Carregando Eventos

« Todos Eventos

Data:
24 de agosto
Hora:
00:00 - 23:59
Período:
24 de agosto

Unibes Cultural chega aos 3 anos; conheça 30 fatos interessantes sobre a casa

24 de agosto | 00:00 - 23:59

Evento Navegação

Aberta em 2015, a Unibes Cultural completa três anos nesta sexta-feira, 24 de agosto. Para festejar a data, conheça 30 fatos interessantes sobre o centro de cultura da Unibes.

*

1 – Para celebrar os seus cem anos, a Unibes abriu a Unibes Cultural em 2015. O espaço é um presente da instituição a São Paulo.

2 – Cinquenta e cinco colaboradores fazem a programação da Unibes Cultural pulsar freneticamente! Ao todo, são 1.200 postos de trabalho diretos e indiretos.

 

3 – Localizado ao lado da estação Sumaré do Metrô, o prédio da Unibes Cultural foi projetado pelo arquiteto Roberto Loeb. O espaço de 5 mil m² tem lounge, salas multiuso, biblioteca, teatro, auditório, pátio e o salão U-Cult 360º. Cozinha profissional, pé direito duplo e mezanino são os diferenciais do rooftop – projetado pelo arquiteto Felippe Crescenti. Ah… o lounge conta com ambientação de Marina Linhares, mobiliário de Fernando Jaegger e Wi-Fi gratuito!

 

LEIA TAMBÉM
Rosh Hashaná: comemore o Ano Novo Judaico com cartões da Unibes
Última edição do Bazar Unibes na Unibes Cultural oferece desconto de 50% em todos os itens

4 – Nestes três anos, a Unibes Cultural já foi a casa de mais de três mil atividades… e já recebeu mais de 500 mil pessoas!


5 –
Habemus BiblioTech! Aberta a toda a população, a biblioteca 100% inclusiva está equipada com OrCam MyEye, dispositivo portátil que fotografa, digitaliza e transforma textos e números em áudio. O projeto do espaço é do arquiteto José Ricardo Basiches. De terça-feira a domingo, das 10h às 19h. A entrada é livre e gratuita.

 

6 – É liiiiinnndddoooo deeeemais… A exposição “Frida e Eu”, que tratou das questões de superação de obstáculos, encantou mais de 40 mil pequenos visitantes, a “Diálogo no Escuro” retratou o mundo dos deficientes visuais… Hoje, a “Diálogo com o Tempo” reflete sobre as importantes questões do envelhecimento e da longevidade. Quatorze guias facilitadores, entre 70 e 90 anos, conduzem o público durante a experiência. De terça-feira a domingo, das 10h30 às 17h. Até 13 de outubro. Valor: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Às terças-feiras, a mostra oferece entrada gratuita para escolas, grupos e instituições – mais informações pelo e-mail grupos@unibescultural.org.br. Às sextas-feiras, o acesso é gratuito.

 

7 – Atividades nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Artes, Atualidades, Bem-estar, Comportamento, Cultura, Design, Educação, Economia Criativa, Empreendedorismo social, Filosofia, Gastronomia, Inovação, Moda, Sustentabilidade, Tecnologia, Turismo e Universo Digital estão no DNA da Unibes Cultural.

 

8 – Pluralidade é um dos pilares da casa. Por isso, a Unibes Cultural abraça todas as iniciativas que visem a Cultura, a Justiça, a Tolerância, a Diversidade, a Verdade e o Amor à Humanidade. Feminismo, Movimento Negro, questões de gênero, as portas das Unibes Cultural sempre estarão abertas para vocês!

 

 

9 – Os black são beautiful demais… A Rede Negras Empoderadas, a Marcha do Orgulho Crespo SP e mesa debate “Mona – A Primeira Mulher Negra com Deficiência a Atuar no Municipal”, com Mona Rikumbi, marcaram presença na Unibes Cultural. A inédita Bienal Afro aporta na casa em 2019!

