Carregando Eventos

« Todos Eventos

Data:
7 de dezembro
Hora:
19:30 - 21:00
Período:
7 de dezembro
Preço:
Gratuito

Sessão do filme “Riobaldo e Diadorim”

7 de dezembro | 19:30 - 21:00

Gratuito

Evento Navegação

Na Fazenda Tamboril, o Grupo Miguilim conta a história do amor impossível entre dois guerreiros. As narrações trazem consigo os sons e as cores de “Grande Sertão: Veredas”, o romance de João Guimarães Rosa.

“Riobaldo e Diadorim” é uma narração de trechos da obra de Guimarães Rosa. Seis adolescentes (cinco meninas e um menino) vêm, um a um, diante da câmera, contar a história dos dois jagunços. Produção independente, realizada graças ao trabalho voluntário da equipe de filmagens e a doações de amigos da obra Roseana, que financiaram o processo de finalização, o filme é narrado pelo Grupo Miguilim, formado por adolescentes de Cordisburgo, cidade mineira onde nasceu Guimarães Rosa.

O Grupo Miguilim foi criado em 1997 por Calina Guimarães, prima de Guimarães Rosa, e, desde então, é  dirigido por Dôra Guimarães e Elisa Almeida. A partir de 2006, Anita Leandro, documentarista e professora de cinema da UFRJ, começou a registrar narrações do Grupo Miguilim. “Riobaldo e Diadorim” é o resultado desse longo trabalho coletivo em torno da obra de Guimarães Rosa.

Realização: Anita Leandro e Dôra Guimarães
Narração: Grupo Miguilim