Programa Perspective Hub

A Unibes Cultural se posiciona como polo da economia criativa na cidade de São Paulo e lança o programa Perspective Hub, com a proposta de criar reflexão sobre novas formas de se relacionar com a inovação em rede.

E quando falamos em inovação, queremos jogar luz ao processo criativo, transformador, que promove ruptura de paradigmas proporcionando um impacto positivo na qualidade de vida e no desenvolvimento humano. A inovação ligada a processos, a produtos, a modelo de negócio e a pessoas.

Perspective Hub proporciona uma perspectiva diferente para quem busca inovação. Hub é concentrar, fomentar, compartilhar, empreender, impactar. A Unibes Cultural como um hub concentrador, transmitindo e disseminando informação para muitos receptores ao mesmo tempo.

O programa está estruturado em três eixos:

- Formação

- Compartilhamento

- Fomento

No eixo Formação, serão oferecidos programas de cursos com diferentes temas ligados à inovação como o Portas Abertas, The School of Games, Voando Alto: Educação e Cultura (em parceria com a Secretária de Educação do Estado de São Paulo) e Ferramentas para aprender, do Instituo Amani. 

O eixo Compartilhamento está subdividido em:

- Dinâmica do Talento
Auxiliar o jovem a descobrir seu verdadeiro talento e como direcioná-lo ao mercado.

- Dinâmica da Ideia
Auxiliar e orientar o jovem empreendedor na estruturação e elaboração do Plano de Negócio de seu empreendimento.

- Dinâmica do Negócio
Prestar mentoria com a participação de profissionais das áreas contábil, finanças, jurídica, marcas e patentes, marketing e plano de negócios.

E, por fim, Fomento, que tem o objetivo de incentivar e descobrir novos talentos. Para isso a Unibes Cultural oferece um espaço exclusivo destinado a Coworking, além do Lounge Musical, o Pátio Design, palestras da ABRAGames.

PROGRAMAÇÃO

16/8: ABERTURA DO PROGRAMA PERSPECTIVE HUB

Debate: Como viver da sua arte? - Academia Draft

Os caminhos para viver do seu talento. O desafio de tornar o trabalho uma extensão autêntica de sua vida e uma expressão real das suas crenças e atitudes. Os atalhos e armadilhas para transformar seu sonho profissional numa realidade sustentável.

Três empreendedores que inventaram suas carreiras a partir daquilo que mais gostavam de fazer vão contar um pouco de suas histórias e trajetória.

Case Gastronomia – Jorge Gonzalez e seu sócio Marcio Silva, do Buzina Food Truck

Case Literatura – André Garcia do portal Estante Virtual

Case Música – Patrícia Palumbo da Rádio Vozes

Inscreva-se: Clique aqui.


FORMAÇÃO – NOVAS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS AOS JOVENS PARTICIPANTES

A partir de 3/8: Curso: Desenvolvimento de Videogames – ISGAME

No curso gratuito, que acontece todas as quintas, durante 10 meses, os alunos vão aprender as técnicas básicas para o desenvolvimento completo de um game 2D. A metodologia proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe, planejamento e concentração. O ensino para adultos com mais de 50 anos promove a sociabilização através das dinâmicas das aulas presenciais e a integração entre gerações. O aluno conclui habilitado para ser um monitor certificado.

Inscreva-se: Clique aqui.

Projeto Voando Alto – Educação e Cultura

Parceria entre a Unibes Cultural e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, firmada em 25/7/2017, vai promover uma série de iniciativas educacionais com o objetivo de introduzir e estimular a leitura e o cinema documental, assim como promover entre os alunos das escolas da rede pública estadual a produção literária e cinematográfica.

O impacto desta parceria atinge toda rede pública de ensino do Estado de São Paulo, isto é, seis milhões de jovens estudantes, além de 400 mil professores.

O projeto se consolida em duas ações:

- Projeto Curta Metragem

Descubra o seu bairro: os alunos deverão pesquisar aspectos interessantes do bairro em que vivem e produzir um documentário com até 7 minutos de duração usando o próprio celular. Ao final, A Unibes Cultural realizará um Festival de Curtas com as produções selecionadas e premiará os três melhores.

As etapas do concurso, lançamento, inscrições e votação serão virtuais, pela intranet da Prefeitura de São Paulo, o que trará maior visibilidade nacional aos envolvidos.

- Programa de Capacitação em Contraturno

Parceria permite que a Secretaria de Educação, por meio de sua rede, direcione os alunos para participar de cursos oferecidos pela Unibes Cultural com o intuito de apresentar a esses jovens, novas áreas de atuação.

Cinema de Animação – Animação, Técnicas e Princípios

O designer gráfico, músico e animador Silvano Olberga ajuda o jovem a empreender e experimentar como se desenvolve uma animação por meio do estudo dos princípios de animação e da mecânica do movimento. Com curadoria da diretora e produtora de cinema Christine Liu. Indicado para jovens de 14 a 16 anos.


Workshop Autopublicação – Monomito: Ateliê Literário

Busca o aprimoramento de técnicas da escrita e apresenta os obstáculos, caminhos alternativos, estrutura e práticas do mercado literário. O participante se desenvolve de forma autônoma, a partir da organização do conteúdo para avaliação técnica de escrita em uma carga horária de 16 horas distribuída em quatro encontros.