 

10 – A Folha de São Paulo e O Estado de S. Paulo são parceiros de conteúdo da Unibes Cultural. A friendship entre o espaço de cultura e o jornal da família Frias acontece desde a abertura da casa. A FSP promove eventos com temas atuais, como energia limpa e mobilidade urbana. O relacionamento com o diário dos Mesquitas se iniciou neste ano, em 27 de fevereiro. A primeira edição do Fórum Estadão: A Reconstrução do Brasil recebeu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-ministro do STF Eros Grau, o professor de Direito Constitucional da FGV Direito (RJ) Joaquim Falcão e o ex-ministro da Justiça Nelson Jobim. O próximo encontro da iniciativa discute cuidados com a saúde e com a educação em 31 de agosto, às 9h.

11 – Sim, a Unibes Cultural adora um début. Por isso, já sediou as primeiras edições do Seminário FRUTO – Diálogos do Alimento, do Festival #AgoraÉQueSãoElas, da Brasil Eco Fashion Week, entre outros eventos superhypados.

 

12 – Ok, vamos abrir o jogo: a Unibes Cultural tem um love story com a Revista Pais&Filhos! Com a premissa “aqui, os pais aprendem com os filhos”, a casa abre sempre as portas para o Seminário Pais & Filhos.

 

13 – E houve shows disputadíssimos, como os do Quinteto Piazzola, maestro João Carlos Martins, Tita Parra e Mônica Salmaso em homenagem a Violeta Parra, Zeca Baleiro, Jai Uttal, João Suplicy, Walmir Borges e Chris Nolasco.

 

14 – O Nobel da Paz Muhammad Yunus participou de encontro sobre empreendedorismo e educação. Isso aconteceu, em 2016, logo no primeiro aninho de Unibes Cultural.

 

15 – Artistas, pensadores, escritores apresentadores, diretores de cinema, jornalistas e empresários, como Mariana Ximenes, Djamila Ribeiro, Elie Horn, Alex Atala, Negra Li, Jorge Paulo Lemann, Natalie Klein, Sandra Annenberg, Cao Hamburger, Mirian Goldenberg, Lilian Pacce, Marisa Orth, Alessandra Maestrini, Cacá Rosset, Ricardo Boechat, Heloísa Buarque de Hollanda, Alex Seibel, Lobão, Zeca Camargo, Didi Wagner, Serginho Groisman, Mona Dorf e Daniel Warren, já estiveram por aqui.

 

16 – Gilberto Gil e Ana de Oliveira lançaram o livro “Disposições Amoráveis” em dezembro de 2015, na Unibes Cultural.

 

17 – Os atores globais Antonio Fagundes e Fernanda Paes Leme visitaram a exposição “Diálogo no Escuro”. Babado… Eles são super simpáticos, viu? Não exigiram regalias nem nada do tipo.

 

18 – Monja Coen, Mário Sergio Cortella, Leandro Karnal, Peter Pál Pelbart, Luiz Felipe Pondé, Clóvis de Barros Filho, Nilton Bonder, Jorge Mautner, Augusto Cury, Jair Oliveira, Maria Rita, Bob Burnquist, Marcio Mussel, Shula Djmal, Sergio Lüdkte, os rabinos Michel Schlesinger e Ruben Sternschein… Esses e outros protagonistas da cidade já ministraram seus conhecimentos por aqui.

 

19 – Com cerca de 60 professores, o Núcleo de Educação já ofereceu mais de 100 cursos e formou mais de dois mil alunos!

 

20 – A Unibes Cultural sediou o Bazar Unibes durante dois anos. Com promoção de 50% em todos os itens, o tradicional espaço se despede da casa neste sábado (25/8). No entanto, o Bazar Unibes continuará funcionando nas cinco unidades localizadas pela cidade de São Paulo. O horário de funcionamento da última edição é das 13h às 19h. A entrada é livre e gratuita. Spoiler: Não fique triste, não… O Bazar Unibes voltará com uma nova roupagem.

 

21 – Os programas de Empreendedorismo CoLAbore, Unibes Lab e Perspective Hub são alguns dos rebentos da Unibes Cultural. Quintessa, Startup Farm, Aliança Empreendedora, Ashoka, Anjos do Brasil, Capitalismo Consciente, Sistema B Brasil, SITAWI – Finanças do Bem, MaturiJobs, Instituto Amani e Rede Mulher Empreendedora são os parceiros de conteúdo que turbinam essas iniciativas.

