Unibes Cultural e Hype60+ promovem Lançamento do Programa Unibes Cultural Sênior

O envelhecimento populacional já é realidade no Brasil e no mundo. Se antes as pessoas se preparavam para viver até os 70 anos, hoje elas precisam pensar na longevidade, até os 85, 90 anos.

A Unibes Cultural nos seus 2 anos de vida sempre privilegiou o público sênior na sua programação cultural e prepara agora, em parceria com a Hype60+, um núcleo de inteligência de marketing especializado no público sênior, e outras empresas parceiras, o Programa Unibes Cultural Sênior com uma série de atividades para ajudar essa população a se reinventar numa nova e inédita etapa da vida, aproveitando o que a terceira idade tem de melhor.

A partir das diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) em relação ao envelhecimento ativo foram estabelecidos quatro eixos de trabalho:

• Autonomia - Capacidade funcional e material para o autodesenvolvimento em todas as esferas da vida, principalmente a profissional.

• Vida Ativa - Exercício da cidadania e participação plena nas questões sociais, econômicas, culturais e civis.

• Cidade Amigável - Espaços adaptados e acolhedores para o público 60+, além de atendimento qualificado e programação atraente e acessível.

• Saúde Preventiva - prática de esportes, atividades de conscientização e cultura de cuidado em todas as fases da vida.
Serão nove atividades exclusivas ao longo do ano de 2017 e 2018 com parceiros atuantes no tema longevidade, para incentivar um novo olhar sobre os desafios e oportunidades na maturidade moderna.


1/8
Abertura (esgotado)


Palestra: A invenção de uma bela velhice – com Mirian Goldenberg

Professora Titular do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Antropologia Social pelo Programa de PósGraduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Colunista do jornal Folha de S Paulo, desde 2010. Autora dos livros: “A bela velhice”, “Coroas”, “Corpo”, “Envelhecimento e felicidade”, “Velho é lindo!”, “A Outra”, “Toda mulher é meio Leila Diniz”, “A arte de pesquisar”, “Os novos desejos”, “Nu & Vestido”, “De perto ninguém é normal”, “Infiel: notas de uma antropóloga”, “O corpo como capital”, “Noites de Insônia: cartas de uma antropóloga a um jovem pesquisador”, “Por que homens e mulheres traem?”, “Intimidade”, “Tudo o que você não queria saber sobre sexo”, “Homem não chora. Mulher não ri”, “SeXo”, “Por que os homens preferem as mulheres mais velhas?”.


Palestra: Futuro dos negócios e tendências da longevidade – com Mariana Fonseca

Fundadora da Pipe.Social, vitrine de negócios de impacto no Brasil, e da Mariposa, empresa que conduz curadoria e produção de conteúdo sobre tendências, tecnologias e impacto. Fonseca é jornalista, com diploma em globalização, mídia e internacionalização pela universidade Panthèon Assas, em Paris, formações em futurismo e tecnologia pela Singularity University, na NASA, no Vale do Silício e pelo TIP, Hebrew University, em Israel. Ela também faz parte do board do Girls in Tech Brazil. Ajudou a criar e foi editora chefe do Porvir, projeto do instituto Inspirare que mapeia inovação em educação pelo mundo. Ela também é cofundadora de A Corrente do Bem no Brasil, parte do Pay It Forward Day internacional e cofundadora do Borderpass, startup que trabalha para otimizar o processo de imigração nos aeroportos da Ásia. Foi editora-assistente do Le Monde Diplomatique Brasil e trabalhou com engajamento cívico pela Webcitizen.


Painel: O crescente número de anfitriões 50+ no Brasil e no mundo - com Flávia Matos da Airbnb Brasil

Mestre em hospitalidade, profissional e entusiasta do turismo brasileiro há 20 anos, antes de ingressar na área de relações institucionais do Airbnb Flávia trabalhou em associações, redes hoteleiras e na promoção de destinos turísticos, tendo gerenciado três departamentos da EMBRATUR e atuado na gestão das relações institucionais para a realização do 9th Global Travel & Tourism Summit do WTTC* (Florianópolis, SC). É graduada em Hotelaria pelo SENAC-SP e especialista em Administração de Turismo e Hotelaria pela EAESP/FGV e em Relações Internacionais pela UnB.
(*World Travel & Tourism Council)


Painel: Saúde preventiva – com o geriatra Alexandre Leopold Busse, Marco Lopes, da Fisiofit Sênior e Miragaia Angelino, escritor e motociclista aventureiro

Alexandre Leopold Busse
Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ele é especialista em Gerontologia há 16 anos pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, atua especificamente com a promoção da saúde e longevidade. É médico do Serviço de Gerontologia do Hospital Sírio-Libanês desde 2008.

Marco Lopes
Fisioterapeuta e personal trainer, é especialista em saúde, envelhecimento e atividade física. Também é coach formado pela sociedade brasileira de Coaching e fundador do portal Fisiofit Sênior, que tem como missão promover o envelhecimento bem-sucedido e com qualidade de vida para a população acima de 60 anos. É autor de artigos sobre saúde e atividades físicas para o blog: www.eusemfronteiras.com.br.

