Oficina Prática: O Ator e o Audiovisual

Oficina prática

O ator e o audiovisual - cinema, tv e internet

com Ivo Müller 

Ator e professor estuda o ofício do ator no cinema.

Integrou o Centro de Pesquisa Teatral, do diretor Antunes Filho e trabalha com regularidade com o Grupo Tapa. Nos EUA, estudou as técnicas dos professores: Susan Batson e Clark Middleton.

Foi premiado recentemente como Melhor Vilão pelo filme “O Diabo Mora Aqui” e indicado como melhor ator coadjuvante pelo mesmo filme no Festival FilmQuest, nos EUA.

Como ator de cinema, atuou em coproduções internacionais como: “Tabu” do diretor português Miguel Gomes (premiado no Festival de Berlim 2012) e “La Muerte de Marga Maier”, filme argentino de Camila Toker. Em cinema e televisão, trabalhou com: Hector Babenco, Felipe Hirsch, Michel Tikhomiroff, Chico Faganello, Marina Person, Andre Gevaerd, Dante Vescio e Rodrigo Gasparini, além de ter atuado em mais de 20 curtas-metragens. Coordena o Núcleo de Práticas com Atores na Escola de Cinema Inspiratorium desde 2014.

Público Alvo

Interessados em geral. 

Profissionais ou estudantes da área de comunicação.

Atores, diretores, roteiristas, escritores.

Sobre a oficina e metodologia 

O primeiro encontro irá abordar questões técnicas do trabalho do ator nos meios audiovisuais e questões relacionadas ao tema: Cinema x Televisão x Internet e também a relação com o Teatro.

Nos demais encontros, vamos partir para exercícios práticos com ênfase nos seguintes pontos: o olhar, a relação e o conflito.

Alguns exercícios serão gravados e servirão como material de estudo para preparação de cena. Abordaremos alguns passos e tópicos para o ensaio com um trabalho de técnica aliada à intuição, o que abre caminho para que os personagens sejam críveis, humanos e consigam contar suas histórias.

A dramaturgia para a preparação de cenas será a do cinema brasileiro. Nossa identidade, corporalidade e nossa língua.

Não é obrigatório fazer os exercícios práticos, ou seja, alunos que não sejam atores, se preferirem, podem assistir toda a oficina como ouvintes.

O trabalho será desenvolvido a partir de experiências do ator e professor, que é atuante no mercado profissional, em filmes, peças e séries de televisão e principalmente sua experiência como professor em cursos longos e oficinas.

O que levar?

caderno/diário para fazer anotações.

roupas leves e sapatos confortáveis.

Filmes sugeridos:

A Falecida, direção de Leon Hirszman, baseado na peça de Nelson Rodrigues.

Terra em Transe, direção Glauber Rocha

São Paulo S/A, de Luiz Sérgio Person

Não é necessário conhecimento prévio da filmografia dos diretores citados. As cenas serão escolhidas pelo professor, de acordo com os alunos inscritos.*

 

MANHÃ:

Datas: 28/08 e 11, 18 e 25/09 - Horário: 10h às 13h 

Inscreva-se

 

NOITE: 

Datas: 29/08 e 05, 12 e 19/09 - Horário: 19h às 22h

Inscreva-se

 

Valor: R$ 320,00 cada oficina.

 

 

 

Com Ivo Müller