 

22 – Nestes três anos, o www.unibescultural.org.br teve mais de um 1,2 milhão de views!


23 –
Atualmente, a fan page da Unibes Cultural no Facebook [@UnibesCultural] conta com mais de 100 mil curtidas e o perfil oficial no Instagram [@UnibesCultural] tem mais de 18 mil seguidores. Mais de 15 milhões de pessoas foram impactadas pelas redes sociais da casa.

24 – A Unibes Cultural sonha e realiza junto com Feira na Rosenbaum, Tapas Week, Fundação Estudar, Fórum da Acessibilidade, Skate Week, Mulheres do Brasil, Homem Brasileiro, Startup Farm, Festival Fora da Casinha, Concurso Moda Inclusiva, Instituto Ayrton Senna, Alana, SD Travel, DOCSP, Cenpec, Videocamp, Cedoc, Wake – Festa Matinal, Simbiose Social Slam do Corpo – 1º slam de surdos e ouvintes do Brasil, entre outras iniciativas bem bonitas demais.

 

25 – Teve o momento “Mãe, tô na Globo!”. O Menos30 Fest 2017, de emissora carioca, aconteceu em 25 de novembro, na Unibes Cultural.

 

26 – Os hermanos e os gringos adoram a Unibes Cultural… Vale lembrar: Mediamorfosis – que volta em 4 de setembro (Argentina) –; Sustainable Brands (EUA); Schoool of Life (Inglaterra); mestre de Taekwondo Yun Cheol Lim (Coreia); exposição “Last Folio” (Eslováquia); Hanbit Chamber Orchestra (Coreia do Sul), New York Youth Symphony (EUA), Sistema B (EUA), Experimenta Portugal (Portugal), entre outros mais.

 

 

27 – A programação de férias escolares Kids que Arrebentam!, da Unibes Cultural, já turbinou os dias de descanso de mais de 10 mil crianças!

 

28 – A Unibes Cultural tem um fetiche louco por Viradas. Parte das programações da Sustentabilidade – até domingo (26/8) –, da Cultural, da Maturidade, da Saúde, da Zen e da Mobilidade acontecem na casa.

 

29 – Para que tudo isso acontecesse, a Unibes Cultural conta – e já contou – com mais de 40 patrocinadores. Atualmente, as joias da casa são:

PATROCÍNIO MASTER
Bradesco Seguros, Cateno, Cielo, Comexport, CSN, CTG Brasil, Itaú, Porto Seguro, Ultra

PATROCÍNIO
Abbott, Atlas, B3, Banco24Horas, Braskem, Cescon Barrieu, Drogasil, Instituto Samuel Klein, Instituto Vedacit, Movida, Suzano, Tecnisa, Verde Asset Management

APOIO
Arysta LifeScience, Banco Rendimento, Banco Daycoval, Banco Safra, BMI – Blue Management Institute, ISAPA, Machado Meyer, JSL, Samsung, Tegma, TG Inspira, White Martins

PARCEIROS DE MÍDIA
Editora Globo, Estadão, Falante Cultural, Folha de S. Paulo, Glamurama, Metrô, Pais&Filhos, Rádio Estadão, Rádio Transamérica, Eldorado FM 107, 3, Rádio Vozes, Razões para Acreditar

REALIZAÇÃO
Unibes, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura, Governo Federal


30 –
É o mais importante de tudo: a Unibes Cultural é tudo isso por causa de VOCÊ! Sinceramente, a casa agradece a sua presença, a sua confiança e a sua audiência digital. Sinta-se sempre bem-vindo! #UnibesCultural3! / Por Debora de Lucas/Unibes Cultural

 

*

UNIBES CULTURAL
Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do Metrô, na Linha 2-Verde) | Sumaré | São Paulo | Telefone: (11) 3065-4333

ESTACIONAMENTOS PRÓXIMOS
Rua Oscar Freire, 2.617
Rua Amália de Noronha, 127
Rua Galeno de Almeida, 148