Miragaia René Angelino

Miragaia é advogado pela OAB, mas exerce carreira como jornalista internacional. É conhecido por ter percorrido mais de 2 milhões de quilômetros em motocicleta, lombo de cavalo, corcovas de camelo e costados de elefante em 183 países. Aos 81 anos fez sua última aventura pelo continente africano. Autor dos livros “Minha Moto”, “Eu e a América, Yukon: A última fronteira” e “Pelos Caminhos dos Deuses”, já concedeu entrevista ao Jô Soares pela última publicação.


A partir de 3/8
IS Games - Curso de desenvolvimento de games para 50+

No curso, que acontece todas as quintas, durante 10 meses, os alunos vão aprender as técnicas básicas para o desenvolvimento completo de um game 2D. A metodologia proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe, planejamento e concentração. O ensino para adultos com mais de 50 anos promove a sociabilização através das dinâmicas das aulas presenciais e a integração entre gerações.
Saiba mais: Clique aqui.


9/8
Workshop Empoderamento das mídias sociais, o uso do LinkedIn

Como divulgar o seu trabalho nas mídias sociais? Tânia Gorodniuk vai dar todas as dicas sobre autoconhecimento, montagem de perfil e uso da foto. Organização de textos e resumos. Vocabulário correto e criatividade. Interação através das conexões, comunicação e divulgação. Preparação para a indústria 4.0. Equilíbrio emocional, redução de estresse, maior produtividade. Traçar metas, construir objetivos, realizar sonhos.

Saiba mais: Clique aqui


10-11-12/8
A Emergente Força da Senioridade – com LAB60+ 2017

É mais fácil entender a longevidade conhecendo pessoas que já trilham com sucesso esse caminho e que nos ensinam a viver nossos desafios, assumir nossas vontades e lutar por elas! O Lab 60+ propõe respostas positivas e inovadoras. O 4º Festival terá programação intensa com iniciativas, inovações e tendências sobre como podemos viver de forma propositiva, positiva e colaborativa, celebrando nossa diversidade.

 

14/08

Mutações da Idade Unibes - Banco24Horas

A Unibes Cultural, em parceria com o Banco24Horas, está desenvolvendo o projeto laboratório Mutações Da.Idade, que visa qualificar pessoas com mais de 50 anos, com o objetivo de capacitá-las para a reinserção no mercado de trabalho. A longevidade já é uma realidade. Viver mais e com qualidade pressupõe não só mais recursos financeiros, mas também a possibilidade de se sentir feliz e realizado o que, muitas vezes, significa voltar a trabalhar e sentir-se produtivo. Por meio de atividades e dinâmicas, o curso oferecerá ferramentas que viabilizam novas oportunidades na terceira idade e a perspectiva de uma maior satisfação e realização pessoal e social. Mutações da idade será um programa semanal gratuito, com carga horária de 32 horas. O curso é idealizado e ministrado por Flávia Aidar, da empresa Da.Idade. Saiba mais: Clique aqui.

 

16/8
Universidade USP
A Unibes Cultural estabelece parceria com a Universidade de São Paulo para um ciclo de palestras que abrangerá os mais diversos temas associados ao processo de envelhecimento. Sentimentos que envolvem o ser humano diante da velhice e das experiências vividas serão apresentados onde os conceitos da psicologia estarão presentes para orientar e apontar caminhos que facilitam as relações entre o idoso e a sociedade. Saiba mais: Clique aqui


11/9
12º Seminário de Envelhecimento da Terceira Idade - Fisesp

Capacitação para dirigentes, profissionais e voluntários. Durante o dia estão previstos dois painéis: “O que é se sentir um idoso hoje”, com a participação do médico geriatra do HC, Wilson Jacob, da advogada Perola Braga - Panorama Mundial do Envelhecimento do ponto de vista legal - e da assistente social Naira Dutra Lemos - possibilidade de morar no envelhecimento. Para o período da tarde estão previstos painel sobre moradia e outras atividades. Saiba mais: Clique aqui

 

26/9 a 1/10

Virada da Maturidade

Evento, que acontece pela terceira vez, tem como objetivo valorizar o protagonismo do idoso por meio de palestras e atividades, inspirando a mudança de sua rotina e a criação de novos hábitos para o bem envelhecer. Em sua terceira edição, será realizada de 26 de setembro a 1º de outubro, em vários pontos da cidade de São Paulo, como: universidades, centros culturais, estações do metrô, centros de apoio ao idoso, parques, academias e outros espaços públicos. Idealizada pelos psicólogos Fernanda Gouveia e Fernando Seacero, a Virada da Maturidade 2017 tem como expectativa atingir 17 mil pessoas.


Maturijobs - Oportunidade de trabalho para 50+
Cursos e palestras para pessoas maduras visando o desenvolvimento pessoal e profissional, englobando autoconhecimento, reciclagem e atualização tecnológica, preparação para voltar ou se manter no mercado de trabalho, empreendedorismo e networking.
(mais em breve)

Diálogo com o tempo
Expo abre 2018 (mais em breve)