever em três programas complementares, que podem ser realizados em conjunto ou separadamente, de acordo com o momento de cada negócio: 

Carreiras Lab Workshop

Este encontro com a coach Miriam Schuartz proporciona aos participantes a oportunidade de refletir sobre trajetória profissional, competências, pontos fortes, valores e modo de se relacionar com os outros e com o mundo. Fornece também ferramentas para a tomada de decisões estratégicas de carreira baseadas em critérios coerentes e sustentados, além de criar uma visão clara do futuro de cada profissional, que integre experiências e competências aos valores e ao impacto social positivo que pode ser gerado a partir dessas decisões. Além de Miriam Schuartz, o evento conta com a participação da professora e psicóloga Oriana Monarca e do consultor de desenvolvimento pessoal Edmur Pimentel.

Clique aqui para saber mais e se inscreva a partir de 16/5. 

Empreendedorismo consciente

Parceria da Unibes Cultural e o Instituto Capitalismo Consciente Brasil para ajudar empreendedores a estruturarem seus negócios através de um propósito maior, gerando valor para sociedade e lucros como consequência de seu sucesso. As atividades irão ajudar a mapear e entender os stakeholders envolvidos, criando valor além da relação utilitária de pagamento por produtos e serviços, de forma a ajudar essas startups a se fortalecerem por meio de uma cultura forte e consciente, com valores claros para a perpetuidade do negócio e de seu impacto. A partir de uma ideia, os participantes poderão desenvolver os negócios até a fase de prototipação e testes, com o auxílio de uma equipe especializada no assunto. Ao final do programa, os participantes terão mais força em suas propostas de valor e melhores condições para buscar apoio financeiro ou de parcerias e gerar um impacto positivo na sociedade.

Clique aqui para saber mais e se inscreva a partir de 16/5. 

Empreendedor cultural

Neste programa, os jovens empreendedores são orientados por mentores especializados em startup, nas áreas de contabilidade, financeira, jurídica, marcas e patentes. Aprendem também a gerir o negócio como um todo, ganhando conhecimento, expertise e conselhos desses profissionais para garantir o crescimento da empresa. É voltado a startups, ou seja, empresas novas ou projetos novos, até mesmo embrionários ou ainda em fase de constituição, que contem com iniciativas promissoras, ligados à pesquisa, à investigação e ao desenvolvimento de ideias inovadoras.

Clique aqui para saber mais e se inscreva a partir de 16/5. 

 

Evento de abertura 

A abertura do programa, no dia 16 de maio, terça-feira, às 19h, reunirá alguns expoentes de diferentes segmentos numa roda de bate-papo interativa com o público. O objetivo é trazer para o público jovem (universitários e pós-universitários) uma reflexão sobre as transformações que o mercado de trabalho vem passando e nos diferentes modelos de negócios que estão surgindo. A diminuição das contratações no regime CLT e a tendência de cada vez mais querer empreender.  

Na ocasião serão abertas as inscrições para os programas Coaching Carreiras, Empreendedorismo Consciente e Empreendedor Cultural. As inscrições poderão ser realizadas ao final do evento ou posteriormente por este site da Unibes Cultural. 

 

MEDIADORA 

Sandra Boccia

Sandra Boccia, diretora da marca Pequenas Empresas & Grandes Negócios, fará uma apresentação do programa no contexto do mercado atual de forma interativa com os convidados e público.

 

CONVIDADOS 

Fernando A. Simões Filho - Bemtevi Investimento Social

Bacharel em direito pela UMC, Certificado em Ciências Holísticas e Economia para a Transição pela Schumacher College e com Certificação Internacional em Negócios Sociais pela ESPM e Yunus Social Business, atuou por 10 anos na JSL S.A., onde sempre acompanhou e participou do planejamento estratégico do grupo e atuou em diferentes setores da empresa, tanto operacionais como corporativos. É Diretor Executivo da rede de Concessionárias de todo o Grupo, nos últimos 3 anos. 

http://bemtevi.is/site/

 

David Faiguenboim - Desenvolvimento de Negócios

Com vasta experiência em tecnologia, finanças e desenvolvimento de negócios, David é o CEO e fundador da SmartDrive, distribuidora Traffilog no Brasil, anteriormente fez parte das empresas Accenture, K2 Investimentos e Strauss Group. 

 

Thiago Vinicius - Banco Comunitário União Sampaio

Thiago Vinicius trará sua experiência para ampliar o debate sobre sustentabilidade, autofinanciamento, apropriação dos meios do capital e sob essa perspectiva busca novas formas de organização social que não pautadas no capital, mas no desenvolvimento humano. 

http://bancocomunitariosampaio.blogspot.com.br/

 

Rafaela Cappai -  Espaçonave - Empreendedores Criativos

Atriz, bailarina, comunicadora e empreendedora criativa à frente da Espaçonave, é também mestre em Empreendedorismo Cultural e Criativo pela Goldsmith University of London. Atualmente se dedica à Espaçonave, está à frente de oficinas, processos de coaching e consultoria para pequenos profissionais e negócios criativos e tem os olhos bem abertos para teatro, dança, cinema, novos modelos de negócio, coworking, crowdfunding, negócios sociais, coletivos, redes e incubadoras.

https://www.espaconave.com.br/