Professores: Adriana Chaves e Antônio Moraes

Autores: Cláudia Lemes, Bruno Godoi e Victor Bonini

Encontros: 7/8, 4/9, 9/10 e 6/11


Trilha Sonora: Cinema e TV

O aluno aprenderá a identificar e estudar os aspectos sonoros e musicais que colaboram para a criação de uma obra audiovisual, seja para cinema ou televisão. Com uma carga horária de 6 horas distribuída em quatro encontros.

Professor: Marcos Fava Cardoso Alves

Encontros: 05, 12, 19 e 26/9

Saiba mais


FOMENTO ABRE ESPAÇO PARA OS JOVENS EMPREENDEDORES DA ECONOMIA CRIATIVA

Coworking no prédio da Unibes Cultural - Atualmente com 6 startups incubadas de segunda a sexta, das 9h às 18h

10/8: Palestra - Coworking – Para Além do Espaço Compartilhado

Fundador da WorkinHub, plataforma de formação de redes e mobilidade no trabalho, Pedro Piovan, vai falar sobre a tendência global do coworking que está redesenhando o relacionamento do ser humano com o trabalho e redefinindo o modelo da cultura organizacional nas empresas tradicionais.

Inscreva-se: Clique aqui.


Lounge Musical
Espaço para música e músicos em parcerias com EMESP,  Movimento Violão, Partio e Programa Nascente USP

A produção artística é o que dá sentido às emoções, além de auxiliar no desenvolvimento de outras capacidades, como sensibilidade, percepção e reflexão, servindo também como forte instrumento socioeducativo.

Artistas consagrados e mais de 300 jovens músicos têm a oportunidade de apresentar, durante o ano, suas composições no lounge da Unibes Cultural, ao final da tarde, num clima de happy hour.

Programa Nascente USP - Criado em 1990, o programa tem o objetivo de mapear e estimular a produção cultural dos alunos da USP, revelando novos talentos artísticos por meio de concurso aberto aos alunos de graduação e de pós-graduação da universidade


Pátio Design
Sempre no segundo sábado do mês empreendedores das áreas de design, gastronomia, editoração, fotografia, HQ, artesanato, entre outros se reúnem em uma feira aberta para apresentar e conhecer o melhor da produção local com boa música, arte, workshops gratuitos e comidinhas dos melhores Food Trucks & Bikes da cidade.

Sob a curadoria de Hugo Sigaud, mais de 800 novos empreendedores já expuseram seus trabalhos.

Saiba mais.


Abragames
Associação traz atividades e simulações para os jovens que desejam entrar na área de áudio visual.

15/8: Games e realidade virtual: O futuro já começou!

Pedro Kayatt, da VRMonkey, vem a Unibes Cultural para falar sobre presente e futuro dos games.

Inscreva-se: Clique aqui.


18/08 e 19/08: Workshop Carreiras com a coach Miriam Schuartz 

Num mundo em constante transformação, o protagonismo nas escolhas e na condução da carreira é cada vez mais necessário. O workshop criará um espaço de reflexão e sensibilização para a importância do autoconhecimento e do planejamento da vida profissional, integrando aspectos essenciais de cada indivíduo, como saúde física e emocional, família, lazer, comunidade.
 
Datas:
 
18/08 - 1ª Sessão - 18h - 21h
 
19/08 - 2ª Sessão - 10h - 13h
 
Objetivos
 
Proporcionar a cada participante a oportunidade de refletir sobre sua trajetória, suas competências, pontos fortes, valores, e seu modo de se relacionar com os outros e com o mundo.
 
Fornecer ferramentas para a tomada de decisões estratégicas de carreira baseadas em critérios coerentes e sustentados.
 
Criar uma visão clara do futuro de cada profissional, que integre experiências e competências aos valores e ao impacto social positivo que pode ser gerado a partir dessas decisões.

Inscreva-se aqui

 

19/9: Tenho uma ideia genial e quero ganhar dinheiro com games. Os caminhos para o sucesso

Inscreva-se (Em breve)

Voa, Maria – Faça seu Negócio Voar

Site de economia e negócios dedicado a empreendedoras, o Voa, Maria tem como objetivo despertar a Maria de cada mulher, que tem fé na vida e é dona do próprio destino. Mais no site: http://www.voamaria.com.br/


Ciclo de Evento Digital com o Coletivo Amigo dos Editores Digitais – Casa de Livreiro

Debate: Os Micro Momentos e as Histórias Mobile

O universo digital transformou a maneira como consumimos e produzimos conteúdo. Qualquer um, em qualquer lugar do mundo, pode em poucos passos publicar um livro, transmitir um vídeo ou colocar sua música no ar. Ao mesmo tempo, os consumidores têm cada vez mais acesso a conteúdos, dos mais variados formatos e assuntos. Como podemos, nesse mundo de possibilidades, fazer as melhores escolhas de consumo e de produção?

8/8: Leitura Social - com Felipe Sali, embaixador do Wattpad no Brasil

Inscreva-se: Clique aqui. 

Programe-se 

12/9: A TV de 5 polegadas - com Eduardo Acquare

31/10: Trilha Sonora Móvel - com Alexandre Matias, do blog Trabalho Sujo

21/11: Postei, e agora? - Com Iberê Thenório, youtuber do Manual do Mundo

Inscreva-se (Em breve)


ProjectHub

Aquecendo a plataforma Perspective Hub (que liga jovens empreendedores a potenciais investidores – modelo elaborado em parceria entre Unibes Cultural e Project Hub http://www.projecthub.com.br/canal/unibescultural.